Levando a Agilidade para o Departamento de Gestão de Pessoas da Polícia Civil do Ceará [Sonia Moreira]
O objetivo da Talk é mostrar que a Agilidade pode ser aplicada em qualquer área, trazendo resultados concretos e rápidos. Os participantes poderão ver que os métodos ágeis podem ser aplicados em qualquer contexto onde haja trabalho a ser feito e pessoas para fazê-lo. Que as "dores" da gestão são comuns a todos as áreas e empresas, sejam elas públicas ou privadas, e os métodos ágeis atuam com eficiência e eficácia nessas "dores".
O case: Quando fazemos concurso público, em geral, é para cargos da área fim do Órgão de Governo. Porém, em algum momento da carreira somos convidados a assumir cargos administrativos e de gestão que exigem conhecimentos e habilidades fora da nossa área de formação. Foi assim com uma inspetora da Polícia Civil do Ceará, que depois de trabalhar na área de inteligência por alguns anos, foi convidada a assumir a liderança de uma unidade do departamento de gestão de pessoas. Ela aceitou o desafio e chegando lá encontrou uma situação inédita (#sqn): equipe reduzida; a gestora anterior saiu sem poder fazer a transição do trabalho; conhecimento segmentado: cada pessoa da equipe fazia sua parte e não conhecia os detalhes do trabalho das outras. Havia trabalho atrasado e percepção de que a diminuta equipe não daria conta. Além disso, o trabalho dessa pequena unidade entregava um valor importante: das atividades dela dependiam a nomeação e o pagamento de cargos comissionados e benefícios para centenas de policiais. O cenário parecia desanimador, mas tanto a inspetora quanto sua gestora imediata estavam dispostas à mudar e melhorar. Tive empatia imediata com a situação e levei para esse time minha paixão: os Métodos Ágeis. Fiz a proposta de usarem o Kanban e elas aceitaram! O resultado: em apenas 5 semanas a nova gestora aprendeu sobre o processo de trabalho completo; explicitou a demanda acumulada; integrou a equipe e compartilhou informações; identificou gargalos e fez entregas inéditas de valor que foram percebidas pela CHRO e pelo CEO.
Sonia Maria: Servidora pública, gestora e agilista. Líder de times de desenvolvimento de software. Adora aprender e compartilhar os aprendizados.