O II Simpósio de Gestão Portuária é um evento científico e técnico, que tem como tema central Porto 4.0. O objetivo geral é fortalecer e promover a pesquisa sobre gestão portuária e a discussão sobre os impactos da Indústria 4.0 no sistema portuário. Os objetivos específicos são:
- Promover a elaboração e apresentação de trabalhos científicos pelos pesquisadores do setor portuário;
- Orientar estudantes e profissionais sobre as novas tendências do Porto 4.0;
- Fomentar a discussão sobre o desenvolvimento regional e sua relação com a gestão e inovação portuária.
O evento será voltado para acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais do setor portuário e marítimo. A programação contempla: apresentação de artigos científicos; apresentação de cases; mesa-redonda; palestras; minicursos; visitas técnicas e uma jornada de startup. Teremos a participação de professores especialistas na área de renome nacional, assim como executivos de mercado.
Os melhores artigos e cases apresentados no evento serão selecionados para fast track nas seguintes revistas científicas:
- Revista Ciência & Tecnologia da Editora UNIMEP da Universidade Metodista de Piracicaba;
- A BBR – Brazilian Business Review da FUCAPE Business School - Fundação Instituto Capixaba de Pesqauisas em Contabilidade, Economia e Financas;
- REEN - Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios.
Em breve será divugado o edital para submissão de artigos e cases.
Informações gerais:
- Será fornecido um certificado de 40 horas;
- O primeiro lote de inscrições já está disponível;
- A inscrição dará direito a participação na conferência de abertura, palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação dos artigos científicos e dos cases, visitas técnicas e jornada de startups;
- As visitas técnicas e minicursos possuem quantidade limitada de participantes. Somente podem se inscrever na visita técnica e nos minicursos quem já estiver inscrito no Simpósio. As inscrições nesses dois eventos serão por ordem cronológica de inscrição;
- É possível se inscrever em apenas um minicurso por dia e em uma única visita técnica;
- Ao final do evento serão disponibilizados os Anais com respectivo ISBN
O evento tem como patrocinador oficial e Empresa Maranhense de Adminsitração Portuária - EMAP. Sobre a EMAP e o Porto do Itaqui vale destacar as seguintes informações:
O Porto do Itaqui foi administrado pela Companhia Docas do Maranhão (Codomar), subordinada ao governo federal, no período de 1973 até 2001. Em 1° de fevereiro de 2001, por meio do Convênio de Delegação n° 016/00 assinado entre o Ministério dos Transportes e o Governo do Estado do Maranhão, o Porto do Itaqui passou a ser gerenciado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP.
A criação da EMAP proporcionou ao Itaqui um novo estágio de desenvolvimento em operação, qualidade, desenvolvimento de pessoas e oportunidade de negócios. Suas conexões com importantes ferrovias, como a Estrada de Ferro Carajás, que se interliga com a Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina fazem do Itaqui um corredor importante para o Centro-Oeste do Brasil. São mais de 20 milhões de hectares de hinterlândia (área economicamente servida pelo porto), 2.550 km de ferrovias, 55 quilômetros de rodovias estaduais e federais a partir da BR-135.
Além de vantagens geográficas, o porto está localizado na região conhecida como MATOPIBA, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a terceira e última fronteira agrícola do país. Mais que eficiência multimodal, o Itaqui segue crescendo também em infraestrutura, com as operações do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM). Para acompanhar esse crescimento a EMAP anuncia a realização de dois grandes projetos: um terminal de cargas gerais, para operações com celulose, e um terminal de fertilizantes – do programa de licitação do Governo Federal. Foram entregues em 2017 um berço e pátio de contêineres e o sistema de combate a incêndio na área primária, todos com recursos próprios.