V Simpósio Internacional de Gestão Portuária / II Fórum Latino-Americano de Cidades Portuárias

V Simpósio Internacional de Gestão Portuária / II Fórum Latino-Americano de Cidades Portuárias

Faça sua inscrição
De 8 a 10 de junho Todos os dias das 08h00 às 20h00

Sobre o Evento

O EVENTO

O V Simpósio Internacional de Gestão Portuária e o II Fórum Latino-Americano de Cidades Portuárias é um evento técnico-científico com tema "Relação porto-cidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável". O evento tem como objetivo geral: fortalecer e promover a difusão de conhecimento e práticas sobre a Relação Porto-Cidade e seus reflexos nas dimensões da Sustentabilidade.
Tem como objetivos específicos: promover a difusão de conhecimentos, melhores práticas e relatos da Gestão Portuária; fomentar a discussão sobre as experiências da Gestão Pública Municipal na administração do território e incentivar a elaboração e apresentação de trabalhos técnicos e científicos pelos pesquisadores e por profissionais do setor portuário sobre a temática do evento.

O evento conta como organizadores a Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisa LabPortos e a Asociación de Arquitectos y Urbanistas de América Latina y el Caribe. O público-alvo é formado por agentes públicos das instituições administradoras e reguladoras do setor portuário, profissionais das instalações portuárias privadas, estudantes, professores e pesquisadores do setor portuário e demais interesados na temática portuária.

A programação do evento contará com painéis, palestras, estudos de caso, visitas técnicas e lançamento bibliográfico. Ele será na modalidade híbrida. Todas as atividades presenciais serão transmitidas pela internet.

-------------------------------------

LINK DE TRANSMISSÃO

https://www.youtube.com/labportos

-----------------------------------

EL EVENTO

El V Simposio Internacional de Gestión Portuaria y el II Foro Latinoamericano de Ciudades Portuarias es un evento técnico-científico con el tema "Relación Puerto-Ciudad y Objetivos de Desarrollo Sostenible". El evento tiene como objetivo general: fortalecer y promover la difusión de conocimientos y prácticas sobre la Relación Puerto-Ciudad y sus efectos en las dimensiones de la Sostenibilidad. Sus objetivos específicos son: promover la difusión de conocimientos, mejores prácticas y informes sobre la Gestión Portuaria; promover la discusión sobre experiencias de Gestión Pública Municipal en la gestión del territorio y estimular la elaboración y presentación de trabajos técnicos y científicos de investigadores y profesionales del sector portuario en la temática del evento.

El evento es organizado por la Universidad Federal de Maranhão, a través del Grupo de Investigación LabPortos y la Asociación de Arquitectos y Urbanistas de América Latina y el Caribe. El público objetivo es compuesto por agentes públicos de las instituciones administrativas y reguladoras del sector portuario, profesionales de instalaciones portuarias públicas y privadas, estudiantes, profesores y investigadores del sector marítimo y portuario y otras personas interesadas en la temática marítima y portuaria.

El programa del evento contará con paneles, conferencias, estudios de casos, visitas técnicas, minicursos y presentaciones bibliográficas. Será en modo híbrido. Todas las actividades presenciales serán retransmitidas por internet.

------------------------------------

MODALIDADE E LOCAL DE REALIZAÇÃO

O evento será híbrido. Existem duas modalidades de participação. Uma inscrição para participar das atividades presenciais e outro tipo de inscrição para participar de forma remota. Todas as atividades serão transmitidas pela internet.

O evento ocorrerá no Hotel Luzeiros. Endereço: R. João Damasceno, 2 - Ponta do Farol, São Luís - MA.

--------------------------------------

MODALIDAD Y LUGAR DE REALIZACIÓN

El evento será híbrido con dos modos de participación. Una aplicación para participar en actividades presenciales y otra para participar a distancia. Todas las actividades serán retransmitidas online.

El evento se ubicará en lo Hotel Luzeiros.

Dirección: Calle João Damasceno, 2 - Ponta do Farol, São Luís - MA.

----------------------------------

PATROCÍNIO

Contamos com o patrocínio de três instituições descritas a seguir.

