Serviço de Atendimento Educacional Especializado em Contexto de Pandemia COVID-19

1 de agosto de 2022, 08h00 até 29 de agosto de 2022, 20h00

Informações

O Serviço de Atendimento Educacional Especializado em Contexto de Pandemia - COVID-19 se trata de um curso de formação continuada utilizando metodologias ativas.
Nosso objetivo é oferecer formação continuada para professores da educação básica dos sistemas de ensino em educação remota durante o período de pandemia devido ao COVID-19.
Temos como público-alvo, gestores, professores, coordenadores de Educação Especial vinculados às Secretarias Municipais e Estaduais de Educação das regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Centro Oeste e Sul, destinando 1500 vagas a serem disponibilizadas proporcionalmente ao público deste curso.

O curso conta com uma carga horária de 90h, na modalidade EAD.

*** IMPORTANTE ***

Os encontros on-line (síncronos) e as atividades remotas (assíncronas) serão realizadas através do GOOGLE MEET e GOOGLE CLASSROOM. Para acessar esses ambientes será necessário ter uma conta de e-mail do Gmail. Caso não tenha por favor providenciar antes de se inscrever.

Para fazer uma de e-mail do Gmail, acesse: https://www.google.com/accounts/NewAccount?hl=pt-BR_BR

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Profª Drª Diana Negrão Cavalcanti

Saiba mais

Profª Drª Cristina Maria Carvalho Delou

Saiba mais

Profª Drª Viviane Lione

Saiba mais

Profª Drª Edicléa Feranandes Mascarenhas

Saiba mais

Profª Drª Neuza Rejane Wille Lima

Saiba mais

Prof. Dr. Thiago Corrêa Lacerda

Saiba mais

Profª. Draª.Ruth Maria Mariani Braz

Saiba mais

Prof.ª Drª Rosana Maria do Prado Luz Meireles

Saiba mais

Profª. Drª. Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz

Saiba mais

Profª. Msc. Ana Paula de Araujo Alves

Saiba mais

Msc. Ana Claudia Nunes Pontes

Saiba mais

Dr. Helio Ferreira Orrico

Saiba mais

Ana Cristina Teixeira Prado

Saiba mais

Cristiano Marins Moreira

Saiba mais

Msc. Leandra de Souza Vieira

Saiba mais

Prof. Dr. Mário Gandra

Saiba mais

Patrícia Regina de Carvalho Dias da Silva

Saiba mais

Profª Drª Aline Guerra Manssour Fraga

Saiba mais

Msc. Ayla de Cássia Franco Bragança

Saiba mais

Alan Macêdo

Saiba mais

Msc. Ana Cláudia Herdy Torres Teixeira

Saiba mais

Profª Drª Patrícia Braun

Saiba mais

Glaura Cristina Oliveira Braga

Saiba mais

Kelly Cristina Serejo da Silva

Saiba mais

Vanessa Demani dos Santos

Saiba mais

Caio Abujadi Md

Saiba mais

MSc. Suliandra Angélica Alves Gonçalves Torres

Saiba mais

MSc. Roseni Maciel Couto

Programação:

O que é SAEE e as Modalidades de atendimento? Palestra · Glaura Cristina Oliveira Braga, Prof.ª Drª Rosana Maria do Prado Luz Meireles

Bases legais do AEE no contexto da Pandemia COVID-19. Palestra · Profª Drª Cristina Maria Carvalho Delou

Planos de Atendimento Educacional Especializado e SAEE. Como fazê-lo em tempo de Pandemia? Palestra · Msc. Leandra de Souza Vieira

PEI o que é, como fazê-lo em articulação com a escola e com a família em tempo de pandemia? Palestra · Profª Drª Patrícia Braun

Atendimento Educacional Domiciliar e Hospitalar. Palestra · Profª Drª Edicléa Feranandes Mascarenhas

Tecnologias Assistivas, o que são? Palestra · Profª. Draª.Ruth Maria Mariani Braz

Metodologias Ativas, o que são? Palestra · Prof. Dr. Mário Gandra

Recursos digitais para criar metodologias ativas em tempo de ensino remoto. Palestra · Patrícia Regina de Carvalho Dias da Silva

TEA -Histórico e Características diagnósticas do TEA Palestra · Caio Abujadi Md, Profª Drª Diana Negrão Cavalcanti

