Possui vasta experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Montagem, Manutenção e Treinamento Industrial, trabalhando na área desde formado em 1986, quando saiu do Rio de Janeiro, vindo ao interior para acompanhar o desenvolvimento do seu estado de origem Mato Grosso do Sul.
Vem atuando nas áreas de biogás de suinocultura, confinamento bovino, aterros sanitários e resíduos agroindustriais e agropecuários desde 2014. Acompanhou a montagem de diversos biodigestores na região de São Gabriel Do Oeste/MS – 47 unidades, entre as empresas AGECERT e BRASCARBON.
Sua tese de mestrado em 2018, em Eficiência Energética e Sustentabilidade, foi em cima da utilização de biogás de suinocultura em uma indústria cerâmica vermelha, substituindo a queima de cavaco e lenha. Fez o levantamento sozinho de todas as unidades de biogás da região e pode mostrar o total de biogás produzido e o desperdício de energia que estava sendo queimado em Flares, ao governo do estado, incentivando a mudança no uso do biogás gerado na região. Foi o pioneiro em utilizar gasoduto virtual no país, no trecho Campo Grande a Rio Verde de MT, para abastecer uma indústria de cerâmica branca, que viria a utilizar biogás. Infelizmente a argila do local não correspondeu ao projeto.
Já palestrou em diversos congressos internacionais e nacionais sobre o Biogás e Biometano. Já realizou mais de 50 palestras nacionais com um publico aproximado de 13.800 pessoas. Já realizou 12 Lives sobre o assunto, aproveitando a pandemia para divulgar o tema Biogás.
Atualmente esta ligando o Biogás e Biometano ao programa MSCARBONONEUTRO, incentivando o estado a cumprir com a meta de ser Carbono Neutro.
Por ser um palestrante da área de acessibilidade, trabalha junto com o comité de Diversidade da ASHRAE, promovendo a inclusão não só da mulher, mas das diversas diferenças, na área da engenharia, já tenho homenageado pelo Student Branch Pantanal 23 pessoas com o diploma DIVERSITY ASHRAE.
Proprietário da Candia & Braga laboratório de engenharia desde 2014.
Atua com responsável técnico da empresa Balanças Chialvo – fabricação e montagem de balanças industriais desde 2001.
Atua como responsável técnico da Imporcate – Comercio de pecas e manutenção de máquinas agrícolas desde 2000.
Atua como responsável técnico da ABF Oxigénio desce 2015.
Atua como responsável técnico na área mecânica da empresa ARGEMON Produtos Hospitalares desde 2019.
Atua na área de eficiência energética industrial e resíduos da construção civil. Acompanhou diversas cervejarias sendo montadas no País, sendo instrutor pelo SENAI-MS nesse setor ate hoje.
Mestre em Eficiência Energética e Sustentabilidade pela UFMS. Possui MBA – IPOG em Gestão de Projetos de Engenharia, MBA- FGV em Gestão Empresarial.
Graduado em ENGENHARIA MEC NICA PLENA pela Universidade Santa Úrsula - RJ (1986).
Atualmente ocupa o cargo de MP – Membership Promotion na ASHRAE BRASIL (2022/2023).
Foi presidente da Federação Nacional da Engenharia Mecânica e industrial - FENEMI por dois mandatos - 2017 a 2021, diretor de planejamento - 2014 a 2017. Atualmente esta no Conselho Consultivo.
Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia Mecânica e Industrial – ABEMEC MS, por dois mandatos – 2015 a 2019.
Coordenador do Conselho Nacional das Entidades de Classe - CDEN – CONFEA (2021);
Conselheiro do Sindicato Rural de Campo Grande na APA CEROULA;
Coordenador Adjunto do Conselho Nacional das Entidades de Classe - CDEN – CONFEA (2019);
Idealizador e coordenador dos 4 últimos Congresso Nacional da Engenharia Mecânica e Industrial, passando a ser um congresso Internacional nos últimos dois anos, 2020 e 2021–CONEMI
Conselheiro Fiscal Suplente da SBERA - Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial de 2015 a 2017.
Idealizador e coordenador de 17 – Desafios da Engenharia Mecânica e Industrial –já realizado eventos DEMI MS, DEMI PA, DEMI RJ e DEMI DF;
Idealizador e Organizador de 15 - ENGEMEC – Seminário da Engenharia Mecânica no MS.
Foi Membro Especialista em Acessibilidade e Equipamentos do CONFEA de 2016 a 2017;
Conselheiro da Área de Engenharia Mecânica no CREA-MS;
Representante da Câmara Industrial no CONFEA.
Foi Primeiro secretário do IEMS (Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul);
Professor do CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE;
Professor do IFMS;
Coordenador do Curso Técnico em Máquinas e Motores e Cerâmica Vermelha do SENAI-MS;
Diretor Industrial da COPAZA - Indústria de Óleos Vegetais (atualmente é ADM); Gerente de Manutenção na SANESUL, atualmente Águas Guariroba.