IDEOLOGIA, TECNOLOGIA E CONTEMPORANEIDADE

23 de setembro de 2020, 10h00 - 12h00

Informações

Atualmente ouvimos a palavra ideologia ou ideológico o tempo todo, em todas as mídias. Mas será que sabemos o que o conceito de ideologia realmente significa?

Sabemos o quanto e como uma ideologia influencia as nossas escolhas e a nossa vida?

Foi buscando compreender essas questões que o GPEC – Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Processos Sociais (IFBA) – vem promovendo, de julho a outubro de 2020, um ciclo de estudos da obra “Ideologia: Uma Introdução”, de Terry Eagleton. Como parte do estudo da obra, convidamos toda a comunidade a participar do Webinário no dia 23 de setembro, às 10:00 h, com o Prof. Dr. Mauro Iasi (UFRJ), autor da obra Ideologia (Editora Boitempo). Para maiores informações sobre o estudo, podem entrar em contato pelo ifbagpec@gmail.com

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Mauro Luis Iasi

Saiba mais

Roberto da Cruz Melo

Saiba mais

Fabio Peixoto Bastos Baldaia

Credenciamento

O CREDENCIAMENTO SERÁ FEITO NO DIA DO EVENTO, DE FORMA ONLINE

Evento online

Link:

Data: 23/09/2020 às 10:00

GPEC - IFBA

Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Processos Sociais do Instituto Federal da Bahia, com as linhas Políticas Públicas, Educação e Processos Sociais e Cultura , Mídia e Processos Sociais.

Mauro Luis Iasi

Universidade Federal do Rio de Janeiro


PALESTRANTE: PROF.  Dr. MAURO IASI

Autor da obra “Política, Estado e Ideologia na Trama Conjuntural” (Editora Boitempo). Professor Associado I da ESS da UFRJ. Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado. Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas (NEPEM- ESS - UFRJ). Educador popular do NEP 13 de Maio. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociologica, Sociologia Política e Sociologia do Trabalho. Concentra sua atenção atualmente nos seguintes temas: ideologia, consciência de classe, classes sociais, processos políticos, partidos, educação popular e teoria do Estado.

Roberto da Cruz Melo

Instituto Federal da Bahia


MEDIADOR: PROF. DR. ROBERTO DA CRUZ MELO 

Líder do GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, CULTURA E PRÁTICAS SOCIAIS  (IFBA), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino superior, Educação Profissional, Formação de professores, Políticas Públicas e Territorialização

Fabio Peixoto Bastos Baldaia

Instituto Federal da Bahia


DEBATE E INTERVENÇÃO: PROF. Dr. FABIO BALDAIA

Possui Graduação em Ciências Sociais na UFBA (2008), Mestrado em História pelo PPGH-UFBA (2011) e Doutorado em Ciências Sociais pelo pelo PPGCS-UFBA (2018). Desenvolve pesquisas a respeito de festas populares, notadamente as de cunho cívico. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia. Possui experiência em ensino e em pesquisa nas áreas de Sociologia, História e Antropologia, com ênfase em Sociologia da Cultura e História Cultural. Atua principalmente nos seguintes temas: Cultura Popular, Representações, Experiências de Construção de Identidades, Formação da Sociedade Brasileira, bem como Teoria Social e da Cultura. Integra desde 2006 o Grupo de Pesquisa O Som do Lugar e o Mundo, desde 2018 o Grupo de Estudos e Pesquisas Ciência, Tecnologia e Sociedade e é um dos idealizadores do Grupos de Estudos Brasil Profundo, coletivo em atividade desde 2018 e que busca estudar os temas da brasilidade, do desenvolvimento nacional e da vida não-institucional sob um viés interdisciplinar.