VI Simpósio de Gestão Portuária

VI Simpósio de Gestão Portuária

Faça sua inscrição
De 23 a 28 de junho Todos os dias das 08h00 às 18h00
São Luís, MA Hotel Luzeiros Com transmissão online

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

O EVENTO

O VI Simpósio de Gestão Portuária (SGP) é um evento técnico-científico com tema "Sustentabilidade Portuária e ESG". O evento tem como objetivo geral: fortalecer e promover a difusão de conhecimento e práticas sobre as questões ambientais, sociais e de governança aplicadas ao setor portuário.

O evento conta como organizadores a Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisa LabPortos. O público-alvo é formado por agentes públicos das instituições administradoras e reguladoras do setor portuário, profissionais das instalações portuárias privadas, estudantes, professores e pesquisadores do setor portuário e demais interessados na temática portuária.

A programação do evento contará com painéis, palestras, estudos de caso, visitas técnicas e lançamento bibliográfico. Ele será na modalidade híbrida. Todas as atividades presenciais serão transmitidas pela internet.

Haverá emissão de certificado de participação para os inscritos no evento com carga horária de 40 horas.


ANAIS DO VI SIMPÓSIO DE GESTÃO PORTUÁRIA

A seguir o link para download dos Anais do VI Simpósio de Gestão Portuária:

https://drive.google.com/file/d/1W1NxR3F0EQoeU1lwJqNnl32BM0zav4pT/view?usp=sharing


MODALIDADE E LOCAL DE REALIZAÇÃO

O evento será híbrido. Existem duas modalidades de participação. Uma inscrição para participar das atividades presenciais e outro tipo de inscrição para participar de forma apenas remota. Todas as atividades serão transmitidas pela internet, com exceção da visita técnica.

As atividades serao distribuídas da seguinte forma:

Dia 23/06 - Minicursos - 100% On-line

Dia 26/06 - Apresentação de Artigos científicos - Presencial e On-line - Local: Hotel Luzeiros. Endereço: R. João Damasceno, 2 - Ponta do Farol, São Luís - MA.

Dia 27/06 - Painéis, palestras, estudos de caso, debates - Presencial e On-line - Local: Hotel Luzeiros. Endereço: R. João Damasceno, 2 - Ponta do Farol, São Luís - MA.

Dia 28/06 - Visitas Técnicas - 100% Presencial. As visitas estão programadas com o Porto do Itaqui e VALE, mas possuem uma limitação de participantes e sempre está condicionada à disponibilidade das empresas.

Todas as atividades do simpósio, com exceção da visita técnica ficarão disponíveis em uma plataforma por 30 dias.


PATROCÍNIO

Contamos com o patrocínio das instituições descritas a seguir.

Patrocinador Diamante:

Porto do Itaqui

A Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP exerce a função de autoridade portuária do Porto do Itaqui. A EMAP é uma empresa pública estadual, com personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa, técnica, patrimonial e financeira. Também é responsável por administrar e explorar tanto o Porto Organizado do Itaqui quanto os Terminais Delegados da Ponta da Espera e Cujupe e o Cais de São de Ribamar. A criação da EMAP proporcionou ao Itaqui um novo estágio de desenvolvimento em operação, qualidade, desenvolvimento de pessoas e oportunidade de negócios. Suas conexões com importantes ferrovias, como a Estrada de Ferro Carajás, que se interliga com a Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina fazem do Itaqui um corredor importante para o Centro-Oeste do Brasil. Além de vantagens geográficas, o porto está localizado na região conhecida como MATOPIBA, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a terceira e última fronteira agrícola do país. Mais que eficiência multimodal, o Itaqui segue crescendo também em infraestrutura. Para mais informações: https://www.portodoitaqui.com/

Patrocinador Prata:

Associação Brasileira de Terminais Portuários

A Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) é uma entidade civil sem fins lucrativo, com sede em Brasília, que congrega e representa empresas que administram mais de 100 terminais portuários arrendados e privados, localizados dentro ou fora dos portos organizados, distribuídos em 11 estados do país. Representa o interesse da pluralidade de instalações portuárias brasileiras, abrangendo agentes econômicos responsáveis por 14,5% do PIB e 70% da movimentação portuária nacional.

