Entre os dias 22 e 25 de novembro de 2021, acontecerá o 2º Simpósio Internacional em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, com o tema “O design do futuro hoje”.
Desde a primeira edição do SIAUS, em 2017, transformações que eram inconcebíveis naquele momento ocorreram, mudando de forma contundente a vida e as relações humanas e impactando profundamente as sociedades ao redor do planeta.
Nem as mais distantes e pessimistas projeções feitas no primeiro encontro poderiam dimensionar o que estava por vir, concretizado pela pandemia e seus devastadores efeitos, fenômeno que tem demonstrado a fragilidade das nossas maneiras de ser e estar no mundo e provocado mudanças radicais no pensamento e nas ações.
Nesse contexto ainda em curso, pensar o futuro hoje implica pensar criticamente o que está colocado como realidade e desafiar seus limites, e o design do futuro torna-se uma responsabilidade agora, cabendo a quem puder, contribuir na construção das pontes entre os sonhos, a esperança e a felicidade.
Seja ele um plano, um artifício, uma intenção, um projeto, um potencial, um desejo ou uma dissimulação, o design deve ser tensionado e colocado em crise, pois permeia todos os campos da vida e determina, em todas as escalas possíveis, os próximos passos da jornada humana e sua relação com a Terra.
Assim sendo, convidamos todas as pessoas que queiram pensar juntas sobre o “Design do futuro hoje”, seja com reflexões orais, escritas ou manifestações culturais e artísticas, a partir de diferentes eixos temáticos e perspectivas. Não há tempo para adiar o futuro, e este é um chamado para um processo de construção de outras narrativas, que possam inspirar comunidades e as próximas gerações. Pensar hoje no design do porvir é uma forma de resistir e de reconhecer que é possível construir uma história deste tempo que pode ser deixada, não mais como um fardo, mas como um legado.