Apresentação cultural
Interpretação das secções
Violência e Direitos Humanos no Brasil Contemporâneo
Visita de campo ao patrimônio histórico do centro da cidade de Caicó/RN objetivando pensar os lugares de memória de uma perspectiva sócio-política, econômica, cultural e educativa, possibilitando aos participantes o diálogo com os conceitos de cultura, memória, patrimônio cultural material e imaterial, educação patrimonial e turismo. Pretende-se, também, discutir a história dos processos de patrimonialização, entendendo os elementos ideológicos, científicos e afetivos e apresentar elementos para a exploração educacional, científica e turística de espaços patrimoniais na cidade. A atividade engloba dois city tours com o mesmo roteiro de visitação, a serem realizados em dias diferentes, e os inscritos serão divididos entre esses dois dias para facilitar o controle sobre as turmas.
Atividade de campo sobre a classificação e o manejo de solos no Seridó Potiguar.
Interpretação das secções
Exposição das atividades e trabalhos dos envolvidos nas ações do PIBID.
Exposição das atividades e trabalhos dos envolvidos nas ações do PIBID, residência pedagógica e laboratórios do ceres.
Visita de campo ao patrimônio histórico do centro da cidade de Caicó/RN objetivando pensar os lugares de memória de uma perspectiva sócio-política, econômica, cultural e educativa, possibilitando aos participantes o diálogo com os conceitos de cultura, memória, patrimônio cultural material e imaterial, educação patrimonial e turismo. Pretende-se, também, discutir a história dos processos de patrimonialização, entendendo os elementos ideológicos, científicos e afetivos e apresentar elementos para a exploração educacional, científica e turística de espaços patrimoniais na cidade. A atividade engloba dois city tours com o mesmo roteiro de visitação, a serem realizados em dias diferentes, e os inscritos serão divididos entre esses dois dias para facilitar o controle sobre as turmas.
Atividade de campo sobre a classificação e o manejo de solos no Seridó Potiguar.
Exposição das atividades e trabalhos dos envolvidos nas ações do PIBID, residência pedagógica e laboratórios do ceres.
Exposição das atividades e trabalhos dos envolvidos nas ações do PIBID, residência pedagógica e laboratórios do ceres.
Atendimento do Núcleo de Prática Jurídica e do escritório de contabilidade do Ceres
Lançamentos de livros
Atendimento do Núcleo de Prática Jurídica e do escritório de contabilidade do Ceres
Ações Afirmativas de Liberdades e Garantias Fundamentais
Às09h00 - Auditório principal
Pós-graduações, cursos de formação continuada e currículo: oportunidades e necessidades.
A BNCC do Ensino Fundamental, documento normativo, apresenta as habilidades mínimas que os estudantes devem desenvolver durante a Educação Básica. Foi a partir dela que os Estados brasileiros, em regime de colaboração com seus municípios e com formação do MEC, dedicaram-se à (re)elaboração de um documento que os represente de maneira mais específica. Tendo em vista a implementação destes documentos na vivência escolar até 2020, propomos um minicurso com objetivo de tratar e refletir sobre os pressupostos e as concepções assumidas no Documento Curricular do RN-Ensino Fundamental, assim como algumas práticas sugeridas neste, para a sala de aula. Trata-se de uma oportunidade de formação inicial e/ou continuada para aqueles que têm ou terão como ofício a docência, em particular, da Matemática.
O desenvolvimento de tecnologias ampliou o leque de possibilidades para a prática docente. Nesse sentido, o uso de ferramentas que permitam o desenvolvimento de planos de aula de forma colaborativa pode contribuir positivamente no trabalho do professor. A plataforma Obama permite o desenvolvimento de Planos de Aula de forma colaborativa e que está aliada a um repositório de Objetos de Aprendizagem para Matemática. Nessa oficina, voltada para professores do ensino básico, você irá conhecer os recursos disponíveis para construir o seu plano de aula colaborativamente, fazendo-o simultaneamente com outros colegas de profissão.
O mini curso tem como objetivo principal mostrar os softwares educativos disponíveis no Linux Educacional e facilitar o seu uso por professores da rede pública e privada de ensino básico de diferentes níveis.