TEA - Intervenções pedagógicas para o indivíduo com TEA Palestra · Profª Drª Viviane Lione

A deficiência visual no contexto de pandemia de COVID-19 Palestra · Ana Cristina Teixeira Prado, Profª Drª Neuza Rejane Wille Lima

Tecnologias assistivas promovendo a inclusão da pessoa com deficiência visual Palestra · Cristiano Marins Moreira, Msc. Ana Claudia Nunes Pontes

Conhecendo o aluno com impedimento físico e o uso de tecnologias assistiva no atendimento de alunos com deficiência física. Palestra · Prof. Dr. Thiago Corrêa Lacerda, Profª. Msc. Ana Paula de Araujo Alves

Surdez e deficiência auditiva: refletindo sobre conceitos e preconceitos Palestra · Prof.ª Drª Rosana Maria do Prado Luz Meireles

Leitura e escrita para aprendizes surdos - materiais pedagógicas e estratégias de ensino. Palestra · Profª. Drª. Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz

Público da Educação Especial: Altas habilidades ou superdotação - Conceitos, identificação de estudantes e projetos para AH/SD com metodologias Ativas de Aprendizagem Palestra · Profª Drª Cristina Maria Carvalho Delou

Mudanças no enfoque da deficiência intelectual e implicações no campo educacional. Palestra · Profª Drª Edicléa Feranandes Mascarenhas

Compreendendo os conceitos de funcionalidade e suportes para a construção do Plano Educacional Individualizado para estudantes com deficiência intelectual. Palestra · Profª Drª Edicléa Feranandes Mascarenhas

Impedimentos Múltiplos - O que são? Palestra · Dr. Helio Ferreira Orrico

Adaptação curricular e o currículo funcional natural Palestra · Profª Drª Viviane Lione

Desmistificando a educação 4.0 Palestra · Kelly Cristina Serejo da Silva, Profª Drª Cristina Maria Carvalho Delou

Plataformas populares para ensino remoto em tempos de pandemia Palestra · Profª Drª Aline Guerra Manssour Fraga

O uso de sala de recursos multifuncionais no ensino remoto Palestra · Alan Macêdo, Msc. Ayla de Cássia Franco Bragança, Vanessa Demani dos Santos

O papel do gestor do AEE no contexto de Pandemia. Palestra · Msc. Ana Cláudia Herdy Torres Teixeira

Painel dos impedimentos no contexto do AEE Palestra · Profª Drª Diana Negrão Cavalcanti, Profª Drª Viviane Lione, Profª. Msc. Ana Paula de Araujo Alves

Considerações Finais Encerramento

Surdocegueira - que impedimento é esse? Palestra · MSc. Roseni Maciel Couto, MSc. Suliandra Angélica Alves Gonçalves Torres

Práticas inclusivas na Surdocegueira Palestra · Ana Cristina Teixeira Prado

Surdocegueira Congênita, desenvolvimento infantil e aprendizado Palestra

Credenciamento

Os encontros on-line (síncronos) e as atividades remotas (assíncronas) serão realizadas através do GOOGLE MEET e GOOGLE CLASSROOM. Para acessar esses ambientes será necessário ter uma conta de e-mail do Gmail. Não é possível acessar as atividades do curso com outra conta de e-mail.

Caso não tenha, por favor, providencie antes de se inscrever.

Para fazer uma conta de e-mail do Gmail acesse: https://www.google.com/accounts/NewAccount?hl=pt-BR_BR

 

Curso de Mestrado profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI / UFF)

O Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, lotado no Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense, é um curso Strictu sensu que busca atender a demanda profissionalizante daqueles que desejam uma formação mais aplicada ao novo paradigma da sociedade: a inclusão e a diversidade com foco nas necessidades específicas dos indivíduos. Tem como objetivo formar e qualificar o profissional do ensino para o desenvolvimento de trabalhos aplicados e de pesquisa, além de identificação e desenvolvimento de produtos sobre o tema.

