IV Simpósio Internacional de Gestão Portuária

IV Simpósio Internacional de Gestão Portuária

Faça sua inscrição
De 25 a 27 de agosto Todos os dias das 08h00 às 20h00
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

O evento foi um sucesso.

Em relação aos trabalhos apresentados no evento tivemos como selecioandos pela Comissão Científica os seguintes trabalhos:

Melhor Artigo Científico:

Contribuições da geração de energia eólica offshore no mundo e para o Brasil - Autor Manoel Evandro de Carvalho Feitosa

Melhor Estudo de Caso:

Comparativo no uso de drones versus uso de lancha no processo de draft survey de navios no berço 105 do Porto do Itaqui operado pela VLI - Autores: Caio Silva Leite e Tercio Fernandes Máximo

Menção honrosa para os seguintes trabalhos:

Propriedade intelectual e transferência de tecnologia nos portos públicos brasileiros - Autor: Paulo Ricardo Gomes Lopes

Processo de implementação do wms em um centro de distribuição de médio porte: as barreiras de transição e os avanços logísticos - Autor: Jose Celso Ribeiro Anceles Filho

Implantação de sistemas de IoT em terminais portuários: modernização do Porto de Hamburgo e porto do Itaqui - Autores: Giselly Danniela de Albuquerque Cavalcanti Ferreira e Luis Borges Gouveia

Logística e gestão de cadeia de suprimentos humanitárias - Autores: Carlos Eduardo da Silva Costa, Ingrid de Cássia Mendes Pinho e Lizandra Regina Diniz

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O IV Simpósio Internacional de Gestão Portuária é um evento técnico-científico com tema "Desenvolvimento Portuário e Sustentabilidade".

OBJETIVOS:

O objetivo geral é fortalecer e promover a pesquisa sobre gestão e logística portuária e a discussão sobre Desenvolvimento Portuário e Sustentabilidade.

Os objetivos específicos são:

  • Promover a elaboração e apresentação de trabalhos científicos por pesquisadores do setor logístico;
  • Apresentar e discutir com estudantes e profissionais as novas tendências de desenvolvimento portuário;
  • Estimular a conscientização e discussão sobre a sustentabilidade nos setores portuário e marítimo.

O evento é voltado para acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais do setor portuário e marítimo, nos ambientes público e privado. A programação de apresentações contempla: artigos científicos, relatos de estudos de casos; palestras; minicursos; visitas técnicas e uma mesa-redonda na temática do evento. Para tanto, contamos com a participação de professores e profissionais especialistas de renome nacional e internacional, bem como executivos desses setores.

As três edições anteriores tiveram uma abrangência nacional, porém, alinhado com a expansão das atividades acadêmicas do Grupo de Pesquisa LabPortos da Universidade Federal do Maranhão, neste ano, o Simpósio terá uma abrangência internacional com a participação de professores, autores e alunos da comunidade científica internacional.

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • A participação dará direito a certificado de 30 h, conforme estabelecido nas regras de credenciamento;
  • As visitas técnicas e minicursos possuem quantidade limitada de participantes. Somente podem se inscrever na visita técnica e nos minicursos quem já estiver inscrito no Simpósio. As inscrições nestas atividades serão por ordem cronológica de inscrição;
  • É possível se inscrever em apenas um minicurso por dia, assim como a uma visita técnica;
  • Os anais do Evento, com respectivo ISBN, serão publicados após o término.

O evento dará direito a um certificado de participação de 30 horas para quem participar de 70% da carga horária total. As atividades de apresentação de trabalhos, visita técnia virtual e minicursos terão certificados adicionais específicos para essas atividades independente da carga horária total de participação no evento.

Com um dia antes e com uma hora de antecedência do início oficial do Simpósio os inscritos receberão um email com o link para a transmissão do evento que será 100% realizado de forma remota com apoio de sistemas de videoconferência.

PATROCINADORES:

O evento possui como patrocinador ouro a EMAP - Empresa Maranhense de Administração Portuária, a VALE e a Grão Pará-Multimodal.

A Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP exerce a função de autoridade portuária na forma estabelecida pela Lei Federal nº 12.815, de 05 de junho de 2013, regulamentada pelo Decreto Federal nº 8.033, de 27 de junho de 2013. A EMAP é uma empresa pública estadual, com personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa, técnica, patrimonial e financeira, criada pela Lei Estadual nº 7.225, de 31 de agosto de 1998, com sede e foro no Porto do Itaqui, em São Luís – Maranhão – Brasil. A EMAP é também responsável por administrar e explorar tanto o Porto Organizado do Itaqui quanto os Terminais Delegados da Ponta da Espera e Cujupe e o Cais de São de Ribamar. A criação da EMAP proporcionou ao Itaqui um novo estágio de desenvolvimento em operação, qualidade, desenvolvimento de pessoas e oportunidade de negócios. Suas conexões com importantes ferrovias, como a Estrada de Ferro Carajás, que se interliga com a Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina fazem do Itaqui um corredor importante para o Centro-Oeste do Brasil. São mais de 20 milhões de hectares de hinterlândia (área economicamente servida pelo porto), 2.550 km de ferrovias, 55 quilômetros de rodovias estaduais e federais a partir da BR-135. Além de vantagens geográficas, o porto está localizado na região conhecida como MATOPIBA, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a terceira e última fronteira agrícola do país. Mais que eficiência multimodal, o Itaqui segue crescendo também em infraestrutura, com as operações do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM). Para acompanhar esse crescimento a EMAP anuncia a realização de dois grandes projetos: um terminal de cargas gerais, para operações com celulose, e um terminal de fertilizantes – do programa de licitação do Governo Federal. Foram entregues em 2017 um berço e pátio de contêineres e o sistema de combate a incêndio na área primária, todos com recursos próprios. Para mais informações: https://www.portodoitaqui.ma.gov.br/.

A VALE é uma empresa nascida em 1º de junho de 1942 como a estatal Companhia Vale do Rio Doce, a Vale é hoje uma empresa privada que figura entre as maiores mineradoras globais. As operações extrapolam fronteiras, estamos presentes em cerca de 30 países, compartilhando nossa missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. Além da mineração, atua em logística – com ferrovias, portos, terminais e infraestrutura de última geração -, em energia e em siderurgia. Transporta por ano, mais de 1 milhão de pessoas pelos trens de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas e Estrada de Ferro Carajás. Conta com cerca de 120 mil empregados próprios e terceiros no mundo. Cerca de 54% do consumo energético da Vale é produzido pela própria empresa. É a maior produtora de manganês no Brasil, respondemos por cerca de 70% do mercado nacional. Protege 8,5 mil km² de áreas naturais, o que é equivalente a 6 vezes o total da área ocupada pelas nossas unidades operacionais. Mantém iniciativas e instituições voltadas para pesquisa e desenvolvimento de projetos na área de Inovação. Negócios de atuação da VALE: Minério de Ferro; Logística; Energia e Siderurgia. Para mais informações: http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/Paginas/default.aspx.

A Grão-Pará Multimodal é a empresa responsável pelo projeto do Terminal Portuário de Alcântara (TPA) que já se encontra autorizado pela ANTAQ. O TPA será construído na ilha do Cajual situado na Baía de São Marcos, no estado do Maranhão. O acesso rodoviário se dará por ligação à rodovia atual, a BR-308 junto a Cojupe. O acesso ferroviário será via um ramal ao TPA (50 km menor que o trajeto para o TMPM). A velocidade máxima das correntes no TPA é de 2 m/s. Em relação ao quilombolas, já existe um acordo formal assinado. Possui como característica águas profundas calado natural mínimo de 25 m nos piers (navios de até 400 000 DWT). Em relação à manobrabilidade, o nível de segurança foi máxima obtido nas simulações feitas com a APEM e DHI na Force Technology Denmark em Copenhaga. Está planejado a construção de 8 berços x 405m, para as seguintes cargas agro, minério, carga geral e combustíveis. Capacidade de 9 pátios de 0,8 Mt perfazendo 7 Mt e podendo ser
aumentada até 15 Mt.

APOIADORES:

Temos como apoiadores:

A Modal Consult é uma empresa nacional de consultoria estratégica, assessoria técnica e regulatória e de projetos econômicos com foco nos segmentos portuário, aquaviário e de transporte marítimo. Para mais informações: https://www.modalconsult.com.br.

A DL Portos é uma startup maranhense que tem o propósito de democratizar o acesso ao setor portuário descomplicando termos técnicos através de capacitação profissional de forma simples, rápida e intuitiva. Para mais informações: https://www.dlportos.com.br Instagram: @dlportos.

