SEMUCE - Seminário Nacional sobre Música, Cultura e Educação

SEMUCE - Seminário Nacional sobre Música, Cultura e Educação

Faça sua inscrição
De 19 a 21 de setembro Todos os dias das 09h00 às 20h00

Sobre o Evento

A Universidade Federal do Maranhão, em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), convida todos a participarem do “Seminário Nacional sobre Música, Cultura e Educação" (SEMUCE). O SEMUCE tem como objetivo promover o encontro de pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas de conhecimento para debater os temas estruturantes do evento: Música, Cultura e Educação. Por outro lado, o SEMUCE busca possibilitar também a discussão, o intercâmbio e a elaboração de estratégias múltiplas para a efetiva inclusão da Música na Educação Básica.

____________________________________________________________________________________________________________________

A programação do evento (conferências, fóruns de debates, minicursos, lançamento de livros, apresentações de trabalhos, apresentações artísticas, etc.) já se encontra disponível no site (a programação pode sofrer alterações sem aviso prévio).

____________________________________________________________________________________________________________________

As inscrições para o evento e para as atividades (minicursos) já estão disponíveis. O valor da inscrição varia de acordo com a proximidade do evento e com a categoria. O valor das atividades (minicursos) é fixo. Confira os valores nos lotes de inscrição.

A inscrição no evento possibilita à participação nas conferências, nos fóruns de debates, na sessão de lançamento de livros e nas apresentações musicais. Além disso, dá direito ao envio e apresentação de trabalhos, ao kit congressista, ao(s) certificado(s), e aos anais digitais. A inscrição nas atividades (minicursos) é opcional e feita separadamente. As Instruções para Inscrição no evento podem ser vizualisadas AQUI.

____________________________________________________________________________________________________________________

***Participantes estrangeiros devem entrar em contato diretamente com a organização do evento através do e-mail semuce2018@gmail.com para realizar sua inscrição.

***Participantes extranjeros deberán contactar la organización a través del correo semuce2018@gmail.com para efectivar su inscripción.

***Foreign participants must contact the organization via e-mail (semuce2018@gmail.com) to register.

____________________________________________________________________________________________________________________

Esperamos que esse evento possa contribuir para o avanço da área da Música a partir da exposição de resultados de pesquisas e pelo debate de temas relevantes para a área.

Palestrantes

  • Oswaldo Lorenzo Quiles
  • Beatriz Ilari
  • Susan Helfter
  • Lucía Herrera Torres

Programação

Repensando o desenvolvimento musical infantil: Lições aprendidas em uma pesquisa longitudinal

A educação musical tem entre seus principais objetivos fomentar, em crianças e jovens, o desenvolvimento de habilidades musicais especificas à música (ou músicas) de um determinado grupo cultural. Porém, o desenvolvimento de habilidades musicais não ocorre de maneira isolada, estando diretamente ligado ao desenvolvimento de habilidades extra-musicais, de ordem cognitiva, motora, e social. Nesta palestra, apresentarei alguns dados oriundos de uma pesquisa longitudinal realizada no sul da Califórnia, onde pudemos acompanhar crianças de 6 a 7 anos de idade por 5 anos, desde seu ingresso em programas de educação musical e esportes. Após introduzir a justificativa, objetivos gerais do estudo e metodologia, apresentarei alguns achados da pesquisa em relação ao desenvolvimento do cérebro e das capacidades cognitivas das crianças, a fim de contextualizar dois estudos de ordem musical. O primeiro estudo teve como foco o desenvolvimento do canto e da improvisação vocal. O segundo estudo centrou-se na sincronização rítmica e nos comportamentos pró-sociais das crianças. Os resultados de ambos estudos ressaltam o papel da cultura no desenvolvimento musical das crianças, isto é, o papel dos valores contidos no programa de educação musical do qual as crianças faziam parte e dos valores compartilhados pelo grupo cultural ao qual as crianças pertenciam. Implicações para a educação musical serão apresentadas ao final da palestra.