A atividade tem como objetivo discutir, desde a perspectiva da História do Tempo Presente, as ocupações organizadas por estudantes secundaristas e universitários recentemente no Brasil. Para tanto, será exibido, em duas partes, o longa metragem "Espero tua (re)volta", dirigido por Eliza Capai e selecionado para exibição na 69ª edição do prestigiado Festival de Berlim. Após a exibição do documentário será realizada uma discussão, com aporte teórico, sobre as estratégias do movimento estudantil brasileiro dos últimos anos, suas diferentes demandas e a forma como esses estudantes estão redescobrindo a ocupação dos espaços públicos. Para a mediação desse debate, serão convidados alunos representantes do movimento estudantil do Ceres e da UFRN. Assim, uma das propostas do curso é também fazer com que os e as discentes do Ceres pensem sobre seu lugar político e sobre suas próprias experiências dentro da universidade.
O minicurso tem como objetivo abarcar questões teórico-metodológicas sobre gênero, sexualidade e identidade,
Reflexões sobre Geografia e Cultura.
Análises sobre a aplicação de Geotecnologias à Geografia.
O objetivo deste minicurso é apresentar o desenvolvimento do raciocínio combinatório sob a ótica de uma perspectiva cognitiva e didática. No qual será discutido como se podem propor atividades adequadas ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Com a proposta de colocar os participantes em contato com seu entendimento sobre análise combinatória e sua história e perspectivas. Essa proposta de minicursos serão discutidas as importância da Combinatória no desenvolvimento cognitivo, propiciando uma rica forma de pensamento; a caracterização e as classificações de problemas combinatórios e as estratégias de resolução de problemas de combinatórias. Além disso, pretendemos também explorar aplicações práticas com o intuito de aprimorar, ampliar e diversificar o conhecimento matemático para o ensino de análise combinatória.
As contações de história estarão voltadas para as histórias da região envolvendo pessoas, animais, plantas, aspectos da cultura nativa e demais recortes do imaginário regional. As poesias também estarão voltadas para o repertório das produções sertanejas e as apresentações artísticas ficarão a cargo de artistas locais.
A proposta tem como objetivo geral refletir e fornecer pistas sobre o uso de redes sociais digitais em um processo formal. Inserir e testar uma rede social ( Facebook) que apropriadamente articulada pelo professor, efetiva a comunicação mediada pelo computador, revestido pela característica de arquipélago criando e recriando adaptações em um considerado ambiente digital de aprendizagem que se transforma, em detrimento da formação de conceitos por meio de oficinas pedagógicas.
Este minicurso tem como objetivo compartilhar com os participantes algumas considerações teórico-reflexivas a respeito da aprendizagem
colaborativa e a necessidade de adaptação do ensino de línguas estrangeiras/adicionais ao contexto tecnológico atual. O teletandem será
apresentado como possibilidade para a aprendizagem colaborativa e intercultural de línguas estrangeiras/adicionais. Esta modalidade de aprendizagem colaborativa não está limitada apenas às línguas de modalidade oral, podendo ser usada também para interação do par linguístico Português/Libras. A prática de aprendizagem colaborativa, além de potencializar o desenvolvimento da competência comunicativa e intercultural dos participantes, pode possibilitar o engajamento necessário para que o aprendiz seja protagonista do próprio processo de aprendizagem.
O referido mini curso trata de uma exposição de filmes internacionais do circuito alternativo com foco na análise das paisagens geográficas. Em um primeiro momento se fará a exibição de um filme e posteriormente se fará um debate com foco nas paisagens expostas pelo filme.
Realizar uma análise mais aprofundada acerca da proposta de reforma da Previdência Social no Brasil, enfatizando os seus fundamentos e consequências para os segurados(as). Com isso, trazer para o público alvo: 1) O conhecimento acerca do papel da Previdência Social no Brasil, seu custeio e seu rol de prestações materiais; 2) Os efeitos da segurança em palco de reformas, em especial em relação as regras de transição; 3) As garantias/defesas dos(as) segurados(as) em sede de reformas no âmbito constitucional e infraconstitucional; 4) A perspectiva da reforma no tratamento da crise financeira-atuarial suscitada como fundamento para as mudanças.
