Uma capacidade fundamental de times de produtos que buscam a alta performance é a capacidade de aprender sobre o negócio cada vez mais rápido. Muitos times de produto não conseguem alavancar resultados por focar mais na execução do que de fato no aprendizado sobre o negócio.

Durante 6 meses, tivemos a oportunidade de rodar dois ciclos completos de aceleração de negócio dentro de uma área muito relevante dentro do Sicredi: a área de Investimentos. Nós aprendemos muito durante esses dois ciclos ajudando os times a desenvolverem a capacidade de serem orientados a resultados de negócio.

Queremos apresentar quais são as principais alavancas que na prática ajudam os times a serem mais orientados à negócio: definição de objetivos baseados em resultados claros e mensuráveis; a criação e utilização de símbolos e artefatos que orientem as equipes para o resultado; governança semanal destes objetivos; conexão da governança com a realidade do dia-a-dia dos times; capacidade de acompanhar resultados depois das entregas; ambiente fértil para conflitos saudáveis durante a governança; priorizações claras no nível de vertical; e, finalmente, transformação dos aprendizados em inteligência de negócio (narrativas claras sobre a jornada, próximos passos e como tudo se conecta à uma visão de futuro maior).

Através de casos práticos, queremos compartilhar como transformamos aprendizados em inteligência de negócio. Um exemplo foi um experimento que rodamos para validar se reduzir o ticket de entrada era uma forma de incentivar novos clientes de determinado perfil a investir. Após testar rápido e pequeno, expandimos a solução para um fundo maior e captamos, no primeiro mês, o dobro do valor que é captado na média. Aprendizado transformado em inteligência de negócio: reduzir o ticket de entrada de certos produtos de investimento pode ser uma ótima forma de aumentar a ativação de um perfil de investidores e o número de aportes.

Acreditamos muito que a evolução contínua de uma área envolve diversos desafios de negócio, organizacionais, culturais e técnicos, mas que criar a capacidade de uma área de ser guiada pelo negócio é a essência para organizações que aprendem. A alta performance exige intenção e quando somos intencionais sempre entregamos valor, seja através de resultados esperados ou de aprendizados práticos de negócio.

Guga Moser: Agile & Product Expert com foco em Negócios. Experiência de mais de 5 anos trabalhando com Produtos Digitais e Transformação Digital no setor Financeiro e também de Varejo.

Thiago Muller: Trabalho com produtos digitais desde 2012. Tive a oportunidade de atuar como Product Owner por 6 anos e vivenciei desafios que trouxeram aprendizados nos domínios de negócio, organizacional, cultural e técnico. 

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