O Sexta.Com.Ciência é um evento mensal realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (NEPECAB) vinculado ao Departamento de Geografia do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo é abrir espaço para discussões inter e transdisciplinares que possam contribuir para a ampliação do conhecimento científico tanto dos acadêmicos quanto para a comunidade, tratando de temas atuais que algumas vezes são pouco explorados em salas de aula.
A edição de Junho irá apresentar de um estudo desenvolvido na extensão do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O caso estudado constitui-se em análise acerca do ensino oferecido para surdos, tendo como base documentos norteadores de uma escola estadual: o Projeto Político Pedagógico, o Regimento e proposta curricular bilíngue. Tal proposta tem como base legal o Decreto Federal 5626, de 22 de dezembro de 2005, onde assegura que os alunos surdos tenham uma educação bilíngue. Os objetivos definidos para este estudo foram no sentido de verificar se as práticas de ensino desta escola são efetivas em relação ao indivíduo surdo. Diante das observações iniciais e análise de alguns documentos da escola percebeu-se algumas problemáticas. Frente a elas a pesquisa desenvolveu um Plano de Ação Educacional (PAE) voltado para uma educação de surdos com base em uma perspectiva bilíngue.