ABTP - Associação de Terminais Portuários

ABTRA - Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados

ATP - Associação de Terminais Privados

Fundação Sousândrade

MTZ Shipping

Palestrantes

  • Murillo Barbosa
  • Luciana Kuzolitz
  • Cassia Bömer Galvão
  • Ted Lago
  • Paulo Salvador
  • Ricardo J. Sánchez
  • Leo Tadeu Robles
  • Darliane Ribeiro Cunha
  • Luane Lemos Agostinho
  • Isabella Pearce
  • Otto Luiz Burlier Silveira Filho
  • Ana Casaca
  • Fernando Fialho
  • Sérgio Sampaio Cutrim
  • Flavia Nico
  • João Ferreira Netto
  • José Valentim
  • Osvaldo R. Saavedra
  • Welligton Beckman
  • Luiz Piauhylino Monteiro Filho
  • Nuno Martins
  • MSc Eng. Guilherme S de Sá Peixoto
  • Eduardo Greco
  • Fábio Lavor Teixeira

Programação

14h00 - José Valentim, Paulo Salvador, Sérgio Sampaio Cutrim, Ted Lago Solenidade de Abertura Abertura
Solenidade de Abertura
Local: Videoconferência

Nesta solenidade ocorrerá oficialmente a abertura do IV Simpósio Internacional de Gestão Portuária com a presença do Prof. Dr. Sérgio Cutrim, Coordenador Geral do evento, Senhor Ted Lago, Presidente da EMAP e demais autoridades.

14h15 - Ted Lago Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade no Porto do Itaqui Conferência
Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade no Porto do Itaqui
Local: Videoconferência

Conferência de abertura do evento. A palestra abordará a atuação, projetos, desenvolvimento do Porto do Itaqui e o impacto na sustentabilidade do negócio e no estado do Maranhão.

Será ministrado pelo Presidente da EMAP, Sr. Ted Lago.

15h15 - Sérgio Sampaio Cutrim Impacto econômico da indústria portuária Palestra
Impacto econômico da indústria portuária
Local: Videoconferência

É reconhecido o papel que os portos desempenham como agentes de desenvolvimento econômico em suas áreas de influência, regiões em que se inserem e para as nações como elementos chaves para o comércio entre países. Por outro lado, são poucos os estudos de determinação e quantificação desses benefícios: renda, empregos e infraestrutura. Esta palestra apresenta os resultados relativos ao impacto econômico da industria portuária.

16h30 - Cassia Bömer Galvão Sustentabilidade e Relações Porto-Cidade Palestra Sessão Internacional
Sustentabilidade e Relações Porto-Cidade
Local: Videoconferência

A palestra desta sessão internacional abordará a temática sustentabilidade aplicada ao contexto portuário. Implicações e impacto da sustentabilidade na relação porto-cidade e experiências internacionais. A palestra será ministrada pela Profa. Dra. Cássia Bomer Galvão da A&M University (Galveston, Texas).

17h30 - Luciana Kuzolitz Estratégias para desenvolvimento portuário em portos públicos Palestra
 Estratégias para desenvolvimento portuário em portos públicos
Local: Videoconferência

A palestra abordará quais as principais estratégias que um porto público pode utilizar para gerar desenvolvimento portuário considerando o impacto econômico regional, as limitações e principais desafios. Será ministrada pelo Diretor de Planejamento e Operações do Porto do Itaqui, Senhor Jaylson Luz.

19h00 - Leo Tadeu Robles, Luiz Piauhylino Monteiro Filho, Nuno Martins Energias renováveis no setor portuário e o Caso do Terminal Portuário de Alcântara Mesa-redonda
Energias renováveis no setor portuário e o Caso do Terminal Portuário de Alcântara
Local: Videoconferência

Serão debatidos as últimas tendências de utilização de energias renováveis aplicadas ao setor portuário e apresentado o Estudo de Caso do projeto do Terminal Portuário de Alcântara (TPA). o projeto está autorizado pela ANTAQ. Possui como empresa responspavel a Grão-Pará Multimodal. O TPA será construído na ilha do Cajual situado na Baía de São Mar. O complexo portuário ocupará uma área de 882 ha, utilizada para operar principalmente três tipos de cargas: (i) minério de ferro e ferro gusa; (ii) grãos alimentares; e (iii) e carga geral.

08h00 Visita Técnica Virtual ao Porto do Itaqui Visita técnica
Visita Técnica Virtual ao Porto do Itaqui
Local: Videoconferência

Realização de uma visita técnica virtual nas instalações do Porto do Itaqui.

08h00 Visita Técnica Virtual ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira - VALE Visita técnica
Local: Videoconferência

Realização de visita técnica remota nas instalações da VALE no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira.

