O evento foi um sucesso.
Em relação aos trabalhos apresentados no evento tivemos como selecioandos pela Comissão Científica os seguintes trabalhos:
Melhor Artigo Científico:
Contribuições da geração de energia eólica offshore no mundo e para o Brasil - Autor Manoel Evandro de Carvalho Feitosa
Melhor Estudo de Caso:
Comparativo no uso de drones versus uso de lancha no processo de draft survey de navios no berço 105 do Porto do Itaqui operado pela VLI - Autores: Caio Silva Leite e Tercio Fernandes Máximo
Menção honrosa para os seguintes trabalhos:
Propriedade intelectual e transferência de tecnologia nos portos públicos brasileiros - Autor: Paulo Ricardo Gomes Lopes
Processo de implementação do wms em um centro de distribuição de médio porte: as barreiras de transição e os avanços logísticos - Autor: Jose Celso Ribeiro Anceles Filho
Implantação de sistemas de IoT em terminais portuários: modernização do Porto de Hamburgo e porto do Itaqui - Autores: Giselly Danniela de Albuquerque Cavalcanti Ferreira e Luis Borges Gouveia
Logística e gestão de cadeia de suprimentos humanitárias - Autores: Carlos Eduardo da Silva Costa, Ingrid de Cássia Mendes Pinho e Lizandra Regina Diniz
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O IV Simpósio Internacional de Gestão Portuária é um evento técnico-científico com tema "Desenvolvimento Portuário e Sustentabilidade".
OBJETIVOS:
O objetivo geral é fortalecer e promover a pesquisa sobre gestão e logística portuária e a discussão sobre Desenvolvimento Portuário e Sustentabilidade.
Os objetivos específicos são:
- Promover a elaboração e apresentação de trabalhos científicos por pesquisadores do setor logístico;
- Apresentar e discutir com estudantes e profissionais as novas tendências de desenvolvimento portuário;
- Estimular a conscientização e discussão sobre a sustentabilidade nos setores portuário e marítimo.
O evento é voltado para acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais do setor portuário e marítimo, nos ambientes público e privado. A programação de apresentações contempla: artigos científicos, relatos de estudos de casos; palestras; minicursos; visitas técnicas e uma mesa-redonda na temática do evento. Para tanto, contamos com a participação de professores e profissionais especialistas de renome nacional e internacional, bem como executivos desses setores.
As três edições anteriores tiveram uma abrangência nacional, porém, alinhado com a expansão das atividades acadêmicas do Grupo de Pesquisa LabPortos da Universidade Federal do Maranhão, neste ano, o Simpósio terá uma abrangência internacional com a participação de professores, autores e alunos da comunidade científica internacional.
INFORMAÇÕES GERAIS:
- A participação dará direito a certificado de 30 h, conforme estabelecido nas regras de credenciamento;
- As visitas técnicas e minicursos possuem quantidade limitada de participantes. Somente podem se inscrever na visita técnica e nos minicursos quem já estiver inscrito no Simpósio. As inscrições nestas atividades serão por ordem cronológica de inscrição;
- É possível se inscrever em apenas um minicurso por dia, assim como a uma visita técnica;
- Os anais do Evento, com respectivo ISBN, serão publicados após o término.
O evento dará direito a um certificado de participação de 30 horas para quem participar de 70% da carga horária total. As atividades de apresentação de trabalhos, visita técnia virtual e minicursos terão certificados adicionais específicos para essas atividades independente da carga horária total de participação no evento.
Com um dia antes e com uma hora de antecedência do início oficial do Simpósio os inscritos receberão um email com o link para a transmissão do evento que será 100% realizado de forma remota com apoio de sistemas de videoconferência.
PATROCINADORES:
O evento possui como patrocinador ouro a EMAP - Empresa Maranhense de Administração Portuária, a VALE e a Grão Pará-Multimodal.
A Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP exerce a função de autoridade portuária na forma estabelecida pela Lei Federal nº 12.815, de 05 de junho de 2013, regulamentada pelo Decreto Federal nº 8.033, de 27 de junho de 2013. A EMAP é uma empresa pública estadual, com personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa, técnica, patrimonial e financeira, criada pela Lei Estadual nº 7.225, de 31 de agosto de 1998, com sede e foro no Porto do Itaqui, em São Luís – Maranhão – Brasil. A EMAP é também responsável por administrar e explorar tanto o Porto Organizado do Itaqui quanto os Terminais Delegados da Ponta da Espera e Cujupe e o Cais de São de Ribamar. A criação da EMAP proporcionou ao Itaqui um novo estágio de desenvolvimento em operação, qualidade, desenvolvimento de pessoas e oportunidade de negócios. Suas conexões com importantes ferrovias, como a Estrada de Ferro Carajás, que se interliga com a Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina fazem do Itaqui um corredor importante para o Centro-Oeste do Brasil. São mais de 20 milhões de hectares de hinterlândia (área economicamente servida pelo porto), 2.550 km de ferrovias, 55 quilômetros de rodovias estaduais e federais a partir da BR-135. Além de vantagens geográficas, o porto está localizado na região conhecida como MATOPIBA, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a terceira e última fronteira agrícola do país. Mais que eficiência multimodal, o Itaqui segue crescendo também em infraestrutura, com as operações do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM). Para acompanhar esse crescimento a EMAP anuncia a realização de dois grandes projetos: um terminal de cargas gerais, para operações com celulose, e um terminal de fertilizantes – do programa de licitação do Governo Federal. Foram entregues em 2017 um berço e pátio de contêineres e o sistema de combate a incêndio na área primária, todos com recursos próprios. Para mais informações: https://www.portodoitaqui.ma.gov.br/.
A VALE é uma empresa nascida em 1º de junho de 1942 como a estatal Companhia Vale do Rio Doce, a Vale é hoje uma empresa privada que figura entre as maiores mineradoras globais. As operações extrapolam fronteiras, estamos presentes em cerca de 30 países, compartilhando nossa missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. Além da mineração, atua em logística – com ferrovias, portos, terminais e infraestrutura de última geração -, em energia e em siderurgia. Transporta por ano, mais de 1 milhão de pessoas pelos trens de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas e Estrada de Ferro Carajás. Conta com cerca de 120 mil empregados próprios e terceiros no mundo. Cerca de 54% do consumo energético da Vale é produzido pela própria empresa. É a maior produtora de manganês no Brasil, respondemos por cerca de 70% do mercado nacional. Protege 8,5 mil km² de áreas naturais, o que é equivalente a 6 vezes o total da área ocupada pelas nossas unidades operacionais. Mantém iniciativas e instituições voltadas para pesquisa e desenvolvimento de projetos na área de Inovação. Negócios de atuação da VALE: Minério de Ferro; Logística; Energia e Siderurgia. Para mais informações: http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/Paginas/default.aspx.
A Grão-Pará Multimodal é a empresa responsável pelo projeto do Terminal Portuário de Alcântara (TPA) que já se encontra autorizado pela ANTAQ. O TPA será construído na ilha do Cajual situado na Baía de São Marcos, no estado do Maranhão. O acesso rodoviário se dará por ligação à rodovia atual, a BR-308 junto a Cojupe. O acesso ferroviário será via um ramal ao TPA (50 km menor que o trajeto para o TMPM). A velocidade máxima das correntes no TPA é de 2 m/s. Em relação ao quilombolas, já existe um acordo formal assinado. Possui como característica águas profundas calado natural mínimo de 25 m nos piers (navios de até 400 000 DWT). Em relação à manobrabilidade, o nível de segurança foi máxima obtido nas simulações feitas com a APEM e DHI na Force Technology Denmark em Copenhaga. Está planejado a construção de 8 berços x 405m, para as seguintes cargas agro, minério, carga geral e combustíveis. Capacidade de 9 pátios de 0,8 Mt perfazendo 7 Mt e podendo ser
aumentada até 15 Mt.
APOIADORES:
Temos como apoiadores:
A Modal Consult é uma empresa nacional de consultoria estratégica, assessoria técnica e regulatória e de projetos econômicos com foco nos segmentos portuário, aquaviário e de transporte marítimo. Para mais informações: https://www.modalconsult.com.br.
A DL Portos é uma startup maranhense que tem o propósito de democratizar o acesso ao setor portuário descomplicando termos técnicos através de capacitação profissional de forma simples, rápida e intuitiva. Para mais informações: https://www.dlportos.com.br Instagram: @dlportos.
ABTP - Associação de Terminais Portuários
ABTRA - Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados
ATP - Associação de Terminais Privados
Fundação Sousândrade
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