O sistema prisional norte-rio-grandense foi construído a partir de uma abordagem sócio-histórica que remete a uma estrutura carcerária baseada na falta de acesso à justiça dos segmentos sociais menos favorecidos. Neste, os encarcerados, sem sentença judicial, acabaram, ao longo das ultimas décadas, por se constituir na grande maioria dos residentes do sistema prisional. Este aspecto é relevante porque influencia diretamente na efetivação dos direitos fundamentais dos encarcerados e no sentido atribuído as penas e as instituições prisionais por uma sociedade cada vez mais amedrontada pelo risco ou pela ameaça do risco que em tese, representam essa populações. A partir destes elementos, é possível identificar e entender as medidas que estão sendo adotadas para a reconstrução do sistema prisional na memória recente do estado, demonstrando, de forma concisa, as motivações para a superlotação dos presídios e a falta de iniciativa estatal para solucionar a questão das penas restritivas de liberdade no ordenamento jurídico nacional contemporâneo.
Esse mini-curso se destina a estudantes de graduação que estejam em fase de conclusão de seus cursos, elaborando projetos de monografia ou de mestrado e tem por objetivo pensar sobre a estrutura de um projeto de pesquisa em ciências humanas, refletindo sobre as diversas partes que compõem a redação de uma proposta de pesquisa e os cuidados técnicos que podemos ter para a construção do texto final.
O Minicurso visa utilizar recursos e funções da planilha eletrônica Microsoft Excel para organizar, analisar dados por meio de estatística descritiva básica (médias, desvio-padrão, distribuição de freqüência e percentuais), interpretar dados, estabelecer relações, elaborar testes de hipótese para auxilio na tomada de decisões, aplicadas em pesquisa científica e produção de artigos.
Minicurso que tem por objetivo apresentar para usuário novatos no sistema operacional linux e como ele pode ser usado da mesma maneira como o
windows é usado atualmente, através de práticas: 1) atualização do sistema, 2) instalação de softwares etc, buscando desmistificar a ideia de que
windows é melhor que o linux.
O objetivo principal da atividade é aproximar o aluno da escrita científica no contexto de elaboração de artigos científicos, ensinando o que deve ser exposto em cada tópico do texto e a como formatar o documento para submissão em periódicos científicos
O minicurso “Aprendizagem das Ferramentas Tecnológicas para a Produção Colaborativa” tem como objetivo apresentar aos alunos ingressantes nos cursos de Licenciatura do CERES/UFRN aplicativos do G Suite para Educação. Eles objetivam estimular e facilitar a dinâmica escolar além de fomentar o trabalho colaborativo. A vivência prática da oficina abordará aspectos operativos com as Ferramentas do Google, Drive, Documentos, Apresentações, Planilhas, Formulários, Hangouts.
Os arquivos pessoais são compostos por uma diversidade de documentos. O pesquisador que se debruça sobre esse tipo específico de arquivo pode encontrar, por exemplo, bilhetes, cartas, boletins escolares, diários, recortes de jornais, anotações, discursos, receituário médico, registro de contas, fotografias. A variedade torna-se compreensível quando entendemos que o arquivo pessoal nasce de um ato voluntário, do desejo pessoal de se arquivar, mais precisamente, de guardar aquilo que é tido como relevante e interessante para ser lembrado. Deste modo, ele não tem apenas a função comprobatória que é assumida pelos arquivos de modo geral, assume também as funções afetivas e biográficas, pois, ajuda a construir uma narrativa sobre si, dando sentido à vida da pessoa que dá nome ao fundo. Diante disso, o objetivo de nossa oficina é discutir as possibilidades de uso dos arquivos pessoais como fonte de pesquisa histórica. Aqueles serão pensados e analisados em diálogo com a escrita de si (GOMES, 2004; RIBEIRO, 1998), biografia (AGUIAR, 2000; CONCEIÇÃO, 2011), materialidade (CHARTIER, 1990; 2010), organização do arquivo (CAMARGO, 2009; LOPES, 2003).
Despertar o interesse pela pesquisa nos alunos de Ciências Contábeis, evidenciando a relevância que os estudos proporcionam para área e abordando, de forma clara, como elaborar artigos científicos.