10h00 - Ricardo J. Sánchez El paper sobre proyecciones de crecimiento de las naves portacontenedores para América del Sur Palestra Sessão Internacional
El paper sobre proyecciones de crecimiento de las naves portacontenedores para América del Sur
Local: Videoconferência

Palestra internacional sobre o crescimento de navios porta-contêineres para a América do Sul.

Será ministrada por Ricardo J. Sánchez (Oficial Sênior de Assuntos Econômicos da Divisão de Comércio Internacional e Ibtegração da CEPAL - Comissão Econômica para a América Latina e Caribe).

 

11h00 - MSc Eng. Guilherme S de Sá Peixoto Desenvolvimento portuário em Tecnologia e Inovação Palestra
Desenvolvimento portuário em Tecnologia e Inovação
Local: Videoconferência

Apresentação de tendências e inovação no setor portuário.

14h00 - Flavia Nico Sustentabilidade Portuária e ESG Minicurso
Sustentabilidade Portuária e ESG
Local: Videoconferência

O minicurso abordará a temática de Sustentabilidade Portuária aplicada a ESG (Environmental, Social and Governance). Será ministrado pela Profa. Dr.a Flávia Nico.

14h00 - Leo Tadeu Robles Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aplicados ao Setor Portuário Minicurso
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aplicados ao Setor Portuário
Local: Videoconferência

O minicurso tem como tema: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aplicados ao Setor Portuário vai abordar. A gestão ambiental no mundo tem também como marco, a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos em Assembleia Geral de setembro de 2015, focalizando estratégias de desenvolvimento gerais e transformadoras para o mundo. A Agenda 2030 enfatiza o objetivo de “alcançar o Desenvolvimento Sustentável em suas três dimensões - econômica, social e ambiental - de forma equilibrada e integrada”. (UNESCAP, 2015). Como o ODS podem ser aplicados nas atividades portuárias ?quais estão mais ligadas? Ou ainda, quais ações devem ser empreendidas pelas Autoridades Portuárias para atendimento aos ODS? O mincurso será ministrado pelo Prof. Dr. Leo Tadeu Robles.

14h00 - Darliane Ribeiro Cunha Sustentabilidade e Inovação nos Portos Minicurso
Sustentabilidade e Inovação nos Portos
Local: Videoconferência

O minicurso abordará como os portos e terminais privados estão trabalhando as temáticas de sustentabilidade e de inovação. No curso será discutido os conceitos principais da inovação e sustentabilidade. Destacaremos que o desenvolvimento sustentável demanda inovações tecnológicas. Também iremos comparar as estratégias de inovação e sustentabilidade utilizadas no Brasil com aquelas aplicadas na Europa, Estados Unidos e Ásia e destacar as melhores práticas, desafios e oportunidades do setor. Será ministrado pela Profa. Dra. Darliane Ribeiro Cunha.

14h00 - Luane Lemos Agostinho Sistemas de Gestão Ambiental no Setor Portuário Minicurso
Sistemas de Gestão Ambiental no Setor Portuário
Local: Videoconferência

O minicurso abordará as seguintes temáticas:

1. SGA: conceito e importância para a gestão portuária

2. Estruturando um sistema de gestão: diagnóstico e planejamento

3. Conhecendo o método PDCA

4. Instrumentos de planejamento ambiental

5. Avaliação e controle de impactos ambientais

6. Controle Operacional e procedimentos

7. Preparação para emergências ambientais: conhecendo planos e estrutura

8. Monitoramentos, auditorias e análise crítica do sistema

9. Cumprimento de requisitos legais

10. Melhoria Contínua

11. Instrumentos de certificação de sistemas de gestão ambiental

12. Desempenho ambiental dos portos do Brasil

Será ministrado pela Doutorando Luane Lemos (Gerente de Meio Ambiente do Porto do Itaqui).

14h00 - Isabella Pearce Gestão de Resíduos Sólidos no Setor Portuário Minicurso
Gestão de Resíduos Sólidos no Setor Portuário
Local: Videoconferência

O minicurso vai abordas os seguintes conceitos: Teoria dos Resíduos e Legislação Brasileira – Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus instrumentos. Planos Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos – Plano de São Luís e outros estudos de caso. Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (planos para empresas) – modelos e casos concretos. Aplicação no setor portuário. O minicurso será ministrado pela Profa. Dra. Isabella Pearce.

14h00 - Welligton Beckman Direito marítimo: teoria geral e acidentes e fatos da navegação Minicurso
Direito marítimo: teoria geral e acidentes e fatos da navegação
Local: Videoconferência

O minicurso abordará temas de Direito Marítimo que é o ramo autônomo do Direito que trata de questões legais e administrativas relacionadas ao transporte marítimo e acidentes e fatos da navegação.