Profª Drª Diana Negrão Cavalcanti

UFF - Universidade Federal Fluminense


Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), especialista em Bioquímica (INDECS), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Foi bolsista PRODOC/CAPES (UFF), pesquisador visitante (Fiocruz) e bolsista PNPD (UFF). Foi Professora Adjunto A no Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista (2013) e desde 2014 é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e na Pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, Programa de Pós-graduação em Ciência e Biotecnologia (PPBI) e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), onde atualmente é coordenadora (2018-2022). Orienta alunos de graduação e pós-graduação na área de Biologia Marinha, biotecnologia marinha (com ênfase em Química dos Produtos Naturais, algas marinhas, técnicas cromatográficas e espectroscópicas, bioprospecção, dereplicação e biossintese) e em Ensino (com ênfase em inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, principalmente autismo). Participa de projetos de extensão com o tema Algas Marinhas. É membro da Associação Caminho Azul, instituição civil sem fins lucrativos que atua em diversas vertentes do Autismo, onde exerce a função de secretária; e da Abdin (Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão), associação civil científica sem fins lucrativos, que congrega os profissionais e estudantes que atuem na área ou que tenha interesse no estudo e divulgação de temas relacionados à Diversidade e Inclusão.

Profª Drª Cristina Maria Carvalho Delou

UFF - Universidade Federal Fluminense & MEC - Ministério de Educação e Cultura


Psicóloga, Licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), e Doutora em Educação, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Professora Aposentada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Lecionou em diferentes cursos de licenciatura, de graduação plena, e cursos de pós-graduação lato e stricto-sensu. Elaborou o projeto e Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão - Modalidade Profissional (CMPDI), criado pela CAPES em 2013, da área 46-Ensino, no período de 2013 a 2017. Membro Permanente no Programa de Pós-Graduação Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da UFF. Colaboradora no Programa Ensino de Biociências e Saúde (IOC-EBS/FIOCRUZ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 e líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Coordenadora das atividades de extensão do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD), da Escola de Inclusão, com apoio da CAPES (Novos Talentos e PIBID), PROEXT/MEC e FAPERJ. Autora de artigos e capítulos de livros. Membro do Conselho Editorial de diversas revistas científicas. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, educação inclusiva, altas habilidades, superdotação, materiais didáticos acessíveis, inclusão e formação continuada de professores. Membro do Conselho Técnico do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) no período de 2003-2012 e 2016 até a presente data. Presidente do ConBraSD no biênio 2011-2012. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn) no período 2015-2018. Coordenadora-Geral de Políticas, Regulação e Formação de Profissionais em Educação Especial da Diretoria de Educação Especial da Secretaria de Modalidades Especializadas da Educação do MEC.

Profª Drª Viviane Lione

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado sanduíche em Biociências Nucleares pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Federal de São Paulo (2007). É pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo com ênfase em microscopia confocal e eletrônica (2008). Pós-doutora em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Prof Adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Laboratório de Bioensaios Farmacêuticos, atuando em bioensaios para o desenvolvimento de fármaco e medicamentos antibacterianos, antiparasitários e antitumorais. Em adição, atua na área de Biofarmácia desenvolvendo modelos in vitro e ex vivo de permeabilidade de fármacos, bem como ensaios toxicológicos de fármacos. É colaboradora no Laboratório de Investigação de Peptidases - Instituto de Microbiologia - UFRJ e no Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem Molecular - Instituto de Biologia - UFF. Tem experiência na área de Cultivo de células animais, humanas, bacteriana e parasitos, atuando nos temas de screening de moléculas, bioensaios, microscopia eletrônica e confocal, mecanismos de adesão e invasão celular. Também atua na área de Ensino como professora colaboradora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - IB-UFF nas linhas de transtorno, síndromes e deficiências, com interesse em Autismo, neurociências e educação, produção de material didático inclusivo e estratégias pedagógicas para atendimento a pessoa com deficiência.

Profª Drª Edicléa Feranandes Mascarenhas

UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), graduação em Pedagogia pela Universidade do Grande Rio (1984), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Ciências na Área de Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (2000) e e pós graduação em educação cultura e comunicação FEBF/UERJ. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Permanente do Mestrado em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora da disciplina de Educação Especial da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do RJ, onde é membro da Comissão para Estudos e Propostas para Alunos com Necessidades Especiais. Membro do Conselho Estadual para Política para Pessoas com Deficiências, ex presidente. Presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, formação de professores, práticas pedagógicas e adaptações curriculares em classes comuns, especiais e classes hospitalares. É líder do grupo de pesquisa Produção de Material Didáticos Acessíveis para Pessoas com Deficiências em Contextos Formais e Informais de Educação. Medalha Paulo Freire pelos serviços prestados no campo da Educação Especial no município de Duque de Caxias. 

