A Semana de Estudos de Obras Literárias de Mulheres consiste em seis palestras sobre obras literárias produzidas pelas autoras Clarice Lispector, Emília Freitas, Gilka Machado, Henriqueta Lisboa, Jarid Arraes e Taiye Selasi.
O evento surge a partir da ideia de promover a leitura e analisar diversas temáticas da literatura produzida por mulheres. O públlico-alvo são os alunos de Letras do IFCE Campus Tauá e os demais interessados em discutir o assunto.
Objetivos:
Propiciar a experiência da leitura e interpretação de obras literárias produzidas por mulheres.
Promover debates sobre obras e autoras apresentadas.
Impulsionar o gosto pela leitura e análise literária.
Os encontros acontecerão de 05 a 07 de agosto de 2020, por meio da plataforma Meet, de 19h às 21h. Cada reunião será composta por duas palestras e pelas discussões em torno das temáticas abordadas.
OBSERVAÇÕES
1. Os participantes receberão certificado de participação de 10 horas. Para tanto, deverão estar presentes (on-line) em todas as palestras.
2. Não será permitido gravar as palestras sob hipótese alguma.
3. Para maiores informações, entrar em contato com a Secretaria do Evento pelo e-mail: seolmtaua2020@gmail.com
Novidade importante:
De 03 a 10 de agosto, o site da Editora 106 oferece um desconto especial na compra da versão impressa do romance A Rainha do Ignoto. Acesse www.editora106.com.br, clique no banner do livro e adquira seu exemplar.
Adeus, Gana: uma obra, uma autora, uma personagem Conferência · Cássia Alves da Silva
A poesia transgressora de Gilka Machado Palestra · Jéssica Thais Loiola Soares
As narrativas de Jarid Arraes e as concepções da liberdade feminina Palestra · Carla Alves da Silva
As faces poéticas de Henriqueta Lisboa Palestra · Marcia de Mesquita Araújo
A ginecocracia fantástica em A Rainha do Ignoto de Emília Freitas Palestra · Solange Maria Soares de Almeida
A mulher na contística clariceana Conferência · Antonia de Jesus Sales
As inscrições começam dia 10 de julho de 2020 às 00h e terminam dia 05 de agosto às 12h.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Professoras do Curso de Letras do IFCE Campus Tauá
Natural de Pentecoste-CE. Doutoranda em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde pesquisei o uso de atividades de tradução no ensino de línguas estrangeiras. Especialista em Impactos da Violência na Escola (FIOCRUZ/2017) e em Tecnologias Digitais na Educação Básica (2018/UECE). Licenciada (2011) e Bacharela (2018) em Letras-inglês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Tecnologia em Hotelaria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/2015), sendo que um semestre deste curso foi cursado na Confederation College, no Canadá. Pesquisadora do grupo de pesquisa - Núcleo de Estudos Teórico-Críticos em Escrita Literária e Interações Linguísticas (IFCE). Desta forma, atuo, principalmente, nos seguintes temas: Estudos da Tradução, Ensino de
Línguas e Tecnologias Digitais na Educação. Atualmente, atuo como docente de língua inglesa no IFCE - Campus Tauá.
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Arte Educação e Cultura Popular e mestra em Letras (Linguagens e Letramento) pela Universidade Estadual do Ceará. Atua como professora da educação básica na rede municipal do Maracanaú.
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará, mestre e doutora em Letras – Literatura Comparada pela mesma Universidade. Professora de Literatura e de Língua Portuguesado IFCE Campus Tauá. Lidera o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Teórico-Críticos em Escrita Literária e Interações Linguísticas e integra o Grupo de Pesquisa Estudos de Residualidade Literária e Cultural.
Graduada em Letras (Português/Literatura) pela Universidade Federal do Ceará, é mestra e doutoranda em Literatura Comparada pela referida Universidade. Foi professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, da Universidade Aberta do Brasil, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e, atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal do Ceará, lecionando no Curso de Graduação em Letras do campus Umirim. Integra o grupo de pesquisa Estudos de Residualidade Literária e Cultural (UFC), cadastrado no CNPq. Participa do Grupo Ceará em Letras, que publica anualmente artigos acerca de obras de autores cearenses. Tendo iniciado seu trabalho com a poesia falada em 2009, quando passou a integrar o grupo Verso de Boca (UFC), prossegue atuando como intérprete de poemas e propagadora da arte da poesia falada, por meio de apresentações artísticas, palestras, cursos e criação de novos grupos de performance poética. Pesquisa nas seguintes áreas: amor, erotismo, feminino, Idade Média, residualidade e poesia.
Dra. em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva da Seduc- Ce. Criadora e coordenadora dos projetos "O que é a poesia?", "Poesia & Música" e Leituras poéticas" pela mesma instituição de ensino.
Pesquisadora nas áreas de Letras Clássicas, de Teatro Clássico e das Artes Manuais, feitas a partir de fios têxteis, como a tecelagem e o bordado.
Doutora em Letras, pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pesquisadora do grupo de pesquisa/CNPq/SBEC: Núcleo de Cultura Clássica - NUCLAS (UFC). Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos - SBEC (2020-2021). Integrante do Grupo de Estudos da Comédia Aristofânica - GECA (UFC). Coordenadora do Iluminuras - Literatura e Bordado, projeto de Extensão da UFC.