O Seminários NEPECAB é um projeto de extensão aprovado pelo Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (PAREC) da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (PROEXT/UFAM), realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia – NEPECAB vinculado ao Departamento de Geografia, com objetivo de abrir espaço para discussões inter e transdisciplinares sobre os processos de urbanização correntes na Amazônia. Essa atividade é coordenada pelo professor Dr. Geraldo Alves de Souza, vice-líder e pesquisador do NEPECAB.
Convidamos todos a participarem da edição de junho/2019 com o tema"Climatologia e Sociedade: Contribuições Geográficas" abordando as questões climáticas e seus fenômenos geográficos, sua influência na vida urbana e como a geotecnologia pode ser aplicada como ferramenta nos estudos e pesquisas do clima:
Palestra: Geotecnologias e sensoriamento remoto do Clima - Apresentação de alguns conceitos utilizados na seleção e análise de dados de sensoriamento remoto para estudos do clima (resoluções espacial, temporal, espectral e radiométrica). Serão apresentados exemplos práticos de como selecionar, processar, visualizar e interpretar imagens e cartas climáticas voltados para o ensino e pesquisa geográfica.
Palestra: O clima como fenômeno geográfico: aportes teóricos e aplicações - Abordar as perspectivas teóricas e conceituais do clima como fenômeno geográfico, a gênese dos estudos climáticos na Geografia, os paradigmas e o desenvolvimento da investigação em diferentes linhas de pesquisa, exemplificando os temas por meio de pesquisas aplicadas.
O clima como fenômeno geográfico: aportes teóricos e aplicações Palestra · Profa. Natacha Cintia Regina Aleixo
Geotecnologias e sensoriamento remoto do Clima. Passeio · Prof. Rogério Ribeiro Marinho
O credenciamento será realizado no auditório, a partir das 16:45h. Emissão do Certificado mediante confirmação do credenciamento.
Universidade Federal do Amazonas, Av. Octávio Hamilton Botelho Mourão, setor Norte, Manaus - AM
Coroado , Manaus - AM
69080-900
Universidade Federal do Amazonas, Av. Octávio Hamilton Botelho Mourão, setor Norte, Manaus - AM
Coroado , Manaus - AM
69080-900
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (NEPECAB) vinculado ao Departamento de Geografia surgiu em 1995, como Grupo de Pesquisas e Estudos das Cidades na Amazônia Brasileira (GEPECAB), seis anos depois foi incluído no banco de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir 2006 foi ampliado para incluir outros pesquisadores tanto da Universidade Federal do Amazonas/UFAM quanto de outras Instituições de Ensino e Pesquisa Superior. O NEPECAB tem desenvolvido suas pesquisas em estudos sobre a rede urbana, processos de formação, expansão e transformações ocorridos nas cidades amazônicas.
Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista campus de Ourinhos (2008). Doutora em Geografia (doutorado direto) pela Universidade Estadual Paulista campus Presidente Prudente (2012) com período sanduíche na Universidade de Coimbra/Portugal. Tem experiência no ensino superior nos cursos de graduação em Geografia, Química e Biologia e pós-graduação em Geografia. Atualmente é docente na Universidade Federal do Amazonas e reúne atividades de pesquisa nas áreas de Climatologia, Geografia do clima, Bioclimatologia Humana, Geografia da saúde, Climatologia urbana, Climatologia da Amazônia, Cidades e saúde humana, Riscos e Vulnerabilidades.
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2011). Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Clima e Ambiente (INPA/UEA). Tem experiências nas áreas de Geografia Física, Sensoriamento Remoto e projetos de conservação ambiental. Principais interesses: hidroclimatologia, mudanças no uso e cobertura da terra, imagens de satélite e análise espacial.