Patrocinador Diamante:

Porto do Itaqui

A Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP exerce a função de autoridade portuária do Porto do Itaqui. A EMAP é uma empresa pública estadual, com personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa, técnica, patrimonial e financeira. Também é responsável por administrar e explorar tanto o Porto Organizado do Itaqui quanto os Terminais Delegados da Ponta da Espera e Cujupe e o Cais de São de Ribamar. A criação da EMAP proporcionou ao Itaqui um novo estágio de desenvolvimento em operação, qualidade, desenvolvimento de pessoas e oportunidade de negócios. Suas conexões com importantes ferrovias, como a Estrada de Ferro Carajás, que se interliga com a Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina fazem do Itaqui um corredor importante para o Centro-Oeste do Brasil. Além de vantagens geográficas, o porto está localizado na região conhecida como MATOPIBA, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a terceira e última fronteira agrícola do país. Mais que eficiência multimodal, o Itaqui segue crescendo também em infraestrutura. Para mais informações: https://www.portodoitaqui.ma.gov.br/ .

Patrocinador Ouro:

Grão-Pará Multimodal

A Grão-Pará Multimodal (GPM) celebrou em 27 de dezembro de 2018 o Contrato de Adesão Nº 15 com a UNIÃO, por intermédio do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil - MTPA, na qualidade de poder concedente, e que contou ainda com a interveniência da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ. O supra aludido contrato tem por objeto a autorização, pela UNIÃO, para construção e exploração, pela GPM, de Instalação Portuária na modalidade de Terminal de Uso Privado - TUP, localizada na Ilha do Cajual, S/N - Alcântara – MA para fins de movimentação e/ou armazenagem de cargas destinadas ou provenientes de transporte aquaviário, designadamente de Granéis Sólidos, Carga Geral e Granéis Líquidos, denominado Terminal Portuário de Alcântara (TPA). A área autorizada para exploração da Instalação Portuária corresponde a 11.864.436,00 m2. O TPA é um porto de águas profundas, com uma profundidade mínima de -25 metros, destinando-se a navios até 400.000 DWT, sendo a única instalação portuária com esta profundidade na Baía de São Marcos, para além do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), tendo o canal de acesso e a bacia de evolução condições de assegurar a todas as embarcações elevados níveis de segurança de navegação, ficando o terminal localizado na margem Ocidental da Baía, o que é uma mais valia, pois evita o congestionamento existente na margem Oriental, onde já existem três portos . A GPM celebrou em 09 de dezembro de 2021 o Contrato de Adesão Nº 6 com a UNIÃO, por intermédio do Ministério da Infraestrutura – MINFRA, para a construção e operação da Ferrovia EF-317 que irá permitir a ligação ferroviária direta aos principais estados produtores de soja e milho bem como as enormes reservas de minério de ferro no Pará.

Patrocinador Prata:

Ligga - Porto São Luís

O projeto Porto São Luís está em fase de reestruturação para integrar holding de mineração e logística. O Porto São Luís agora conta com acionistas 100% brasileiros e integra o projeto de mineração e logística denominado Ligga. E segue sendo um dos maiores projetos de infra - estrutura em processo de implantação no Maranhão e no Brasil. Com localização privilegiada na Baía de São Marcos, o projeto agora está ainda mais forte e com carga garantida, com a recente aquisição de 100% das ações pela Cosan, que participa de uma joint venture com o Grupo Paulo Brito, com capital 100% nacional. O Porto São Luis agora é parte de uma holding voltada para a produção de minério de ferro. E antes mesmo de ser construído, já conta com carga garantida para sua futura operação. Atualmente o empreendimento está em fase de adequação do novo escopo do projeto. Após essa etapa, a previsão inicial é que as obras de construção do empreendimento comecem no segundo semestre de 2023, quando irá gerar centenas de empregos diretos e indiretos; priorizando o aproveitamento máximo da mão de obra local. Para dar ainda mais oportunidades também às pessoas das comunidades vizinhas do Cajueiro (Andirobal, Sol Nascente, Prainha, Rua Principal, Guarimanduba e Egito) e Mãe Chica (Vila Maranhão), a Ligga – Projeto Porto São Luís em parceria com o SINDUSCON-MA e com o SENAI-MA já desenvolve um programa de capacitação e formação de mão de obra voltado para esse público; com a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para a comunidade, com aulas na sede do empreendimento. A meta é formar mão de obra especializada em áreas que serão demandadas na futura obra. O CEO da Ligga – Projeto Porto São Luis, engenheiro Gerson Luiz Petterle reafirma o compromisso do empreendimento em ser um forte indutor de desenvolvimento no Estado do Maranhão e no país.