A ABTP realiza trabalho associativo e participativo na defesa direta dos interesses dos titulares de instalações portuárias, tendo sempre em vista, como beneficiário final, o cliente do porto. Por isso, parte da sua atuação é dedicada a promover o desenvolvimento tecnológico das operações de carga e descarga, sempre com foco na eficiência, na qualidade e na obtenção de custos competitivos para os serviços portuários

Site: https://www.abtp.org.br

Patrocinador Bronze:

ATP

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) representa os interesses e atua em defesa do segmento portuário privado e na modernização dos portos brasileiros. Atualmente, representa 31 empresas de grande porte e congrega 61 Terminais de Uso Privado (TUP) do País.

As associadas da ATP, juntas, movimentam mais de 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos. São empresas que atuam em áreas fundamentais da economia brasileira: mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres, e complexos logísticos, contribuindo para o saldo positivo da balança comercial nacional e para tornar o comércio exterior brasileiro mais robusto.

A ATP tem como foco um trabalho de articulação constante com o governo, entidades públicas e privadas para garantir segurança jurídica e um ambiente de negócios favorável ao investimento. Também promove a participação ativa do empresariado nas discussões técnicas e jurídicas com o objetivo de contribuir para o crescimento dos Terminais de Uso Privado no Brasil.

Site: https://www.portosprivados.org.br/

CODEBA

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) foi constituída através da Seção Pública realizada com a Assembleia Geral dos Acionistas, em 17 de fevereiro de 1977, cuja Ata de Constituição foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, em 16 de março 1977.

A CODEBA nasce como empresa de economia mista, com o objetivo de administrar e explorar a atividade portuária dos portos de Salvador e Aratu, hoje Porto Organizado de Aratu-Candeias, e Malhado, atualmente Porto Organizado de Ilhéus. A empresa surge com um grande desafio e em uma nova época de industrialização no Estado da Bahia. Cada porto trazia consigo uma história, necessidades e tendências bem diferentes.

A Bahia possui um dos maiores complexos portuários do País, formado pelos portos públicos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, além de cinco Terminais de Uso Privado (TUPs).

O complexo comporta o Sistema Portuário da Baía de Todos os Santos, formado pelo porto descontinuado Aratu-Candeias/Salvador, além dos TUPs da Petrobrás (Temadre e o Terminal de Gaseificação), Ford, Dow Química, Moinho Dias Branco e Gerdau (Usiba), todos operando em áreas sob a jurisdição da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA).

Site:https://www.codeba.gov.br/

SINDOMAR

O Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR) representa os interesses de seus associados por meio de relacionamento institucional e negociações coletivas com entidades administrativas e jurídicas. Foi fundado em 1º de junho de 1994 e é sediado em São Luís, capital do estado.

Atualmente, o SINDOMAR conta com 12 operadores portuários em seu quadro de associados, e seu principal objetivo é representar os direitos e os interesses dos integrantes da categoria perante às autoridades administrativas, jurídicas e políticas.

Site: http://www.sindomar.com.br

Granel Química

Mais extensa rede de terminais de líquidos a granel da América do Sul; atuando na movimentação e armazenamento destes produtos e de carga seca em lugares estratégicos na Argentina, Brasil, Chile e Peru com um volume de quase 5 milhões de toneladas/ano. No Brasil, operamos sete terminais: São Luís (MA) 2; Teresina (PI); Palmas (TO); Santos (SP); Rio Grande (RS) e Ladário (MS).

Estamos associados ao ODFJELL GROUP, de origem na Noruega, um dos líderes da movimentação de produtos químico por via marítimo. O Grupo tem mais de 100 anos de operação conta com 90 navios tanque e uma rede de terminais que se expande pela América, Ásia, Europa e Meio Oriente, operando mais de 16 milhões de toneladas por ano.