Profª Drª Neuza Rejane Wille Lima

UFF - Universidade Federal Fluminense


Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ( (1987), Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/Rutgers University (USA) (1993). Foi Presidente da Associação Brasileira em Diversidade e Inclusão (ABDIn 2015-2019). Foi Líder do Grupo de Pesquisa NDVIS (Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos, Produtos e Inovação Tecnológica para o Ensino de Pessoas com Deficiência Visual CNPq/UFF, 2015-2019). Foi Vice-coordenadora e Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF) (2015-2018). Foi Tutora do ProPET Biofronteiras do Instituto de Biologia da UFF (2013- 2019). Foi Chefe do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Biologia da UFF (2018-2020). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense e. Orienta nos curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Pós-graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão.(PGCTIN) Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada e Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia evolutiva, evolução do sexo e divulgação científica. Recentemente, vem atuando na área de ensino inclusivo. 

Prof. Dr. Thiago Corrêa Lacerda

UFF


Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (2009), Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2010) e Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Física pela Universidade Federal Fluminense na linha de pesquisa Física das Radiações Aplicada (Radioecologia). Tem experiência na área de Radioatividade Aplicada, Ensino de Ciência e Educação Inclusiva. Na área de Radioatividade trabalho com espectrometria e entendimento de fenômenos ambientais usando radionuclídeos como rastreadores. Já em Ensino me dedico a novas metodologias e práticas experimentais que permitam o melhor acesso do aluno às ciências, o que reflete em temas sobre inclusão e integração do corpo discente de forma geral e ampla. Sou, atualmente, professor de Física Básica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro no campus Niterói, onde atuo no nível superior e em cursos técnicos de nível médio, e estou credenciado no Curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense com ênfase em ambientes inclusivos em todos espaços escolares dos estudantes e altas habilidades e notório saber, sendo, também, colaborador do Laboratório de Radioecologia e Alterações Ambientais.

Profª. Draª.Ruth Maria Mariani Braz

UFF


Doutora em Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Especialista ?Lato Sensu? em Educação Física Especial (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( UFRRJ) . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro e professor do Curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. Atuei como coordenadora executiva do projeto Internacional Spreed The Sign no Brasil e coordeno o núcleo de Inclusão Galeu Galilei. Sou orientadora de alunos do curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão do Instituto de Biologia da UFF. Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Tecnologia Assisitvas, generos; confecção de materiais didáticos adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com deficiências nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, Interdisciplinaridade, sensibilização, adaptação de materiais didáticos e brincar.

Prof.ª Drª Rosana Maria do Prado Luz Meireles

CMPDI/UFF


Professora adjunta e pesquisadora do Instituto Nacional de Educação de Surdos/ INES, atuante na graduação e pós-graduação em pedagogia bilíngue (LIBRAS/ português). Professora/ membro permanente do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) / UFF. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação com bolsa CAPES pela Universidade Federal Fluminense/ UFF. Experiência em ensino na Educação Básica e Superior, atuante na área de Educação Especial e Inclusiva há 28 anos com especialização em Educação de Surdos e certificação de proficiência para uso e ensino de LIBRAS no Ensino superior pelo Pró-Libras/ MEC. Pesquisadora da Educação de surdos nas áreas de formação de professores, políticas públicas e práticas pedagógicas, Educação bilíngue, aquisição de LIBRAS como primeira língua e português como segunda língua para alunos surdos, metodologia de ensino de português como segunda língua para alunos surdos, Alfabetização e letramento, Letramento Visual, Produção de materiais pedagógicos, Atendimento Educacional Especializado, entre outras. Ex-coordenadora e atual colaboradora do Programa de Bilinguismo para alunos surdos da Secretaria Municipal de Educação de Niterói. Ex Assessora em Educação Bilíngue na Secretaria Municipal de Educação de Angra dos Reis. Atual assessora em Educação bilíngue do município de Rio Claro. Membro participante da Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre Integración Educativa (RIIE), UNAM, México. 