Patrocinador Bronze:

Granel Química

Mais extensa rede de terminais de líquidos a granel da América do Sul; atuando na movimentação e armazenamento destes produtos e de carga seca em lugares estratégicos na Argentina, Brasil, Chile e Peru com um volume de quase 5 milhões de toneladas/ano. No Brasil, operamos sete terminais: São Luís (MA) 2; Teresina (PI); Palmas (TO); Santos (SP); Rio Grande (RS) e Ladário (MS).

Estamos associados ao ODFJELL GROUP, de origem na Noruega, um dos líderes da movimentação de produtos químico por via marítimo. O Grupo tem mais de 100 anos de operação conta com 90 navios tanque e uma rede de terminais que se expande pela América, Ásia, Europa e Meio Oriente, operando mais de 16 milhões de toneladas por ano.

Missão: Nosso negócio consiste em armazenar e lidar com líquidos a granel de maneira segura e eficiente. Os objetivos empresariais são estabelecidos segundo critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) e atendidos tendo em vista indicadores precisos por relatórios internos e nosso Relatório de Sustentabilidade.

------------------------------------

PATROCINIO

El evento tiene tres instituciones patrocinadoras:

Patrocinador Diamante:

Puerto de Itaqui

La Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP es la Autoridad Portuaria del Puerto de Itaqui. empresa pública estadual, con personalidad jurídica de derecho privado, con autonomía administrativa, técnica, patrimonial y financiera y es responsable por la gestión y operación tanto del Puerto Organizado de Itaqui, como de las Terminales Delegadas de Ponta da Espera y Cujupe y del Cais de São de Ribamar. La creación de EMAP proporcionó a Itaqui una nueva etapa de desarrollo operacional, de calidad, de su personal y así, nuevas oportunidades de negocios. Sus conexiones con importantes vías férreas, como el Ferrocarril Carajás, que conecta con los Ferrocarriles Norte-Sul y Transnordestina, hacen de Itaqui un importante corredor del Centro-Oeste de Brasil. Además de las ventajas geográficas, el puerto está ubicado en la región conocida como MATOPIBA, formada por los estados de Maranhão, Tocantins, Piauí y Bahia, considerada la tercera y última frontera agrícola del país. Más que eficiencia multimodal, Itaqui también sigue creciendo en infraestructura. Para más informaciones: https://www.portodoitaqui.ma.gov.br/.

Patrocinador Oro:

Multimodal Grão-Pará

El 27 de diciembre de 2018, la Grão-Pará Multimodal (GPM) firmó el Contrato de Adhesión N. 15 con el Gobierno Federal, a través del Ministerio de Transportes, Puertos y Aviación Civil - MTPA, como autoridad concedente, con la intervención de la Agencia Nacional de Transportes Acuáticos – ANTAQ. El contrato tiene por objeto autorizar la construcción y operación por la GPM de una Instalación Portuaria en la modalidad de Terminal de Uso Privado - TUP, ubicada en Ilha do Cajual, Alcântara - MA con el objeto de manipulación y/o almacenamiento de carga con destino o proveniente del transporte acuático, a saber, Graneles Sólidos, Carga General y Graneles Líquidos, conocida como Terminal Portuaria de Alcântara (TPA). El área autorizada para la explotación de la Instalación Portuaria corresponde a 11.864.436,00 m2. TPA es un puerto de aguas profundas, con un calado mínimo de 25 metros, destinado a buques de hasta 400.000 DWT, siendo la única instalación portuaria con este calado en la Bahía de São Marcos, además de la Terminal Marítima de Ponta da Madeira (TMPM), con el canal de acceso y dársena de evolución capaz de garantizar altos niveles de seguridad en la navegación a todos los buques, la terminal es ubicada en la margen occidental de la Bahía, lo que supone una ventaja, ya que evita la congestión existente en la margen oriental, donde ya existen tres puertos. El 9 de diciembre de 2021, GPM suscribió el Contrato de Adhesión N. 6 con el Gobierno Federal, a través del Ministerio de Infraestructura - MINFRA,