Os microempreendedores individuais ocupam espaço relevante no cenário econômico brasileiro. Através da formalização de milhares de atividades informais possibilitada através da Lei Complementar 123/2006, os empreendimentos, antes informais, podem usufruir de benefícios importantes para o fomento e crescimento das atividades. Outro avanço é criação de um ambiente empresarial com a segurança que a formalidade possibilita. Nesse contexto é necessário discutir tais avanços, os problemas existentes e a participação do profissional contábil no atendimento das necessidades desse segmento empresarial.
A BNCC do Ensino Fundamental, documento normativo, apresenta as habilidades mínimas que os estudantes devem desenvolver durante a Educação Básica. Foi a partir dela que os Estados brasileiros, em regime de colaboração com seus municípios e com formação do MEC, dedicaram-se à (re)elaboração de um documento que os represente de maneira mais específica. Tendo em vista a implementação destes documentos na vivência escolar até 2020, propomos um minicurso com objetivo de tratar e refletir sobre os pressupostos e as concepções assumidas no Documento Curricular do RN-Ensino Fundamental, assim como algumas práticas sugeridas neste, para a sala de aula. Trata-se de uma oportunidade de formação inicial e/ou continuada para aqueles que têm ou terão como ofício a docência, em particular, da Matemática.
O desenvolvimento de tecnologias ampliou o leque de possibilidades para a prática docente. Nesse sentido, o uso de ferramentas que permitam o desenvolvimento de planos de aula de forma colaborativa pode contribuir positivamente no trabalho do professor. A plataforma Obama permite o desenvolvimento de Planos de Aula de forma colaborativa e que está aliada a um repositório de Objetos de Aprendizagem para Matemática. Nessa oficina, voltada para professores do ensino básico, você irá conhecer os recursos disponíveis para construir o seu plano de aula colaborativamente, fazendo-o simultaneamente com outros colegas de profissão.
O mini curso tem como objetivo principal mostrar os softwares educativos disponíveis no Linux Educacional e facilitar o seu uso por professores da rede pública e privada de ensino básico de diferentes níveis.
A atividade tem como objetivo discutir, desde a perspectiva da História do Tempo Presente, as ocupações organizadas por estudantes secundaristas e universitários recentemente no Brasil. Para tanto, será exibido, em duas partes, o longa metragem "Espero tua (re)volta", dirigido por Eliza Capai e selecionado para exibição na 69ª edição do prestigiado Festival de Berlim. Após a exibição do documentário será realizada uma discussão, com aporte teórico, sobre as estratégias do movimento estudantil brasileiro dos últimos anos, suas diferentes demandas e a forma como esses estudantes estão redescobrindo a ocupação dos espaços públicos. Para a mediação desse debate, serão convidados alunos representantes do movimento estudantil do Ceres e da UFRN. Assim, uma das propostas do curso é também fazer com que os e as discentes do Ceres pensem sobre seu lugar político e sobre suas próprias experiências dentro da universidade.
O minicurso tem como objetivo abarcar questões teórico-metodológicas sobre gênero, sexualidade e identidade,
Reflexões sobre Geografia e Cultura.
Análises sobre a aplicação de Geotecnologias à Geografia.
O objetivo deste minicurso é apresentar o desenvolvimento do raciocínio combinatório sob a ótica de uma perspectiva cognitiva e didática. No qual será discutido como se podem propor atividades adequadas ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Com a proposta de colocar os participantes em contato com seu entendimento sobre análise combinatória e sua história e perspectivas. Essa proposta de minicursos serão discutidas as importância da Combinatória no desenvolvimento cognitivo, propiciando uma rica forma de pensamento; a caracterização e as classificações de problemas combinatórios e as estratégias de resolução de problemas de combinatórias. Além disso, pretendemos também explorar aplicações práticas com o intuito de aprimorar, ampliar e diversificar o conhecimento matemático para o ensino de análise combinatória.
As contações de história estarão voltadas para as histórias da região envolvendo pessoas, animais, plantas, aspectos da cultura nativa e demais recortes do imaginário regional. As poesias também estarão voltadas para o repertório das produções sertanejas e as apresentações artísticas ficarão a cargo de artistas locais.