Missão: Nosso negócio consiste em armazenar e lidar com líquidos a granel de maneira segura e eficiente. Os objetivos empresariais são estabelecidos segundo critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) e atendidos tendo em vista indicadores precisos por relatórios internos e nosso Relatório de Sustentabilidade.

SUZANO

Empresa do setor de celulose e papel desenvolve e implementa uma série de inovações para viabilizar um dos principais investimentos industriais de sua história. A Suzano SA é uma empresa brasileira do setor de celulose e papel, líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto. A Suzano é a primeira empresa no mundo a produzir celulose e papéis com 100% de fibra de eucalipto em escala industrial. A empresa havia acabado de ampliar sua linha de produção ao adquirir a atual Unidade Rio Verde (SP). Quatorze anos depois, começamos a exportar para o mercado europeu. Em 2019 é consolidada a fusão da Suzano Papel e Celulose com a Fibria, movimento que cria a Suzano S/A. A empresa nasce como a maior produtora mundial de celulose.

Site: https://www.suzano.com.br/


SUGESTÕES DE LOCAL DE HOSPEDAGEM

Hotel Luzeiros São Luís. Site: http://www.luzeirossaoluis.com.br/. Telefone: +55 98 3311.4949 / 3311.4950. Endereço: Rua João Damasceno, 2 - Ponta do Farol, São Luís - MA.

Hotel Blue Tree Towers São Luís. Site: https://www.bluetree.com.br/hotel/blue-tree-towers-sao-luis/. Telefone: +55 (98) 2106-0505. Endereço: Avenida Avicenia, 01, São Luís - MA. Email:

Stop Way Hotel. Site: https://www.stopwayhotel.com.br/. Telefone: +55 (98) 4009-7777. Endereço: Avenida Mário Meirelles Rua 26 Quadra 20 Lote 06 E 08 Ponta D´areia, São Luís - MA. Email: reservas@stopwayhotel.com.br.

Palestrantes

  • Ulisses Oliveira
  • Anderson Miranda
  • Vera Martins
  • Adriana Araújo
  • Darliane Ribeiro Cunha
  • Gabriela Campagna
  • Deborah Baesse
  • Jussara Mendes
  • Hibernon Marinho
  • Tadeu Gomes Teixeira
  • Sérgio Cutrim
  • Leo Tadeu Robles
  • Murillo Barbosa
  • River Souza
  • Anita Machado
  • Kátia Bezerra
  • Angelino Caputo
  • Jesualdo Silva
  • Wilson Pereira de Lima Filho
  • Fernando Fialho
  • Ana Calhau
  • Jailson Luz
  • Carolina Brandl
  • Daniel Ferreira do Nascimento
  • Gilberto Lins
  • João Paulo
  • Najla Buhatem Maluf
  • Randal Luciano

Programação

08h00 - Adriana Araújo Minicurso: Como construir e manter uma carreira no setor portuário Minicurso
Local: Videoconferência

Você deseja ingressar no setor portuário e alcançar o sucesso profissional? O minicurso Como construir e manter uma carreira no setor portuário" é perfeito para você! Neste curso, você irá aprender as melhores estratégias para superar os desafios do mercado, desenvolver habilidades de liderança e gestão e planejar a sua carreira. Não perca mais tempo, inscreva-se agora e alcance seus objetivos profissionais!

Será ministrado pela Profa. Dra. Adriana Araújo.

10h00 - Darliane Ribeiro Cunha Minicurso: Práticas sustentáveis e os ODS nos portos brasileiros Minicurso
Local: Videoconferência

Um dos principais desafios dos portos é reduzir os impactos socioambientais e integrando a sustentabilidade em suas principais práticas de negócios. Os portos devem fazer movimentos explícitos para publicar suas políticas e contribuições para a economia de baixo carbono. Este minicurso busca identificar e analisar as práticas de sustentabilidade em relação aos ODS da Agenda 2030.

Será ministrado pela Profa. Dra. Darliane Ribeiro Cunha.