Patrocinador Plata:

Ligga - Porto São Luis

El proyecto Porto São Luís está en fase de reestructuración para integrar un holding minero y logístico. Porto São Luís, ahora, tiene accionistas 100% brasileños y es parte de un proyecto de minería y logística llamado Ligga y se presenta como uno de los mayores proyectos de infraestructura en proceso de implementación en Maranhão y Brasil. Con una ubicación privilegiada en la Bahía de São Marcos, el proyecto ahora es aún más fuerte y con carga garantizada, con la reciente adquisición del 100% de las acciones por parte de Cosan S. A. (una empresa brasileña con negocios en las áreas de azúcar, alcohol, energía, lubricantes y logística), en una empresa conjunta con el Grupo Paulo Brito, con capital 100% nacional. Porto São Luis ahora forma parte de un holding centrado en la producción de mineral de hierro. Y aún antes de ser construido, ya tiene una carga garantizada para su futura operación. Actualmente, el proyecto se encuentra en la fase de adaptación al nuevo alcance del proyecto. Luego de esta etapa, la previsión inicial es que las obras de construcción del emprendimiento comiencen en el segundo semestre de 2023, cuando generará empleos directos e indirectos; priorizando el máximo aprovechamiento de la mano de obra local. Ligga – Proyecto Porto São Luís, en alianza con SINDUSCON-MA y SENAI-MA, tiene un programa de formación y capacitación con la oferta de cursos de formación profesional gratuitos para la comunidad, con clases en la sede de la empresa, ofertando más oportunidades a las personas de las comunidades vecinas de Cajueiro (Andirobal, Sol Nascente, Prainha, Rua Principal, Guarimanduba y Egypt) y Mãe Chica (Vila Maranhão),. El objetivo es capacitar mano de obra especializada en áreas que serán demandadas en el futuro laboral. El director general del Proyecto Ligga – Porto São Luis, reafirma el compromiso del emprendimiento de ser un fuerte inductor de desarrollo en el Estado de Maranhão y en el país.

Patrocinador Bronce:

Granel Química

Somos la red de terminales de líquidos a granel más extensa de Sudamérica; conectamos mar y tierra en ubicaciones estratégicas en Argentina, Brasil, Chile y Perú con un volumen de casi 5 millones de toneladas/año. En Brasil, operamos siete terminales: São Luís (MA) 2; Teresa (PI); Palmas (TO); Santos (SP); Río Grande (RS) y Ladario (MS).

Estamos asociados al GRUPO ODFJELL, de origen en Noruega, uno de los líderes en el movimiento de productos químicos por vía marítima. El Grupo opera desde hace más de 100 años, cuenta con una red de terminales que se extiende por América, Asia, Europa y Medio Oriente, operando más de 16 millones de toneladas por año.

Misión: Nuestro negocio es almacenar y manejar líquidos a granel de manera segura y eficiente. Los objetivos de negocio se establecen de acuerdo con criterios ambientales, sociales y de gobierno (ESG) y se cumplen con miras a indicadores precisos a través de informes internos y nuestro Informe de Sostenibilidad.

-------------------------------------

SUGESTÕES DE LOCAL DE HOSPEDAGEM

Hotel Luzeiros São Luís. Site: http://www.luzeirossaoluis.com.br/. Telefone: +55 98 3311.4949 / 3311.4950. Endereço: Rua João Damasceno, 2 - Ponta do Farol, São Luís - MA.

Hotel Blue Tree Towers São Luís. Site: https://www.bluetree.com.br/hotel/blue-tree-towers-sao-luis/. Telefone: +55 (98) 2106-0505. Endereço: Avenida Avicenia, 01, São Luís - MA. Email:

Stop Way Hotel. Site: https://www.stopwayhotel.com.br/. Telefone: +55 (98) 4009-7777. Endereço: Avenida Mário Meirelles Rua 26 Quadra 20 Lote 06 E 08 Ponta D´areia, São Luís - MA. Email: reservas@stopwayhotel.com.br.

