O VIII Simpósio de Gestão Portuária (SGP) é um evento técnico-científico com tema "Descarbonização no Setor Portuário". O evento tem como objetivo geral: fortalecer e promover a difusão de conhecimento e melhores práticas sobre o tema gestão portuária com enfoque em descarbonização.
O evento conta como organizadores a Universidade Federal do Maranhão, por meio do Laboratório de Pesquisa LabPortos. O público-alvo é formado por agentes públicos das instituições administradoras e reguladoras do setor portuário, profissionais das instalações portuárias privadas, estudantes, professores e pesquisadores do setor portuário e demais interessados na temática.
A programação do evento contará com minicursos, painéis, palestras, estudos de caso e visita técnica. Ele será na modalidade híbrida. Todas as atividades presenciais serão transmitidas pela internet.
Haverá emissão de certificado de participação para os inscritos no evento com carga horária de 40 horas.
Patrocinador Ouro:
Porto do Itaqui
A Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP exerce a função de autoridade portuária do Porto do Itaqui. A EMAP é uma empresa pública estadual, com personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa, técnica, patrimonial e financeira. Também é responsável por administrar e explorar tanto o Porto Organizado do Itaqui quanto os Terminais Delegados da Ponta da Espera e Cujupe e o Cais de São de Ribamar. A criação da EMAP proporcionou ao Itaqui um novo estágio de desenvolvimento em operação, qualidade, desenvolvimento de pessoas e oportunidade de negócios. Suas conexões com importantes ferrovias, como a Estrada de Ferro Carajás, que se interliga com a Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina fazem do Itaqui um corredor importante para o Centro-Oeste do Brasil. Além de vantagens geográficas, o porto está localizado na região conhecida como MATOPIBA, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a terceira e última fronteira agrícola do país. Mais que eficiência multimodal, o Itaqui segue crescendo também em infraestrutura. Para mais informações: https://www.portodoitaqui.com/
Patrocinador Bronze:
ATP
A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) representa os interesses e atua em defesa do segmento portuário privado e na modernização dos portos brasileiros. Atualmente, representa 31 empresas de grande porte e congrega 61 Terminais de Uso Privado (TUP) do País.
As associadas da ATP, juntas, movimentam mais de 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos. São empresas que atuam em áreas fundamentais da economia brasileira: mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres, e complexos logísticos, contribuindo para o saldo positivo da balança comercial nacional e para tornar o comércio exterior brasileiro mais robusto.
A ATP tem como foco um trabalho de articulação constante com o governo, entidades públicas e privadas para garantir segurança jurídica e um ambiente de negócios favorável ao investimento. Também promove a participação ativa do empresariado nas discussões técnicas e jurídicas com o objetivo de contribuir para o crescimento dos Terminais de Uso Privado no Brasil.
Site: https://www.portosprivados.org.br/
VALE
Nascemos em 1º de junho de 1942, como Companhia Vale do Rio Doce. Ao longo dos anos, nos tornamos apenas Vale e construímos uma história.
Desbravamos o mundo como uma mineradora global, marcamos presença em mais de 20 países compartilhando a paixão pelo nosso negócio, encaramos desafios e seguimos aprendendo todos os dias. Avançamos a partir do primeiro minério extraído em Itabira, Minas Gerais. Desde então, passamos a atuar em logística, por meio das nossas ferrovias,
portos e terminais, em energia e em siderurgia.
Nossa história é feita todo dia.
Em cada diálogo com a comunidade, projeto realizado, desafio superado e pelo foco em uma mineração mais sustentável.
Aprendemos com o passado para construirmos, juntos, um amanhã melhor.
Contamos com a colaboração de cerca de 120 mil empregados próprios e terceiros em todo o mundo.
Produzimos 54% do nosso próprio consumo energético.
Protegemos 8,5 mil km² de áreas naturais, cerca de 6 vezes o total da área de nossas unidades operacionais.
Mais de 1 milhão de pessoas passam, todos os anos, por nossas ferrovias.
Site: https://vale.com/pt/home