Profª. Drª. Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz

CMPDI/UFF


Graduação em Letras - Português/ Inglês pela Associação Educacional Dom Bosco, Especialização em Atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Estudos Linguísticos/Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Atualmente, é professora Adjunta de Língua Portuguesa como L1 e L2 no Instituto Nacional de Educação de Surdos ? INES/RJ para o curso de Pedagogia presencial e a Pós-Graduação e professora do curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão na Universidade Federal Fluminense. Participa como professora conteudista do curso de Pedagogia online. Também atua no ensino de Língua Inglesa, de ensino de Língua Portuguesa como L1 e L2, Estudos de Tradução, elaboração de material didático, análise do discurso, redação profissional e acadêmica, metodologia de pesquisa, Participa de bancas de elaboração e correção de provas de vestibular de português e inglês. Atuou também no Ensino a Distância (CEAD/ UNIRIO). É líder do grupo de pesquisa Compreensão e produção escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: experiências, desafios e perspectivas e de grupos de extensão com enfoque no ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos e elaboração de material didático voltado para esses aprendizes. Os interesses por pesquisa envolvem ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos, ensino de Língua Inglesa, tradução (produção e processo), cultura surda, gêneros acadêmicos, escrita acadêmica e profissional, análise do discurso com ênfase na Linguística Sistêmico-Funcional e Teoria de Avaliatividade. 

Profª. Msc. Ana Paula de Araujo Alves

Fisioterapeuta


Possui graduação em Fisioterapia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (1994), Pós graduação em Biomecânica do Movimento (1999) e Mestre em Diversidade em Inclusão pelo CMPDI - UFF 2017. Fisioterapêutica paralimpica de 1995 a 2000, participando Mundiais Futebol de amputados 1995 a 1999, Para-pan México 1995, Campeonato Paradesportivo Rio de Janeiro 1995 a 1999, Paralimpiada na Austrália -Sydney em 2000. Atuou como atleta paralimpica de volei sentado em competições nacionais e internacionais de 2002 a 2015, Mundial na Holanda 2004, Para Pan EUA 2008, Para Pan Brasil 2011 Paralimpiada Londres 2012 , Campeonatos Brasileiros de 2002 a 2015. Atualmente é professor de fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira e no Centro Universitário Hermínio da Silveira IBMR, professora de pós-graduação Interfisio e Universidade salgado de Oliveira. Tem experiência na área de Fisioterapia em órteses, próteses e esporte paralimpico e Tecnologia Assistiva inclusiva educacional.

Msc. Ana Claudia Nunes Pontes

UFF/CMPDI


Graduação em Pedagogia (UFF - 1995); Especialização em Educação Especial (UFF - 1999); Aperfeiçoamento em Educação Especial (2001) - Área de Concentração: Deficiência Visual - Área Temática: Gestão e Operacionalização de Centros de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (ABEDEV / IBC 2001); Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - Linha de Pesquisa 3 - Produção de Materiais e Novas Tecnologias: Investigação e produção de novos tipos de materiais didáticos acessíveis para o ensino nas diversas áreas e conhecimento, as novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas aos processos educacionais acessíveis, EAD como ferramenta para os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem (CMPDI / UFF - 2019). Professora do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro desde 1994. Experiência profissional na área de educação especial, com ênfase na adaptação e transcrição de materiais em Braille, relevo tátil, e na produção de livros no formato digital MECDaisy no CAP (Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual), do município de São Gonçalo/RJ desde 2001.

Dr. Helio Ferreira Orrico

Doutor em Educação


Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (2011), Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005).Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Grande Rio (1986), Graduação e Licenciatura em Psicologia - Faculdades Integradas Maria Thereza (1996). Psicólogo clínico,Professor de Ensino Superior, Técnico em Treinamento e Desenvolvimento do Instituto Nacional do Seguro Social , Analista do Seguro Social com Formação em Psicologia, Coordenador do Setor de Qualidade de Vida, membro do Grupo de Pesquisa: Diferença, Desvio e Estigma do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista de Marília, do Grupo de Pesquisa de Produção de Material Didático Acessível. Pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Amplo engajamento na área social, participando de organizações do 3º setor atuando na área de inclusão social da pessoa com deficiência. É Conselheiro do Conselho de Defesa de Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Duque de Caxias. Atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão social, educação inclusiva, psicologia social, psicologia clínica,práticas institucionais, práticas pedagógicas, análise de discurso, educação especial e recursos de acessibilidade. 

Ana Cristina Teixeira Prado

UFF


Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) e especialista em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), em Educação Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. Atualmente é professora e membro da equipe da Assessoria de Educação Especial da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói - Secretaria Municipal de Educação de Niterói, professora colaboradora do Instituto Nacional de Tecnologia do Rio de Janeiro (INT-RJ), professora do CESAP/RJ e transcritora e revisora de textos em Braille da FUNCAB-RJ. Tem como áreas de interesse: educação, educação especial, deficiência visual e surdocegueira. 