Às10h45 - Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas da UFMA

Música e Educação: experiências e perspectivas futuras

A definir

Às14h00 - Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas da UFMA
09h00 Música, Educação e Neurociências Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Dra. Luciane Cuervo - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ementa: Minicurso sobre a musicalidade humana em sua articulação entre biologia e cultura. Partindo da discussão sobre os mitos acerca da mente musical, aborda os benefícios da música para o cérebro. Contempla, de modo introdutório, conceitos básicos da neuroeducação aplicada à educação musical, como plasticidade neuronal, memória e aprendizagem e contribuições das neurociências na pedagogia da performance.

Pré-requisito: Nenhum


09h00 Música, Educação Especial e Inclusiva Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Dra. Brasilena Gottschall Pinto Trindade - Universidade Federal do Maranhão

Ementa: Este minicurso representa um conjunto de saberes referentes ao processo de ensino-aprendizagem da música aos educandos que apresentam algum tipo de necessidade educacional específica, a ser desenvolvido em variados espaços de ensino – especial ou inclusivo. Para tanto, será realizada uma retrospectiva histórica das pessoas com necessidades especiais, encaminhando para a apresentação e discussão sobre Leis nacionais e internacionais de apoio à educação e ao ensino de música. Serão provocadas reflexões sobre educação especial e inclusiva, o ensino de música no contexto escolar e social, e musicoterapia, abordando conceitos e fundamentos básicos sobre as disciplinas de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais. Finalmente, serão discutidos temas como Abordagem Musical CLATEC, tecnologia assistiva, adaptações curriculares, equipamentos e recursos materiais.

Pré-requisito: Nenhum

09h00 - Beatriz Ilari Música, Infância e Cultura Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Dra. Beatriz Ilari - University of Southern California (Estados Unidos)

Ementa: O objetivo deste mini-curso é discutir a música na infância e suas relações com a cultura na contemporaneidade. De ordem multidisciplinar, no primeiro dia, abordaremos questões relativas ao desenvolvimento musical na música e através dela, tendo por base estudos recentes da psicologia da música, educação infantil e neurociências. No segundo dia, a discussão estará centrada na pluralidade das experiências musicais na infância, na cultura da infância na contemporaneidade, e suas relações com o desenvolvimento humano. Atividades práticas serão vivenciadas ao longo do curso.

Pré-requisito: Nenhum

09h00 - Lucía Herrera Torres Investigación Cuantitativa en Ciencias Sociales Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Dra. Lucía Herrera Torres - Universidad de Granada (Espanha)

Ementa: La investigación actual se caracteriza por la pluralidad metodológica derivada del método científico así como por la combinación de métodos de investigación cuantitativos y cualitativos. En el presente taller se analizan los principales métodos, técnicas y diseños de investigación cuantitativa que pueden emplearse en la investigación desarrollada en el ámbito de las Ciencias Sociales, en general, y de la investigación educativa, psicológica y musical, en particular.

Pré-requisito: Minicurso ministrado em espanhol (sem tradução)

09h00 - Oswaldo Lorenzo Quiles Español como lengua extranjera mediante actividades musicales Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Dr. Oswaldo Lorenzo Quiles - Universidad de Granada

Ementa: El taller ofrece una introducción teórico-prácticaa acerca de las relaciones entre música y lenguaje para, posteriormente, abordar el uso de actividades musicales de tipo lúdico en el aula de educación primaria, con el fin de promover un aprendizaje dinámico y estimulante de la lengua española para extranjeros.

