Sexta.Com.Ciência - A Poética da Floresta

Faça sua inscrição
Sexta, 6 de dezembro de 2019 Das 14:00 às 16:00

Sobre o Evento

O Sexta.Com.Ciência é um evento mensal realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (NEPECAB) vinculado ao Departamento de Geografia do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O objetivo é abrir espaço para discussões inter e transdisciplinares que possam contribuir para a ampliação do conhecimento científico tanto dos acadêmicos quanto para a comunidade, tratando de temas atuais que algumas vezes são pouco explorados em salas de aula. Deste agosto de 2018, o evento foi aprovado como um Projeto de Extensão integrante do Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (PAREC) da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (PROEXT/UFAM).

O tema da próxima edição será "Poética da Floresta". A aplicação do referido método está relacionado com o estudo que será feito sobre a representação do indígena na literatura brasileira em seus diferentes períodos. Este estudo será fundamental para percebermos a problemática em torno da literatura indígena amazonense. Além disso, buscaremos descrever o processo de hibridização dos gêneros literários na literatura indígena amazonense, investigaremos a presença da oralidade, que se caracteriza como um dos elementos principais na escrita indígena amazonense, buscaremos evidenciar a presença da ilustração e sua relação com as tradições tribais na literatura de autoria indígena amazonense e por fim, identificar a posição da literatura indígena amazonense frente ao cânone literário

Palestrante

  • Francisco Bezerra dos Santos

Carregando área de inscrição

Local

Auditório Rio Negro, Universidade Federal do Amazonas, Setor Norte, Manaus, Amazonas
Ver no mapa

Organizador

Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia

O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (NEPECAB) vinculado ao Departamento de Geografia, surgiu em 1995, como Grupo de Pesquisas e Estudos das Cidades na Amazônia Brasileira (NEPECAB), seis anos depois foi incluído no banco de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir 2006 foi ampliado para incluir outros pesquisadores tanto da Universidade Federal do Amazonas/UFAM quanto de outras Instituições de Ensino e Pesquisa Superior. O NEPECAB tem desenvolvido suas pesquisas em estudos sobre a rede urbana, processos de formação, expansão e transformações ocorridos nas cidades amazônicas.