PALAVRAS INICIAIS
A pandemia da Covid-19 trouxe ao mundo um cenário sanitário, político, social e econômico de muitas incertezas. Aprofundou as desigualdades sociais, dificultou ainda mais o acesso e permanência das/os estudantes no ensino público superior, que é presencial, mas precisou ser remodelado excepcionalmente para o ensino remoto.
Essas incertezas e mudanças drásticas provocaram o adoecimento socioemocional de todas/os, sendo as/os estudantes, sobretudo trabalhadores, os mais impactados pelas condições sociais de existência.
Desde 2020 estamos buscando alternativas acadêmicas criativas e mais humanizadas para enfrentar os desafios do ensino remoto e assegurar a permanência estudantil junto à Universidade. Esse será o nosso terceiro semestre acadêmico em apenas 1 ano, o que exige um esforço muito maior para que consigamos manter a qualidade do ensino, a saúde mental e emocional de discentes, docentes e técnico-administrativos.
Nesse sentido, a Coordenação de Curso do Serviço Social, a Pós-Graduação de Serviço Social (PPGSS), o Centro Acadêmico Livre do Serviço Social (CALISS/COREFA) e o Programa de Educação Tutorial (PETSSO), organizaram a Semana Acadêmica do Serviço Social: integração entre graduação e pós-graduação. O conjunto de atividades ofertadas foi pensada considerando a pluralidade de interesses. Além disso, é também uma maneira mais calorosa e integrativa de iniciarmos o semestre letivo.
Nosso desejo é que a Semana Acadêmica do Serviço Social, considerada como atividade letiva no calendário do Serviço Social, possa gerar trocas de saberes de forma leve, alegre, inteligente e acolhedora.
Sejam todas/os bem vindas/os ao semestre de 2021.2!
OBJETIVOS
- Proporcionar um início de semestre acadêmico letivo de forma mais instigante, acolhedor e atrativo para a comunidade acadêmica do serviço social (discentes e docentes);
- Promover a integração entre graduação e pós-graduação, socializando a produção acadêmico-científica produzida pela graduação e pós-graduação do serviço social;
- Recepcionar tanto as/os aos estudantes ingressantes quanto as/os estudantes veteranas/os de forma acolhedora e gradual no semestre letivo que se inicia.