Pré-requisito: Minicurso ministrado em espanhol (sem tradução)

09h00 Producción Sonora Artística Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Daniel Herrera Torres

Ementa: El objetivo de este taller es acercar los aspectos técnicos y artísticos necesarios para la creación de obras sonoras. Tradicionalmente ha habido una clara distinción entre la parte artística, asignada a los músicos, y la técnica, a cargo de ingenieros. La figura del Productor Musical se encuentra a medio camino entre ambas profesiones. Por eso conocer este oficio y el proceso de producción musical nos puede ayudar a formar mejores músicos en un mundo laboral que exige trabajadores flexibles y polifacéticos.Durante el taller se ahondará en las diversas técnicas de grabación y mezcla, así como en los flujos de trabajo técnicos y artísticos necesarios para llevar a cabo una producción sonora sin necesidad de ser un ingeniero experimentado.

?Pré-requisito: Minicurso ministrado em espanhol (sem tradução)

09h00 A rítmica do Bumba-meu-boi do Maranhão Minicurso
Local: A definir

Professores: Ma. Gabriela Flor, Ma. Ana Déborah Barros e Ricardo Sandoval

Ementa: O minicurso tem por objetivo promover metodologias de ensino musical voltadas para a cultura popular maranhense no contexto da educação formal. Em uma visão geral, o participante conhecerá os principais instrumentos, os ritmos diversificados e os conceitos gerais dos cinco sotaques do bumba meu boi maranhense: Matraca, Orquestra, Zabumba, Costa de mão e Baixada. O minicurso espera ser o pontapé para fomentar trabalhos de cultura popular na escola, bem como incentivar a formação de professores nessa temática e, assim, preservar a história do bumba meu boi do Maranhão.

Pré-requisito: Nenhum

09h00 - Susan Helfter Measuring Impact of Community Engagement in Music Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Dra. Susan Helfter - University of Southern California (Estados Unidos)

Ementa: Discussão geral sobre conceitos que alicerçam as pesquisas atuais sobre envolvimento comunitário e Música. Visão sobre diferentes modelos/propostas que mensuram o envolvimento da comunidade com a Música, como o programa de Criação de Espaços Criativos (Creative Placemaking), da National Endowment for the Arts (NEA - Estados Unidos).

Pré-requisitos: Minicurso ministrado em inglês (com tradução)

09h00 Danças populares maranhenses Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Idelfonso Loyola (Escola de Dança Corpo & Alma / Cia. Encantar) e Ma. Ana Déborah Barros (SEDUC-MA)

Ementa: Vivência e aprendizado sistematizado dos movimentos coreográficos dos principais personagens dos cinco sotaques que compõem o Bumba-meu-boi do Maranhão. Reflexão e experimentação sobre a inserção dessa dança no contexto da educação básica atual, especialmente nos campos da Pedagogia, Educação Física e Arte.

Pré-requisito: Nenhum

Educación musical y desarrollo psicológico

Na conferência será abordado, em primeiro lugar, as funções da música no ser humano. Em segundo lugar, será tratado sobre sua contribuição a diferentes âmbitos do desenvolvimento desde uma perspectiva psicológica (cognitiva, emocional, comportamental, etc.). Por último, serão especificados os principais resultados derivados da pesquisa científica que apontam para os benefícios da educação musical no desenvolvimento de habilidades não musicais na infância.

Às10h45 - Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas da UFMA

Caminhos e Formação de Professores de Música Através de Experiências Práticas de Extensão nas Comunidades

Os Thornton Community Engagement Programs (ou TCEPs como são conhecidos), são uma parceria entre a Universidade do Sul da Califórnia e a comunidade local, com a missão de dar suporte e fortalecer programas de música existentes nas 15 escolas e na comunidade ao redor do campus universitário. Através dos TCEPs, a cada ano, mais de 9000 estudantes e suas famílias participam de programas de ensino de música de qualidade e performances musicais lideradas por 80 estudantes universitários da área de performance da Thornton School of Music. Todas as atividades têm baixo ou nenhum custo para os alunos e famílias. Nesta palestra, apresentarei o modelo geral deste programa de extensão universitária, juntamente com os caminhos que os estudantes de música podem traçar rumo a docência.