----------------------------------

SUGERENCIAS DE ALOJAMIENTO

Hotel Luzeiros São Luís. Sitio web: http://www.luzeirossaoluis.com.br/. Teléfono: +55 98 3311.4949 / 3311.4950. Dirección: Calle João Damasceno, 2 - Ponta do Farol, São Luís - MA.

Hotel Blue Tree Towers São Luis. Sitio web: https://www.bluetree.com.br/hotel/blue-tree-towers-sao-luis/. Teléfono: +55 (98) 2106-0505. Dirección: Avenida Avicenia, 01, São Luís - MA.

Hotel Stop Way. Sitio web: https://www.stopwayhotel.com.br/. Teléfono: +55 (98) 4009-7777. Dirección: Avenida Mário Meirelles, Calle 26, Quadra 20, Lote 06 y 08. Ponta D'areia, São Luís - MA. Correo electrónico: reservas@stopwayhotel.com.br.

Palestrantes

  • Sérgio Sampaio Cutrim
  • Ted Lago
  • Luane Lemos Agostinho
  • Luciana Kuzolitz
  • Profa Dra Grete Soares Pflueger
  • Prof. Dr Marcio Costa Fernandes Vaz dos Santos
  • Prof. Msc Márcio Rodrigo da Silva Pereira
  • Prof. Dr. Leo Tadeu Robles
  • Elmer González Cavallo
  • Ismael Trinks
  • Profa. Dra. Flávia Nicco
  • Julio Dias
  • Ademar Dutra
  • Fabrício Brito Silva
  • Dominic Abud, Ma. N.I.
  • Luis Eduardo Paim Longhi
  • Ed Dantas
  • Alfredo Otero Ortega

Programação

08h00 Apresentação de Artigos científicos e Estudos de Caso Apresentação de Trabalhos
Local: Videoconferência

Apresentação oral dos Artigos Científicos e Estudos de Caso selecionados pela comissão científica. A apresentação será por meio de videoconferência e transmitida pelo Youtube.

-------

Presentación oral de Artículos Científicos y Casos de Estudio seleccionados por el Comité Científico. La presentación será vía videoconferencia y retransmitida por el Youtube.

12h00 Intervalo de almoço Intervalo
Local: Hotel Luzeiros

Intervalo de almoço

14h00 Solenidade de Abertura Abertura
Local: Hotel Luzeiros

Abertura oficial do evento

------

Inauguración oficial del evento.

14h30 - Luis Eduardo Paim Longhi, Sérgio Sampaio Cutrim, Ted Lago Cidades portuárias: relação porto-cidade, inovação e contribuições para o desenvolvimento regional Painel
Local: Hotel Luzeiros

Painel principal de abertura: Cidades portuárias: relação porto-cidade, inovação e contribuições para o desenvolvimento regional.

Este painel tem por objetivo discutir e debater o contexto moderno da relação porto-cidade, a inserção da inovação no planejamento e evolução dos portos e a contribuição para o desenvolvimento econômico e social das cidades.

---------

Panel principal de apertura: Ciudades puerto: relación puerto-ciudad, innovación y aportes al desarrollo regional.

Este panel tiene como objetivo discutir y debatir el contexto moderno de la relación puerto-ciudad, la inserción de la innovación en la planificación y evolución de los puertos y la contribución al desarrollo económico y social de las ciudades.

15h30 - Ismael Trinks Perspectivas de expansão da malha ferroviária no Maranhão e Arco Norte face ao novo marco legal do setor Palestra
Local: Hotel Luzeiros

Esta palestra tem por objetivo apresentar as recentes mudanças no marco ferroviário brasileiro, as perspectivas de expansão da malha ferroviária e os impactos no sistema portuário, em especial no Arco Norte e no Maranhão.

--------

Esta conferencia tiene como objetivo presentar los cambios recientes en el marco ferroviario brasileño, las perspectivas de expansión de la red ferroviaria y los impactos en el sistema portuario, especialmente no Arco Norte e Maranhão.