A proposta tem como objetivo geral refletir e fornecer pistas sobre o uso de redes sociais digitais em um processo formal. Inserir e testar uma rede social ( Facebook) que apropriadamente articulada pelo professor, efetiva a comunicação mediada pelo computador, revestido pela característica de arquipélago criando e recriando adaptações em um considerado ambiente digital de aprendizagem que se transforma, em detrimento da formação de conceitos por meio de oficinas pedagógicas.
Este minicurso tem como objetivo compartilhar com os participantes algumas considerações teórico-reflexivas a respeito da aprendizagem
colaborativa e a necessidade de adaptação do ensino de línguas estrangeiras/adicionais ao contexto tecnológico atual. O teletandem será
apresentado como possibilidade para a aprendizagem colaborativa e intercultural de línguas estrangeiras/adicionais. Esta modalidade de aprendizagem colaborativa não está limitada apenas às línguas de modalidade oral, podendo ser usada também para interação do par linguístico Português/Libras. A prática de aprendizagem colaborativa, além de potencializar o desenvolvimento da competência comunicativa e intercultural dos participantes, pode possibilitar o engajamento necessário para que o aprendiz seja protagonista do próprio processo de aprendizagem.
O referido mini curso trata de uma exposição de filmes internacionais do circuito alternativo com foco na análise das paisagens geográficas. Em um primeiro momento se fará a exibição de um filme e posteriormente se fará um debate com foco nas paisagens expostas pelo filme.
Realizar uma análise mais aprofundada acerca da proposta de reforma da Previdência Social no Brasil, enfatizando os seus fundamentos e consequências para os segurados(as). Com isso, trazer para o público alvo: 1) O conhecimento acerca do papel da Previdência Social no Brasil, seu custeio e seu rol de prestações materiais; 2) Os efeitos da segurança em palco de reformas, em especial em relação as regras de transição; 3) As garantias/defesas dos(as) segurados(as) em sede de reformas no âmbito constitucional e infraconstitucional; 4) A perspectiva da reforma no tratamento da crise financeira-atuarial suscitada como fundamento para as mudanças.
O sistema prisional norte-rio-grandense foi construído a partir de uma abordagem sócio-histórica que remete a uma estrutura carcerária baseada na falta de acesso à justiça dos segmentos sociais menos favorecidos. Neste, os encarcerados, sem sentença judicial, acabaram, ao longo das ultimas décadas, por se constituir na grande maioria dos residentes do sistema prisional. Este aspecto é relevante porque influencia diretamente na efetivação dos direitos fundamentais dos encarcerados e no sentido atribuído as penas e as instituições prisionais por uma sociedade cada vez mais amedrontada pelo risco ou pela ameaça do risco que em tese, representam essa populações. A partir destes elementos, é possível identificar e entender as medidas que estão sendo adotadas para a reconstrução do sistema prisional na memória recente do estado, demonstrando, de forma concisa, as motivações para a superlotação dos presídios e a falta de iniciativa estatal para solucionar a questão das penas restritivas de liberdade no ordenamento jurídico nacional contemporâneo.
Esse mini-curso se destina a estudantes de graduação que estejam em fase de conclusão de seus cursos, elaborando projetos de monografia ou de mestrado e tem por objetivo pensar sobre a estrutura de um projeto de pesquisa em ciências humanas, refletindo sobre as diversas partes que compõem a redação de uma proposta de pesquisa e os cuidados técnicos que podemos ter para a construção do texto final.
O Minicurso visa utilizar recursos e funções da planilha eletrônica Microsoft Excel para organizar, analisar dados por meio de estatística descritiva básica (médias, desvio-padrão, distribuição de freqüência e percentuais), interpretar dados, estabelecer relações, elaborar testes de hipótese para auxilio na tomada de decisões, aplicadas em pesquisa científica e produção de artigos.
Minicurso que tem por objetivo apresentar para usuário novatos no sistema operacional linux e como ele pode ser usado da mesma maneira como o
windows é usado atualmente, através de práticas: 1) atualização do sistema, 2) instalação de softwares etc, buscando desmistificar a ideia de que
windows é melhor que o linux.