14h00 - Gabriela Campagna Minicurso: A sustentabilidade nas obras de dragagem Minicurso
Local: Videoconferência

A sustentabilidade nas operações de dragagens em portos brasileiros envolve a utilização de técnicas e tecnologias que minimizem os impactos ambientais causados pela atividade. Isso inclui a utilização de equipamentos mais eficientes e menos poluentes, a adoção de medidas de controle de emissões de gases e ações para preservação da fauna e flora local. Além disso, a gestão adequada dos resíduos gerados durante o processo também é essencial para garantir a sustentabilidade das operações de dragagem.

O mnicurso será ministrado por Gabriela Campagna.

16h00 - Jussara Mendes Minicurso: Gestão de Riscos do Meio Ambiente e Segurança do Trabalho Minicurso
Local: Videoconferência

Você se preocupa com a segurança do trabalho e a preservação do meio ambiente em sua empresa? O Minicurso Gestão de Riscos do Meio Ambiente e Segurança do Trabalho é perfeito para você! Neste curso, você irá aprender a identificar, avaliar e gerenciar os riscos ambientais e de segurança em sua empresa, promovendo a prevenção de acidentes e a preservação do meio ambiente. Com uma abordagem prática e objetiva, você irá adquirir conhecimentos essenciais para garantir a segurança e o bem-estar dos seus colaboradores e a sustentabilidade do seu negócio.

O minicurso será ministrado por Jussara Neto.

19h00 - Anita Machado Minicurso: Diversidade, equidade e inclusão: Raio-x racial do Instituto Da Cor ao Caso Minicurso
Local: Videoconferência

O minicurso Diversidade, equidade e inclusão: Raio-x racial do Instituto Da Cor ao Caso trata deste tema tão relevante que trata de políticas e programas que promovem a representação e participação de diferentes grupos, com um retrato especial para a questão racial.

08h00 Apresentação de Artigos Científicos e Estudos de Caso Apresentação de Trabalhos
Local: Hotel Luzeiros

Apresentação oral dos Artigos Científicos e Estudos de Caso selecionados pela comissão científica.

-------

Presentación oral de Artículos Científicos y Casos de Estudio seleccionados por el Comité Científico.

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Hotel Luzeiros

Credenciamento dos inscritos na modalidade presencial.

08h30 - Ana Calhau, Jailson Luz, Jesualdo Silva, João Paulo, Murillo Barbosa, Sérgio Cutrim, Wilson Pereira de Lima Filho Solenidade de Abertura Abertura
Local: Hotel Luzeiros

Abertura oficial do evento com a participação das autoridades e convidados para compor a mesa de abertura.

------

Inauguración oficial del evento con la participación de autoridades e invitados para componer la mesa de apertura.
09h00 - Ana Calhau, Fernando Fialho, Jailson Luz, Sérgio Cutrim Hidrogênio Verde, desenvolvimento portuário e relação porto-cidade Painel
Local: Hotel Luzeiros

Neste painel iremos conhecer o primeiro case de implantação de uma usina de Hidrogênio Verde no Brasil da Companhia Docas do Estado da Bahia (CODEBA), conhecer a estratégias e principais marcos do desenvolvimento portuário do Proto do Itaqui e a coneção com o tema relação porto-cidade. Teremos a participação de Ana Calhau (CODEBA), Jailson Luz (Itaqui) e Fernando Fialho (Modal), com a mediação do Prof. Sérgio Cutrim.

10h00 Intervalo de sessão Intervalo
Local: Hotel Luzeiros

Intervalo e coffee break.

10h15 - Deborah Baesse, Kátia Bezerra, Leo Tadeu Robles Estudo de Caso: Programa Manguará do Porto do Itaqui Estudo de Caso
Local: Hotel Luzeiros

Apresentação sobre o estudo de caso do Programa Manguará do Porto do Itaqui. Será apresentado pela Dra. Déborah Baesse do Porto do Itaqui. O mediador será o Prof. Dr. Leo Tadeu Robles.