Às16h45 - Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas da UFMA
09h00 Música, Educação e Neurociências Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Dra. Luciane Cuervo - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ementa: Minicurso sobre a musicalidade humana em sua articulação entre biologia e cultura. Partindo da discussão sobre os mitos acerca da mente musical, aborda os benefícios da música para o cérebro. Contempla, de modo introdutório, conceitos básicos da neuroeducação aplicada à educação musical, como plasticidade neuronal, memória e aprendizagem e contribuições das neurociências na pedagogia da performance.

Pré-requisito: Nenhum


09h00 Música, Educação Especial e Inclusiva Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Dra. Brasilena Gottschall Pinto Trindade - Universidade Federal do Maranhão

Ementa: Este minicurso representa um conjunto de saberes referentes ao processo de ensino-aprendizagem da música aos educandos que apresentam algum tipo de necessidade educacional específica, a ser desenvolvido em variados espaços de ensino – especial ou inclusivo. Para tanto, será realizada uma retrospectiva histórica das pessoas com necessidades especiais, encaminhando para a apresentação e discussão sobre Leis nacionais e internacionais de apoio à educação e ao ensino de música. Serão provocadas reflexões sobre educação especial e inclusiva, o ensino de música no contexto escolar e social, e musicoterapia, abordando conceitos e fundamentos básicos sobre as disciplinas de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais. Finalmente, serão discutidos temas como Abordagem Musical CLATEC, tecnologia assistiva, adaptações curriculares, equipamentos e recursos materiais.

Pré-requisito: Nenhum

09h00 - Beatriz Ilari Música, Infância e Cultura Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Dra. Beatriz Ilari - University of Southern California (Estados Unidos)

Ementa: O objetivo deste mini-curso é discutir a música na infância e suas relações com a cultura na contemporaneidade. De ordem multidisciplinar, no primeiro dia, abordaremos questões relativas ao desenvolvimento musical na música e através dela, tendo por base estudos recentes da psicologia da música, educação infantil e neurociências. No segundo dia, a discussão estará centrada na pluralidade das experiências musicais na infância, na cultura da infância na contemporaneidade, e suas relações com o desenvolvimento humano. Atividades práticas serão vivenciadas ao longo do curso.

Pré-requisito: Nenhum

09h00 - Lucía Herrera Torres Investigación Cuantitativa en Ciencias Sociales Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Dra. Lucía Herrera Torres - Universidad de Granada (Espanha)

Ementa: La investigación actual se caracteriza por la pluralidad metodológica derivada del método científico así como por la combinación de métodos de investigación cuantitativos y cualitativos. En el presente taller se analizan los principales métodos, técnicas y diseños de investigación cuantitativa que pueden emplearse en la investigación desarrollada en el ámbito de las Ciencias Sociales, en general, y de la investigación educativa, psicológica y musical, en particular.

Pré-requisito: Minicurso ministrado em espanhol (sem tradução)

09h00 - Oswaldo Lorenzo Quiles Español como lengua extranjera mediante actividades musicales Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Dr. Oswaldo Lorenzo Quiles - Universidad de Granada

Ementa: El taller ofrece una introducción teórico-prácticaa acerca de las relaciones entre música y lenguaje para, posteriormente, abordar el uso de actividades musicales de tipo lúdico en el aula de educación primaria, con el fin de promover un aprendizaje dinámico y estimulante de la lengua española para extranjeros.

Pré-requisito: Minicurso ministrado em espanhol (sem tradução)

09h00 Producción Sonora Artística Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Daniel Herrera Torres

Ementa: El objetivo de este taller es acercar los aspectos técnicos y artísticos necesarios para la creación de obras sonoras. Tradicionalmente ha habido una clara distinción entre la parte artística, asignada a los músicos, y la técnica, a cargo de ingenieros. La figura del Productor Musical se encuentra a medio camino entre ambas profesiones. Por eso conocer este oficio y el proceso de producción musical nos puede ayudar a formar mejores músicos en un mundo laboral que exige trabajadores flexibles y polifacéticos.Durante el taller se ahondará en las diversas técnicas de grabación y mezcla, así como en los flujos de trabajo técnicos y artísticos necesarios para llevar a cabo una producción sonora sin necesidad de ser un ingeniero experimentado.