O objetivo principal da atividade é aproximar o aluno da escrita científica no contexto de elaboração de artigos científicos, ensinando o que deve ser exposto em cada tópico do texto e a como formatar o documento para submissão em periódicos científicos
O minicurso “Aprendizagem das Ferramentas Tecnológicas para a Produção Colaborativa” tem como objetivo apresentar aos alunos ingressantes nos cursos de Licenciatura do CERES/UFRN aplicativos do G Suite para Educação. Eles objetivam estimular e facilitar a dinâmica escolar além de fomentar o trabalho colaborativo. A vivência prática da oficina abordará aspectos operativos com as Ferramentas do Google, Drive, Documentos, Apresentações, Planilhas, Formulários, Hangouts.
Os arquivos pessoais são compostos por uma diversidade de documentos. O pesquisador que se debruça sobre esse tipo específico de arquivo pode encontrar, por exemplo, bilhetes, cartas, boletins escolares, diários, recortes de jornais, anotações, discursos, receituário médico, registro de contas, fotografias. A variedade torna-se compreensível quando entendemos que o arquivo pessoal nasce de um ato voluntário, do desejo pessoal de se arquivar, mais precisamente, de guardar aquilo que é tido como relevante e interessante para ser lembrado. Deste modo, ele não tem apenas a função comprobatória que é assumida pelos arquivos de modo geral, assume também as funções afetivas e biográficas, pois, ajuda a construir uma narrativa sobre si, dando sentido à vida da pessoa que dá nome ao fundo. Diante disso, o objetivo de nossa oficina é discutir as possibilidades de uso dos arquivos pessoais como fonte de pesquisa histórica. Aqueles serão pensados e analisados em diálogo com a escrita de si (GOMES, 2004; RIBEIRO, 1998), biografia (AGUIAR, 2000; CONCEIÇÃO, 2011), materialidade (CHARTIER, 1990; 2010), organização do arquivo (CAMARGO, 2009; LOPES, 2003).
Despertar o interesse pela pesquisa nos alunos de Ciências Contábeis, evidenciando a relevância que os estudos proporcionam para área e abordando, de forma clara, como elaborar artigos científicos.
Os microempreendedores individuais ocupam espaço relevante no cenário econômico brasileiro. Através da formalização de milhares de atividades informais possibilitada através da Lei Complementar 123/2006, os empreendimentos, antes informais, podem usufruir de benefícios importantes para o fomento e crescimento das atividades. Outro avanço é criação de um ambiente empresarial com a segurança que a formalidade possibilita. Nesse contexto é necessário discutir tais avanços, os problemas existentes e a participação do profissional contábil no atendimento das necessidades desse segmento empresarial.
Ensinar como formatar um artigo científico em todas as suas etapas, com foco nas normas da ABNT
Universidade Aberta do Brasil. Educação a distância. EaD na UFRN. Reflexão acerca das práticas pedagógicas no ensino a distância enfocando algumas ferramentas digitais utilizadas.
Oficina que aborda as técnicas de estamparia manual, desenvolvimento de raporte (motivo) e aplicação em tecidos diversos.
Nesta oficina apresentaremos as funcionalidades do menu Atividades para criar banco de questões, questionários, enquetes. Demonstraremos funcionalidade interessantes e que ainda são pouco utilizadas, tais como: Fórum, Permissões e o novo sistema genese.ufrn.br para sugestão de melhorias para os sistemas da UFRN.
As Tecnologias da Informação e Comunicação desencadearam novos processos de fluxo de informações, que trazem Práticas Educacionais Inovadoras dentro e fora da sala de aula. Ferramentas Colaborativas fornecem alternativas e atendem as expectativas do Educador que atua como mediador e facilitador do conhecimento até nas de Redes Sociais, pois elas possibilitam a interação entre as pessoas através do compartilhamento e troca de ideias, socialização de informações e conhecimentos de forma rápida e eficiente. Nesta oficina veremos formas de utilização que podem ser utilizadas nos atuais processos educativos.
A oficina abordará o conceito de argumentação e as principais técnicas argumentativas com objetivo de elucidar os referidos temas a partir de exemplos de aplicação prática previamente definidos, bem como construídos em conjunto com os participantes.