-------

11h00 - João Paulo, Murillo Barbosa, Sérgio Cutrim Desenvolvimento Portuário, Sustentabilidade e ESG Painel
Local: Hotel Luzeiros

Neste painel iremos abordar os principais vetores do desenvolvimento do sistema portuário brasileiro e suas implicações na sustentabilidade e na estratégia ESG. Teremos a participação do Prof. Dr. Sérgio Cutrim (UFMA) e do Presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).

12h00 Intervalo de almoço Intervalo
Local: .

Intervalo de almoço

14h00 - Leo Tadeu Robles, River Souza, Ulisses Oliveira Painel: Estudo de caso do Porto Sudeste e da ACIB - Associação Comunitária Itaqui Bacanga Painel
Local: Hotel Luzeiros

Neste painel teremos dois estudo de caso com a apresentação de Ulisses Oliveira, Diretor de Sustentabilidade do Porto Sudeste que irá apresentar os programas de sustentabilidade desta organização e como o ESG está alinhado e institucionalizado. E apresentação de River Souza, Presidente da ACIB - Associação Comunitária do Itaqui Bacanga, uma das maiores organizaçõe sociais em regiões portuárias do Brasil e uma das mais atuantes. Contaremos com a mediação do Prof. Dr. sérgio Cutrim.

15h00 - Angelino Caputo, Hibernon Marinho, Tadeu Gomes Teixeira Ciência de dados e tecnologia no setor portuário Painel
Local: Hotel Luzeiros

Neste painel teremos duas palestras sobre o tema ciência de dados, sustentabilidade e o setor portuário, seguida de um debate. As apresentações serão feitas pelo Prof. Dr. Tadeu Gomes Teixeira, UFMA, e por Hibernon Marinho, Gerente de Logística do Porto do Itaqui.

16h00 Intervalo de sessão . Intervalo
Local: Hotel Luzeiros

Intervalo de sessão

16h15 - Carolina Brandl, Daniel Ferreira do Nascimento, Najla Buhatem Maluf Estudo de Caso: Porto do Açu, Sustentabilidade, ESG e Reserva Caruara. Estudo de Caso
Local: Hotel Luzeiros

Neste estudo de caso teremos a apresentação de Daniel Nascimento, Relações Prouárias e Reserva Caruara, e Carolina Brandi, Desenvolvimento Portuário e ESG, sobre a reserva caruara e os cases de sucesso de ESG do Porto do Açu.

17h00 - Jesualdo Silva, Randal Luciano, Sérgio Cutrim, Wilson Pereira de Lima Filho Painel O contexto do setor portuário brasileiro e o impacto nas cadeias produtivas Painel
Local: Hotel Luzeiros

Neste painel de tema O contexto do setor portuário brasileiro e o impacto nas cadeias produtivas terá a participação de Jesualdo Silva (ABTP) e Wilson Pereira de Lima Filho (ANTAQ).

17h45 - Sérgio Cutrim Prêmio ESG Portuário e melhores artigos científicos Premiação
Local: Hotel Luzeiros

Entrega da Prêmio ESG Portuário e dos melhores artigos científicos e estudos de caso apresentados no evento.

08h00 Visita Técnica ao Porto do Itaqui Visita técnica
Local: Porto do Itaqui

Visita Técnica ao Porto do Itaqui

Visita Técnica ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira - VALE

Visita Técnica ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira - VALE

Às14h00 - VALE

Local

Hotel Luzeiros - 65077-335, Hotel Luzeiros: R. João Damasceno, 2, Ponta do Farol, São Luís, Maranhão,
Ver no mapa

Patrocinadores

Organizador

Universidade Federal do Maranhão / Grupo de Pesquisa LabPortos

O LabPortos é um laboratório especializado na temática portuária atuando de forma interdisciplinar nos três eixos da universidade, ensino pesquisa e extensão. Foi criado em 2011 pelo Prof. Dr. Sérgio Cutrim no Departamento de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal do Maranhão. É certificado pela UFMA e pelo CNPQ.


Nossa Missão é: “Conectar o setor portuário com a academia”.


Nossa Visão é: "Ser referência no Brasil em inteligência portuária."