16h00 Intervalo de sessão Intervalo
Local: Hotel Luzeiros

Intervalo de sessão

16h20 - Prof. Dr. Leo Tadeu Robles O futuro da relação porto-cidade e da sustentabilidade Painel
Local: Hotel Luzeiros

Este painel irá apresentar as práticas mais relavantes sobre relação porto-cidade, as tendências e perpectivas

17h20 - Elmer González Cavallo Coordinacion multinivel de los ODS em ciudades portuarias Palestra Sessão Internacional
Local: Hotel Luzeiros

Coordinacion multinivel de los ODS em ciudades portuarias

18h30 Atração cultural Apresentação Artística
Local: Hotel Luzeiros

Apresentação típica da nossa cultura popular

Lançamento do Livro Manifesto: ESG Portuário

Esta atividade será para o lançamento de livro sobre o setor portuário. 

--------

Esta actividad será para la presentación de libro sobre el sector portuario.

Às18h10 - Hotel Luzeiros
08h00 - Fabrício Brito Silva, Luane Lemos Agostinho Mudanças climáticas e a gestão ambiental portuária Painel
Local: Hotel Luzeiros

Debate sobre os impactos climáticos e a relação com a atividade portuária, principais riscos e desafios, assim como o estado da arte da gestão ambiental portuária.

--------

Debate sobre los impactos climáticos y la relación con la actividad portuaria, principales riesgos y desafíos, así como el estado del arte de la gestión ambiental portuaria.

09h00 - Luciana Kuzolitz Estudo de Caso: ODS no Planejamento Estratégico do Porto do Itaqui Estudo de Caso
Local: Hotel Luzeiros

Apresentação sobre o estudo de caso do Porto do Itaqui com foco em como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram inseridos no processo de Planejamento Estratégico.

-------

Presentación sobre el estudio de caso de Porto do Itaqui, con foco en cómo los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) fueron insertados en el proceso de Planificación Estratégica.

10h00 Intervalo de sessão Intervalo
Local: Hotel Luzeiros

Interval de sessão

10h20 - Profa. Dra. Flávia Nicco Inovação Social nos Portos Painel
Local: Hotel Luzeiros

Discutir a territorialidade dos portos como oportunidade para implementação de ações de impacto positivo para a comunidade e de uma agenda de sustentabilidade incorporada à estratégia de negócio do porto. E também será apresentado um projeto de gamificação no setor portuário como forma de melhorar a comunicação e a relação porto-cidade.

---------

Discutir la territorialidad de los puertos como una oportunidad para implementar acciones con impacto positivo en las comunidades y una agenda de sustentabilidad incorporada a la estrategia de negocios del puerto. Tambíem se apresentará un proyecto de gamificación en el sector portuario como forma de mejorar la comunicación y la relación puerto-ciudade.

 
11h20 - Sérgio Sampaio Cutrim ESG aplicado ao setor portuário Palestra
Local: Hotel Luzeiros

A palestra ESG aplicado ao setor portuário tem por objetivo apresentar o modelo ESG, a evolução do conceito de Triple Bottom Line, suas estratégias, indicadores e benefícios e como ele pode ser aplicado no setor portuário.

-------

La conferencia ESG aplicada al sector portuario tiene como objetivo presentar el modelo ESG, la evolución del concepto Triple Bottom Line, sus estrategias, indicadores y beneficios y cómo se puede aplicar en el sector portuario.

12h00 Intervalo de almoço Intervalo
Local: Hotel Luzeiros

Intervalo de Almoço

14h00 Visita Técnica Virtual ao Porto do Itaqui Visita técnica
Local: Videoconferência

O Porto do Itaqui integra o Complexo Portuário de São Luís, com os Terminais de Ponta da Madeira, da Vale, o Terminal da Alumar. A EMAP responde também pelo Terminal do Porto Grande e os Terminais de Ferryboat da Ponta da Espera e do Cujupe, para travessia da Baía de São Marcos. Este complexo é composto por um conjunto de empresas e agentes públicos e privados, que conjuntamente com as empresas prestadoras de serviços relacionados à área portuária formam o que chamamos de Comunidade Portuária. Em 2021 movimentou 31 milhões de t. Sendo o 8° maior porto do Brasil em volume e o 4° maior porto público.

------

El Puerto de Itaqui forma parte del Complejo Portuario São Luís, con los Terminales de Ponta da Madeira, de Vale, y el Terminal de Alumar. La EMAP también es responsable por la Terminal de Porto Grande y las Terminales de Transbordadores de Ponta da Espera y Cujupe, para el cruce de la Bahía de São Marcos. Este complejo está compuesto por un conjunto de empresas y agentes públicos y privados, que junto con las empresas que prestan servicios relacionados con el ámbito portuario forman lo que denominamos Comunidad Portuaria de São Luís.