Serão apresentados pelo proponente, Professor da UFRN e Juiz de Direito, bem como pela Promotora de Justiça da Infância de Caicó, Dra. Uliana Lemos de Paiva, os direitos das pessoas com AUTISMO e a atuação do Judiciário, citando casos concretos com direitos já garantidos e as perspectivas de avanço
Reflexões e ações sobre Geografia.
Aplicação de geotecnologia no estudo da paisagem.
O objetivo da oficina é o de explorar as potencialidades arquivísticas do Laboratório de Documentação Histórica (Labordoc), ao passo que dialoga com as necessidades do ofício do historiador no que tange ao contato com as fontes e a sua utilização enquanto matérias-primas para a produção do conhecimento histórico a partir de diferentes suportes.
A oficina História e cultura popular: como trabalhar o cordel em sala de aula, tem como objetivo ensinar, tanto ao professor de ensino fundamental e médio quanto ao aluno da licenciatura em História, maneiras de trabalhar a disciplina utilizando o cordel a fim de dinamizar suas aulas, bem como cumprir o que está previsto no PCN (Parâmetro Curricular Nacional) de História, onde nos objetivos, está o de compreender que o conhecimento histórico é interdisciplinar. Um outro objetivo é o de ensinar aos próprios participantes da oficina o básico da poesia de cordel para que possam aplicar também em sala de aula e, consequentemente, elaborar futuras atividades.
Esta oficina tem o intuito propagar a discussão em torno da Educação Especial, perpassando o contexto do Ensino da Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, visto a necessidade de fortalecer os laços entre estes âmbitos, estabelecendo que a graduação e a formação continuada têm sido insuficientes para lidar com a realidade na prática escolar. Com isso, a busca por métodos pedagógicos que auxiliem ainda mais as atividade propostas em sala, são almejados pelas licenciaturas expondo o anseio e o propósito de se prepararem para atender e mediar o desenvolvimento de todas as crianças em diversas áreas. Embasados no primeiro fascículo publicado pelo Ministério da Educação nomeada de Recursos Pedagógicos Adaptados, que expõe em sua essência a importância de acolher o educando, norteando para que a diversidade não seja um obstáculo e sim um estímulo para a formação de todos os envolvidos no processo social. Além disto, instigados pela teoria curricular de Bruner, que segundo Lopes, defende que cada disciplina científica tem sua estrutura particular e um domínio complexo, devendo-se tornar acessível a todos os alunos, sendo correlacionados, fatos e conceitos de maneira significativa ao mesmo.
Esta oficina tem como propósito apresentar uma nova ferramenta didática no Ensino da Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Apresentamos a música como instrumento pedagógico e didático de ensino. Cientes da dificuldade dos alunos em assimilar os conteúdos matemáticos, a busca por métodos pedagógicos que possam ajudar na fixação desses conteúdos é parte fundamental no processo de formação de professores. Diante disto, a intenção desta oficina é apresentar materiais que possam ser utilizados por alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem, a fim de desenvolver aulas criativas e interessantes, motivando os alunos a gostarem de aprender matemática. Os resultados esperados é que após esta oficina os graduandos sejam estimulados á incluir a música nas atividades matemáticas.
Imersão na experiência de uma Comunidade de Investigação (diálogo, problematização, conceituação) em que será trabalhado o Pensamento Multidimensional (reflexivo, crítico, criativo) através da Literatura Infantil. Metodologia e materiais do Projeto Pensar.
Essa oficina tem por objetivo auxiliar os participantes a conhecer e utilizar formas de defesa pessoal que os possibilite sair de situações de risco. Serão utilizadas técnicas de esquiva, projeção e ataques que podem ser úteis para mulheres que passam por assédios.
Para participação na Oficina é necessário comparecer com uma roupa leve, do mesmo tipo das usas para treino em academias.
O objetivo é desmistificar o Lattes e familiarizar sobre a inserção de informações/certificados no Currículo online (ensinar o que fazer, do cadastro até a submissão de dados ao CNPQ)
Apresentações orais dos trabalhos aprovados.
Apresentações orais dos trabalhos aprovados.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.