?Pré-requisito: Minicurso ministrado em espanhol (sem tradução)

09h00 A rítmica do Bumba-meu-boi do Maranhão Minicurso
Local: A definir

Professores: Ma. Gabriela Flor, Ma. Ana Déborah Barros e Ricardo Sandoval

Ementa: O minicurso tem por objetivo promover metodologias de ensino musical voltadas para a cultura popular maranhense no contexto da educação formal. Em uma visão geral, o participante conhecerá os principais instrumentos, os ritmos diversificados e os conceitos gerais dos cinco sotaques do bumba meu boi maranhense: Matraca, Orquestra, Zabumba, Costa de mão e Baixada. O minicurso espera ser o pontapé para fomentar trabalhos de cultura popular na escola, bem como incentivar a formação de professores nessa temática e, assim, preservar a história do bumba meu boi do Maranhão.

Pré-requisito: Nenhum

09h00 - Susan Helfter Measuring Impact of Community Engagement in Music Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Dra. Susan Helfter - University of Southern California (Estados Unidos)

Ementa: Discussão geral sobre conceitos que alicerçam as pesquisas atuais sobre envolvimento comunitário e Música. Visão sobre diferentes modelos/propostas que mensuram o envolvimento da comunidade com a Música, como o programa de Criação de Espaços Criativos (Creative Placemaking), da National Endowment for the Arts (NEA - Estados Unidos).

Pré-requisitos: Minicurso ministrado em inglês (com tradução)

09h00 Danças populares maranhenses Minicurso
Local: A definir

Professor(a): Idelfonso Loyola (Escola de Dança Corpo & Alma / Cia. Encantar) e Ma. Ana Déborah Barros (SEDUC-MA)

Ementa: Vivência e aprendizado sistematizado dos movimentos coreográficos dos principais personagens dos cinco sotaques que compõem o Bumba-meu-boi do Maranhão. Reflexão e experimentação sobre a inserção dessa dança no contexto da educação básica atual, especialmente nos campos da Pedagogia, Educação Física e Arte.

Pré-requisito: Nenhum

18h00 Arrasta-Pé com o Sonora Bid Apresentação Artística
Local: Ágora do Centro de Ciências Humanas da UFMA

Show de Forró

Música e Cultura: experiências e políticas culturais

A definir

Às10h45 - Auditório José de Ribamar Chaves Caldeira (Centro de Ciências Humanas - UFMA)

Interdisciplinaridade e Música: experiências sob a ótica de diferentes áreas de conhecimento

A definir

Às10h45 - Auditório Mário Meirelles (Centro de Ciências Humanas - UFMA)

Música, cultura y educación. Relaciones interdisciplinares en un mundo global

Falar na atualidade da relação que existe entre música, cultura e educação necessita da participação de vários eixos teóricos comuns. Assim, nos dias de hoje só é possível entender os vínculos existentes entre esses três conceitos se levamos em conta que as sociedades humanas estão fortemente influenciadas por vetores como os meios de comunicação de massa, a internacionalização do conhecimento geral e o capital cultural compartilhado. Em torno a tudo isso, a ideia de uma educação universal para todos os cidadão deveria integrar a educação musical como veículo de aproximação tanto às culturas locais como às manifestações culturais de outros povos.

Às16h45 - Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas da UFMA

Carregando área de inscrição

Local

Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão, 65080-805, Avenida dos Portugueses, Vila Bacanga , São Luís, Maranhão
Ver no mapa

Realização

Apoio

Organizador

GEPACE - Grupo de Estudos e Pesquisa Arte, Cultura e Educação

IMPORTANTE: Só será permitida a participação em 1 (um) único minicurso. Para participar do minicurso, é obrigatório estar inscrito no evento.