15h00 Visita Técnica Virtual ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira - VALE Visita técnica
Local: Videoconferência

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira é da Companhia VALE, localizado próximo ao Porto de Itaqui, no estado do Maranhão, tem capacidade de acomodar cinco navios. Usado para movimentar principalmente minério de ferro, e também minério de manganês, concentrado de cobre. É o maior terminal do Brasil em volume. Em 2021movimentou 182 milhões de t de minério de ferro.

-------

La Terminal Marítima de Ponta da Madeira es propiedad de Compañía VALE, está ubicada cerca del Puerto de Itaqui y tiene capacidad para albergar cinco barcos. Se utiliza para mover principalmente mineral de hierro, y también mineral de manganeso, concentrado de cobre. Es la terminal más grande de Brasil por volumen. En 2021, manejó 182 millones de t de mineral de hierro.

16h00 Intervalo de sessão Intervalo
Local: Hotel Luzeiros

Interval de sessão

16h20 - Alfredo Otero Ortega Nuevas Perspectivas em la Geografia Portuaria de Barranquilla Palestra Sessão Internacional
Local: Videoconferência

Nuevas Perspectivas em la Geografia Portuaria de Barranquilla

16h50 - Ed Dantas Portos como Plataformas de Inovação através de Startups Satélites Palestra
Local: Videoconferência

Palestra sobre inovações no setor portuário e na logística. A apresentação será por meio de videoconferência e transmitida pelo Youtube.

17h20 Pitch: startups do setor portuário Demo Day
Local: Videoconferência

Nesta atividade teremos apresentação de pitchs de startups no setor portuário. As startups serão todas da área logística e portuária. A apresentação será por meio de videoconferência e transmitida pelo Youtube.

--------

En esta actividad presentaremos pitches de startups del sector portuario. Las startups estarán todas en el área logística y portuaria. La presentación será vía videoconferencia y retransmitida por Youtube.

08h00 - Prof. Dr Marcio Costa Fernandes Vaz dos Santos, Prof. Msc Márcio Rodrigo da Silva Pereira, Profa Dra Grete Soares Pflueger Cidades marítimas e portuárias: história, planos diretores e perspectivas Painel
Local: Hotel Luzeiros

Neste painel será abordado a relação histórica de cidades portuárias, planos diretores, gestão das águas interiores municipais e perspectivas da interação entre cidade e porto.

09h20 - Dominic Abud, Ma. N.I. Relación Ciudad Puerto, Una Visión Integrada Palestra Sessão Internacional
Local: Hotel Luzeiros

Palestra sobre as práticas mais importantes sobre relação porto-cidade com um viés integrador e sistêmico e seus reflexos no ecossistema portuário e nos stakeholders.

10h00 Intervalo de sessão Intervalo
Local: Hotel Luzeiros

Interval de sessão

10h20 - Ademar Dutra, Julio Dias Relação porto-cidade, infraestrutura e cidades inteligentes Painel
Local: Hotel Luzeiros

Este painel irá debater a relação entre os investimentos no setor portuário, relação porto-cidade e as oportunidades geradas pela aplicação dos conceitos, práticas e políticas públicas de cidades inteligentes.

11h30 Ordenamiento Territorial em Ciudades Portuarias Dominicanas Palestra Sessão Internacional
Local: Hotel Luzeiros

Ordenamiento Territorial em Ciudades Portuarias Dominicanas

12h00 Solenidade de Encerramento Encerramento
Local: Hotel Luzeiros

Solenidade de Encerramento

--------

Ceremonia de clausura.

Carregando área de inscrição

Local

Hotel Luzeiros, 65077-335, Hotel Luzeiros: R. João Damasceno, 2, Ponta do Farol, São Luís, Maranhão
Ver no mapa

Organizador

Universidade Federal do Maranhão / Asociación de Arquitectos y Urbanistas de América Latina y Caribe

LabPortos: Grupo de pesquisa da Universidade Federal do Maranhão.

Asociación de Arquitectos y Urbanistas de América Latina y Caribe