Sexta.Com.Ciência - Abril 2019

A eficácia do sistema de proteção e Defesa Civil frente aos desastres ambientais fluviais no Amazonas

Faça sua inscrição
Sexta, 26 de abril de 2019 Das 14:00 às 16:00
Manaus, AM Sala do Nepecab - DEGEO/IFCHS

Sobre o Evento

O Sexta.Com.Ciência é um evento mensal realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (NEPECAB).O objetivo do evento é abrir espaço para discussões inter e transdisciplinares, não necessariamente relacionadas ao campo de pesquisa do NEPECAB, que possam contribuir para a ampliação do conhecimento científico tanto dos acadêmicos quanto para a comunidade, tratando de temas atuais que algumas vezes são pouco explorados em salas de aula.

A presente edição (Abril de 2019)é o resultado da pesquisa de mestrado intitulada "A eficácia do sistema de proteção e Defesa Civil frente aos desastres ambientais fluviais no Amazonas" do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

A ocupação humana na Amazônia sempre esteve ligada às margens dos rios, que regularmente apresentam alterações paisagísticas provocadas pela sazonalidade fluvial. No entanto, nos últimos anos, se observa um aumento na frequência de grandes inundações e vazantes, algumas classificadas como eventos extremos hidrológicos. A interação dos perigos trazidos por esses eventos com populações humanas vulnerabilizadas tem como resultado a ocorrência de desastres ambientais fluviais. Dessa forma, esse estudo teve como objetivo geral avaliar a eficácia do sistema de proteção e defesa civil frente aos desastres ambientais fluviais no Amazonas.

Palestrante

  • David Franklin da Silva Guimarães

Local

Sala do Nepecab - DEGEO/IFCHS - UFAM, Campus Universitário, Setor Norte, Manaus, Amazonas,

Organizador

Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia

O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (NEPECAB) vinculado ao Departamento de Geografia, surgiu em 1995, como Grupo de Pesquisas e Estudos das Cidades na Amazônia Brasileira (NEPECAB), seis anos depois foi incluído no banco de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir 2006 foi ampliado para incluir outros pesquisadores tanto da Universidade Federal do Amazonas/UFAM quanto de outras Instituições de Ensino e Pesquisa Superior. O NEPECAB tem desenvolvido suas pesquisas em estudos sobre a rede urbana, processos de formação, expansão e transformações ocorridos nas cidades amazônicas.