Cristiano Marins Moreira

UFF


Atua ativamente em duas carreiras profissionais. No magistério, é professor de Português no serviço público de ensino, graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000-2003), especialista em língua portuguesa pela mesma instituição formadora (2004-2006) e mestre em diversidade e inclusão pela Universidade Federal Fluminense (2016-2019). Na advocacia, é advogado gestor do escritório CRISTIANO MARINS MOREIRA SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA, graduado pelo Centro Universitário da Cidade (2004-2009). Além das atividades inerentes a suas profissões, é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da 8ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil nas gestões (2016-2018 e 2019-2021), onde também é conselheiro administrativo na atual gestão (2019-2021). Como ativista da causa da pessoa com deficiência, foi eleito para o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em São Gonçalo, ocupando a cadeira relativa a deficiência visual no biênio 2018/2020

Msc. Leandra de Souza Vieira

NAPNE- Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas- Colégio Pedro II Campus SC


Professora, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2015), Psicopedagogia Clínica e Institucional (2017) e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (2018). Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense UFF (2019). Atua no Atendimento Educacional Especializado com o público-alvo da Educação Especial.Atuou como Professora no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, Atuou como Professora no Ensino Básico em Escolas Públicas. Integrou a Equipe da Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação de Pinheiral/RJ. Atuou como Supervisora Pedagógica no município de Pinheiral e Porto Real/RJ. Atuou no Núcleo de Acessibilidade do Centro Universitário de Barra Mansa/ UBM. Atuou como educadora na Instituição APAE da Estimulação Precoce à Educação de Jovens e Adultos. Atuou como Professora Formadora, bolsista em Cursos Técnicos no Núcleo de Educação à Distância do Instituto Federal do Rio de Janeiro -Nead, IFRJ. Atuou como Professora Mediadora, bolsista nos Cursos das Licenciaturas (EAD) da UERJ pela Fundação Cecierj, nas Disciplinas de Pedagógicas: Didática, Currículo e Avaliação. É Colaboradora na área da Educação com Projetos que visam enriquecer a prática pedagógica de profissionais na temática da Educação Especial e Inclusiva. É Pesquisadora e Autora de Artigo com foco na Mediação Escolar e Formação Continuada para Profissionais em contextos inclusivos. Tem experiência na área da Educação Especial e Mediação Escolar, nas adaptações curriculares e na construção de materiais didáticos estruturados. É componente do grupo de Pesquisa do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva NEEI/ UERJ.

Prof. Dr. Mário Gandra

UFRJ


Possui graduação em Ciências Biolóicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é pesquisador colaborador do Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia e professor adjunto 2 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiesel, biorremediação, proteoglicano, biodegradação e leishmania.

Patrícia Regina de Carvalho Dias da Silva

FME/Niterói


Mestranda em Diversidade e Inclusão (CMPDI UFF) área de concentração Altas Habilidades e Superdotação, Bacharel em Comunicação Visual pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, Licenciada em Artes Visuais pela Universidade São Marcos e Pós Graduada em Psicopedagogia em Contextos Educacionais pela Faculdade Católica de Uberlândia (PUC-MG). Professora substituta na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no curso de Artes Visuais ministrando aulas de Prática de Ensino de Artes e coordenadora do serviço educativo do Museu Universitário de Artes (MUnA). Experiência na área de Educação, especialista em Arte educação na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio. Atuação docente em Cinema, Teledifusão, Produção Gráfica, Teoria da Informação e Comunicação, História da Arte e do Desenho Industrial, nos cursos de Desenho Industrial, Artes Plásticas, Publicidade e Propaganda, Arquitetura, Tecnólogo em Produção audiovisual e Design de moda em Universidades particulares.

