SIBEN - SIMPOSIO DO BEM ENVELHECER

Pelas trilhas da Saúde Integrativa e do Lazer aos 50+

Faça sua inscrição
De 30 novembro a 2 de dezembro Todos os dias das 19h00 às 18h00

Sobre o Evento

O envelhecimento humano está cada vez mais presente nas realidades cotidianas dos países, trazendo consequências para os países e as cidades. As estatísticas mundiais têm apresentado um aumento exponencial da idade das populações, principalmente nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.

Este fato acarreta uma maior longevidade populacional, mas também exige um novo olhar sobre o envelhecer das populações. Mais do que o aumento do tempo de vida, as pessoas e instituições também se preocupam com a qualidade deste envelhecimento populacional.

Enquanto instituição, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também chega aos seus 50 anos, iniciando sua jornada como envelhecente institucional. Ao longo destes 50 anos, o CCS/UFPB vem se ressignificando e recriando-se em formação, pesquisa e extensão na área da saúde.

Para celebrar os 50 anos do CCS/UFPB e promover uma discussão fecunda sobre o bem envelhecer é que o SIBEN se apresenta como um espaço para uma interlocução entre os diferentes agentes – público, privado, terceiro setor, envelhecentes e idosos - com o objetivo de discutir perspectivas e estratégias de ação para este público, com base na Saúde Integrativa e no Lazer.

Neste sentido, ao celebrar os 50 anos do CCS/UFPB e considerando a realidade do envelhecimento humano, a potencialidade de João Pessoa para as práticas da Saúde Integrativa e do Lazer para os envelhecentes e idosos, bem como o potencial do estado da Paraíba para o viver bem e bem envelhecer, que propomos a realização do SIBEN.

Este simpósio tem como proposta celebrar os 50 anos do CCS/UFPB e de ser um espaço de criação, encontros e elaboração de estratégias para o desenvolvimento de ações voltadas para o viver bem com o objetivo de bem envelhecer.

Palestrante

  • Luciano de Oliveira

Programação

14h00 Avaliação Holística para o idoso Atividade Teórica/Prática
Avaliação Holística para o idoso
Local: Auditório

A palestra irá tratar sobre uma avaliação que leve em considração não só o aspecto neuro-motor, mas que sejam considerados também aspectos sócio-afetivos

Carregando área de inscrição

Local

Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, 58050-585, Rua Tabelião Stanislau Eloy, Castelo Branco, João Pessoa, Paraíba
Ver no mapa

Organizador

Movimento Vida Conecta