19h00 - José Valentim Estudo de caso:Avanços na gestão portuária do Porto de Ponta da Madeira: segurança e sustentabilidade Palestra
Estudo de caso:Avanços na gestão portuária do Porto de Ponta da Madeira: segurança e sustentabilidade
Local: Videoconferência

Apresentação do estudo de caso do maior terimnal portuário do Brasil, em volume, Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, sobre os avanços no desenvolvimento portuário com foco em segurança e sustentabilidade.

20h00 - Osvaldo R. Saavedra Energia Azul: fontes renováveis oceânicas Palestra
Energia Azul: fontes renováveis oceânicas
Local: Videoconferência

Apresentação do estado da arte sobre fontes de energias renováveis oceânicas. Apresentado pelo Prof. Dr. R. Saavedra.

08h00 Apresentação de Artigos científicos e Estudos de Caso Apresentação de Artigos
Apresentação de Artigos científicos e Estudos de Caso
Local: Videoconferência

Seção científica com a apresentação dos artigos científicos e estudos de caso aprovados.

14h00 - Otto Luiz Burlier Silveira Filho Modernização portuária Palestra
Modernização portuária
Local: Videoconferência

A palestra abordará iniciativas relacionadas modernização portuária. Será ministrada por Otto Luiz Burlier ilveira Filho (Diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária)

15h00 - Eduardo Greco Benchmarking de desempenho operacional dos terminais de contêineres brasileiros e mundiais Palestra
Benchmarking de desempenho operacional dos terminais de contêineres brasileiros e mundiais
Local: Videoconferência

Serão abordados os parâmetros de desempenho internacionais em operações de contâiner, produtividade, fatores críticos e diversos cases. Palestra será ministrada por Eduardo Greco.

16h15 - Ana Casaca Política e Competitividade Marítima na União Europeia Palestra Sessão Internacional
Política e Competitividade Marítima na União Europeia
Local: Videoconferência

A palestra abordará a temática de política unificada da União Europeia para o setor de transporte marítimo. Principais planos, projetos e modelos de financiamento. Divisão de responsabilidades. E seu impactos na competitividade do transporte marítimo europeu. Será ministrada pela Profa. Dra. Ana Casaca.

17h00 - Fábio Lavor Teixeira, Fernando Fialho, Murillo Barbosa, Sérgio Sampaio Cutrim Privatização e Desenvolvimento Portuário Mesa-redonda
Privatização e Desenvolvimento Portuário
Local: Videoconferência

Esta mesa-redonda abordará o contexto atual do programa de privatização do setor portuário brasileiro, a visão do setor portuário privado, o estudo de caso do primeiro porto público a ser privatizado (CODESA) e as principais perspectivas. Contará com a participação de Júlio Castilhone (CODESA), Murillo Barbosa (ATP), Fernando Fialho (Modal Consult).

19h00 - João Ferreira Netto Corredores verdes de transporte Palestra
Corredores verdes de transporte
Local: Videoconferência

Corredores verdes são estruturas pelas quais se transporta grandes volumes de mercadorias, utilizando a combinação dos modais rodoviário, ferroviário, fluvial e marítimo com a aplicação de novas tecnologias que ajudam a equilibrar a produtividade e sustentabilidade, reduzindo os impactos ambientais

20h00 - Sérgio Sampaio Cutrim Encerramento e premiação dos melhores artigos e estudos de caso Encerramento
Encerramento e premiação dos melhores artigos e estudos de caso
Local: Videoconferência

Cerimônia de encerramento e divulgação dos melhores artigos cientpificos e estudos de caso aproesentados no evento.

Organizador

Grupo de Pesquisa LabPortos / Prof. Dr. Sérgio Cutrim

O LabPortos foi criado em 2011 no Departamento de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal do Maranhão. É coordenado pelo Prof. Dr. Sérgio Cutrim. Tem como objetivo fomentar a pesquisa e o estudo na área logística e portuária, funcionando como um polo de pesquisas e contribuindo na formação de recursos humanos para a sociedade. Os trabalhos desenvolvidos no grupo já foram apresentados e publicados em revistas científicas e congressos nacionais e internacionais. Já organizou pós-graduações de Engenharia Portuária, Logística Portuária e Gestão Portuária. Trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: Logística Empresarial; Logística Ambiental; Sustentabilidade Portuária; Negócios Portuários; Negócios Marítimos e Engenharia Portuária;