Profª Drª Aline Guerra Manssour Fraga

UFRJ


Possui graduação (1996) em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado (1999) e doutorado (2010) em Química Orgânica pela mesma Universidade atuando na área de Química Medicinal; Tem complementação pedagógica em Licenciatura em Química pela Fundação Educacional Souza Marques (2003), e atualmente faz graduação em Terapia ocupacional (UFRJ). Tem experiência em áreas de pesquisa e desenvolvimento de candidatos à fármacos e uso de programas de predição in silico de propriedades farmacocinéticas. Atualmente atua na área de Assistência Farmacêutica com ênfase em idosos, no emprego e adaptação de auxiliares cognitivos para otimizar farmacoterapia, com ênfase em Tecnologia Assistiva. Coordena: grupo de Estudo em Autismo-GETEA contribuindo com a pesquisa científica e acadêmica ao propor novos olhares sobre o autismo, além de auxiliar a elaboração de ferramentas de aprendizagem que identificam e valorizam as potencialidades e particularidades destes indivíduos, promovendo o processo de inclusão em todas as suas esferas de ocupação; e Grupo de Estudo em Espiritualidade e Religiosidade na Saúde promovendo pesquisas inter e multidisciplinares sobre estas relações abrangendo o contexto farmacêutico. Da mesma forma, atua na adaptação de conteúdo educacional para alunos PCD e abordagem de Metodologias Ativas de Ensino privilegiando a construção dialógica do conhecimento.

Msc. Ayla de Cássia Franco Bragança

PMM


Mestranda em Diversidade e Inclusão na Universidade Federal Fluminense (UFF); Pós-graduada em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, pela Faculdade de Educação São Luís; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora concursada para o Atendimento Educacional Especializado, atuando nas Salas de Recursos Multifuncionais dos Municípios de Itaboraí e Macaé. Tem experiência na área da Educação, com ênfase na Educação Especial e Educação Inclusiva.

Alan Macêdo

PMI


Prof° Especialista na Educação Especial 
Itaboraí/Rj

Msc. Ana Cláudia Herdy Torres Teixeira

Prefeitura Municipal de Nova Friburgo


Mestre do Curso de Mestrado profissional em Diversidade e Inclusão na Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF). Membro do Núcleo de Estudos em Saúde e Educação (NESED) sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Pires de Queiroz. Graduada pelo Curso Normal Superior pela Universidade Candido Mendes (2003). Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em Educação Inclusiva pela Universidade Candido Mendes (2007). Pós-graduação Especialização em Deficiência Intelectual pela UNIRIO (2010). Atualmente é Orientadora Educacional Escola Comunitária Municipal do Vale de Luz ( Pedagogia Waldorf). Realiza palestras e cursos de formação para professores e profissionais na área de inclusão escolar. Coordenadora de educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo (2012 a 2017). Psicopedagoga Clínica da Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando (2012 a 2013). Coordenadora da Escola Portal do Futuro_ Creche aos Anos Finais do Ensino Fundamental_ São Paulo (2011). Professora do Atendimento Educacional Especializado_ Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo (2007 a 2010). Tutora presencial no Curso "Educação de Surdos sob o Enfoque da Inclusão_ UEPA - Universidade do Estado do Pará (2008). Professora da Educação Infantil, 1º ao 5º Ano de Escolaridade do Ensino Fundamental na rede pública municipal de ensino de Nova Friburgo (1990 a 2007).

Profª Drª Patrícia Braun

CAp/UERJ


Pedagoga - Habilitação Educação Especial - DM (PUCRS/1991) Especialização  Psicopedagogia (PUCRS/1995)
Mestrado em Educação (PROPED/UERJ 2004)
Doutorado em educação (PROPED/UERJ2012)
Atuação:
-  Professora Associada do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) Coordenadora e professora na equipe do Atendimento Educacional Especializado e professora do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica PPGEB-CAp/UERJ.

Glaura Cristina Oliveira Braga

CMPDI/UFF


Sou Glaura Cristina Oliveira  Braga 
Pedagoga (UERJ)
Psicopedagoga( UFF)
Gestora Pública (UFJF)
Mestre em Diversidade e Inclusão  pelo CMPI/UFF
Sou professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói  e atuo na Assessoria de Educação Especial da rede.

Kelly Cristina Serejo da Silva

CMPDI/UFF


Professora de Educação física
Entendedora da Educação 4.0
Aluna CMPDI 

Vanessa Demani dos Santos

CMPDI


Aluna CMPDI 
Professora AEE

Caio Abujadi Md

psiquiatra


psiquiatra

MSc. Suliandra Angélica Alves Gonçalves Torres

INES/CMPDI


MSc. Suliandra Angélica Alves Gonçalves Torres  

MSc. Roseni Maciel Couto

INES/CMPDI


MSc. Roseni Maciel Couto