Dados do trabalho

07/11/2023 até 27/11/2023

Apresentação de trabalhos

Serão aceitos trabalhos na forma de resumos expandidos para apresentação, na forma de painel, no I Simpósio de Educação em Rede, da Universidade Estadual de Goiás, Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede. Cada autor inscrito poderá submeter um trabalho para publicação e apresentação. Os trabalhos serão avaliados e publicados na forma de Anais do Evento e também selecionados para a apresentação na forma de painéis. Serão acolhidos até 100 resumos, e destes, até 80 serão selecionados para a apresentação na forma de painéis.

A elaboração do resumo expandido deverá seguir rigorosamente as normas estabelecidas, não sendo acolhidos trabalhos fora das regras definidas. Os resumos deverão ser elaborados seguindo-se o modelo disponível para download neste site, na forma de Template.

O resumo não deverá conter mais do que 2.000 palavras, uma figura ou uma tabela e até 5 referências. O corpo do texto não deverá ultrapassar as 2.000 palavras (considerando somadas a introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão). Título, filiação, apoio financeiro e palavras-chave não contarão para o total de palavras. As referências não deverão conter mais do que 5 referências principais.

Orientações específicas

O documento deve preservar as margens com as medidas: superior 4cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm.

As páginas devem estar numeradas no canto inferior direito.

Título. Para o Título, utiliza fonte Calibri em Caixa Alta. Tamanho 14, Negrito e centralizado. Não incluir ponto final no título. Não colocar nota de rodapé. O título não deverá ultrapassar três linhas.

Autores. Os nomes dos autores deverão ser incluídos na segunda linha após o título. Em fonte Calibre, tamanho 12, sem negrito. Os nomes não devem ser abreviados. O nome deve seguir o primeiro nome de depois os sobrenomes. Não utilizar sobrenome, vírgula e primeiro nome. Não deve ser inserida nota de rodapé. Os nomes dos autores devem estar uma linha contínua, centralizado e os nomes dos autores separados por ponto-e-vírgula. Ao final do sobrenome, inserir número sobrescrito em ordem descrente para a descrição da filiação dos autores.

Filiação. Os endereços de filiação dos autores deverão ser incluídos na segunda linha após os nomes dos autores. O texto deve estar em fonte Calibri, tamanho 10, e justificado. Os endereços devem estar em linhas contínuas, não sendo permitida a separação dos endereços por quebra de linha. O endereço deve ser precedido do número sobrescrito de identificação do autor, seguido de sua instituição de filiação, endereço profissional completo e email de contato. Estes elementos devem ser separados por ponto final e não por vírgulas. No caso de todos os autores compartilharem a mesma instituição de filiação e o mesmo endereço. Favor utilizar apenas um número sobrescrito e citar a descrição de filiação apenas uma vez. Neste caso, incluir ao final o email do autor de correspondência.

Observação: Não incluir os endereços de email para todos os autores. Ao invés disso, incluir com um asterisco, somente o email do autor de correspondência.

Corpo do texto (Introdução a Conclusão). O corpo do texto deverá trazer as informações do resumo científico. O texto será dividido nas seções: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e apoio financeiro.

Introdução. O texto deverá ser redigido em fonte Calibri, tamanho 12. Os títulos das seções deverão estar em negrito. O resumo expandido deverá conter entre 1.000 e 2.000 palavras. A Introdução deverá contextualizar o problema de investigação. Procure abordar as informações prévias, premissas e justificativa para a realização do estudo. Apresente o(s) objetivo(s) do estudo no final desta seção. A introdução deve ser redigida como um único parágrafo. Evite incluir citações ao longo do resumo.

Métodos. Descreva adequada e claramente os métodos e procedimentos empregados para a realização do estudo. Procure demonstrar claramente quais ações foram aplicadas para responder aos objetivos do estudo. Esta seção deve ser redigida como um único parágrafo.

Resultados. A seção de Resultados deverá abordar detalhadamente os resultados obtidos no estudo. Siga a sequência de apresentação estabelecida nos métodos. Procure explorar mais esta seção, pois é a mais importante do seu resumo. Apresente as informações com clareza. Os resultados devem ser redigidos como uma única seção. Nos resultados, você poderá incluir uma Figura ou uma Tabela. Não mais do que um elemento. Você deverá optar pela tabela ou pela figura, de modo que melhor expresse as informações que pretenda destacar. A figura ou a tabela não poderá ultrapassar a extensão de uma única página. Deverá também respeitar as dimensões da página, margens e estrutura do resumo. A tabela ou figura deverá ser citada nos resultados como: Figura 1 ou Tabela 1. A tabela deverá ter título, em fonte Calibri 12, justificada, sem tabulação, apresentando adequadamente as informações da tabela. A figura deverá ter legenda, na linha imediatamente abaixo da imagem, em fonte Calibri, tamanho 12, justificada, sem tabulação.

Discussão. Na discussão, aborde a contextualização dos resultados. Como os achados do estudo se inserem na literatura disponível? Corrobora uma ideia, um pensamento? Os objetivos e perguntas dos resultados foram adequadamente respondidos? Quais as implicações dos resultados? A discussão deve ser redigida como um único parágrafo. Evite incluir citações para preservar a estrutura e forma de um resumo expandido.

Conclusão. Em Conclusão, descreva os achados mais importantes do estudo. Descreva como influenciarão novas pesquisas no campo de estudo ou do grupo de pesquisa. Não inclua citações e redija um único parágrafo.

Apoio financeiro. Inclua as fontes de fomento do estudo e agência responsável pela concessão de bolsas de estudo.

Palavras-chave. Incluir até 5 palavras-chave, separadas entre si por vírgula e sem ponto final.

Referências. Incluir, no máximo, 5 referências principais. Seguir as normas da ABNT em sua versão mais recente. Não utilizar separadores, não utilizar espaço em branco entre as linhas. Manter recuo de 1 cm a partir da segunda linha de cada referências.

Observação: A submissão deverá conter: (1) resumo de acordo com o template e normas do evento; (2) termo de autoria e responsabilidade devidamente preenchido, assinado e salvo em PDF.:

Orientações para a elaboração dos painéis.

  1. Os painéis podem ser impressos em lona ou papel sulfite, ou outro material de escolha dos autores;
  2. A dimensão deverá ser de 100 cm de altura por 90 cm de largura;
  3. Preserve, pelo menos, 5 cm de margem em cada face do banner (esquerda, direita, superior e inferior);
  4. Utilize fonte em boa visualização e que permita a leitura a uma distância de 2 m do stand;
  5. Utilize o título em destaque e centralizado;
  6. Os nomes dos autores devem estar abaixo do título e em tamanho menor do que o título e centralizados;
  7. A filiação deve estar centralizada e abaixo do nome dos autores;
  8. Título, autores e filiação são itens obrigatório do painel;
  9. Procure ilustrar bem seu painel; opte por utilizar diagramas, fluxogramas, figuras, tabelas;
  10. Você pode explorar a criatividade e elaborar um painel bem atrativo, ilustrado e com boas cores. Quanto mais atrativo for seu painel, mais visitantes receberá. Porém, evite utilizar cores escuras como fundo do painel, ou cores que não promovam ótimo contraste com o texto;
  11. Você pode utilizar uma estrutura mais tradicional para seu painel, ou optar por um formato mais dinâmico, o que é recomendado pela comissão organizadora do evento (por exemplo, contento: problema de investigação; coleta de dados; resultados e avanços científicos)
  12. Inclua os agradecimentos às fontes de apoio financeiro e suportes para a execução do estudo.