O III Simpósio de Gestão Portuária é um evento científico e técnico, que tem como tema central "Portos do Arco Norte: Um novo desenvolvimento da logística e do comércio exterior do Brasil".
O objetivo geral é fortalecer e promover a pesquisa sobre gestão e logística portuária e a discussão sobre os impactos dos portos do arco norte na economia, logística e comércio exterior.
Os objetivos específicos são:
- Promover a elaboração e apresentação de trabalhos científicos pelos pesquisadores do setor portuário;
- Orientar estudantes e profissionais sobre as novas tendências dos portos do Arco Norte;
- Fomentar a discussão sobre o desenvolvimento regional e sua relação com a gestão e logística portuária.
O evento será voltado para acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais do setor portuário e marítimo. A programação contempla: apresentação de artigos científicos; apresentação de cases; palestras; minicursos; visitas técnicas e estudos de casos. Teremos a participação de professores especialistas na área de renome nacional, assim como executivos de mercado.
Informações gerais:
- Será fornecido um certificado de 30 horas de acordo com as regras de credenciamento;
- As visitas técnicas e minicursos possuem quantidade limitada de participantes. Somente podem se inscrever na visita técnica e nos minicursos quem já estiver inscrito no Simpósio. As inscrições nestas atividades serão por ordem cronológica de inscrição;
- É possível se inscrever em apenas um minicurso por dia e em uma única visita técnica;
- Após o evento serão disponibilizados os Anais com respectivo ISBN
O evento dará direito a um certificado de participação de 30 horas para quem participar de 70% da carga horária total. As atividades de apresentação de artigo científico, visita técnia virtual, minicursos e estudos de caso terão certificados adicionais específicos para essas atividades independente da carga horária total de participação no evento.
Com um dia antes e com uma hora de antecedência do início oficial do Simpósio os inscritos receberão um email com o link para a transmissão do evento que será 100% realizado de forma remota com apoio de sistema de videoconferência.
Patrocinador:
O evento possui como patrocinador ouro a EMAP - Empresa Maranhense de Administração Portuária.
A Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP exerce a função de autoridade portuária na forma estabelecida pela Lei Federal nº 12.815, de 05 de junho de 2013, regulamentada pelo Decreto Federal nº 8.033, de 27 de junho de 2013.
A EMAP é uma empresa pública estadual, com personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa, técnica, patrimonial e financeira, criada pela Lei Estadual nº 7.225, de 31 de agosto de 1998, com sede e foro no Porto do Itaqui, em São Luís – Maranhão – Brasil.
Mais informações sobre legislação: http://www.portodoitaqui.ma.gov.br/emap/legislacao
A EMAP é também responsável por administrar e explorar tanto o Porto Organizado do Itaqui quanto os Terminais Delegados da Ponta da Espera e Cujupe e o Cais de São de Ribamar.
A criação da EMAP proporcionou ao Itaqui um novo estágio de desenvolvimento em operação, qualidade, desenvolvimento de pessoas e oportunidade de negócios. Suas conexões com importantes ferrovias, como a Estrada de Ferro Carajás, que se interliga com a Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina fazem do Itaqui um corredor importante para o Centro-Oeste do Brasil. São mais de 20 milhões de hectares de hinterlândia (área economicamente servida pelo porto), 2.550 km de ferrovias, 55 quilômetros de rodovias estaduais e federais a partir da BR-135.
Além de vantagens geográficas, o porto está localizado na região conhecida como MATOPIBA, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a terceira e última fronteira agrícola do país. Mais que eficiência multimodal, o Itaqui segue crescendo também em infraestrutura, com as operações do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM). Para acompanhar esse crescimento a EMAP anuncia a realização de dois grandes projetos: um terminal de cargas gerais, para operações com celulose, e um terminal de fertilizantes – do programa de licitação do Governo Federal. Foram entregues em 2017 um berço e pátio de contêineres e o sistema de combate a incêndio na área primária, todos com recursos próprios.