Nos próximos dias 01, 02 e 03 de setembro de 2021 o Centro Universitário Estácio São Luís realizará o primeiro Simpósio Internacional Estácio São Luís (SiES), o evento será totalmente remoto pela Plataforma Microsoft Teams e contará com a participação de pesquisadores da Inglaterra, Japão, Chile, Paraguai e Brasil. O tema central das reflexões e debates é o centenário de nascimento do patrono da educação brasileira Paulo Freire. 

O evento está articulado sobre seis eixos temáticos: Educação, Cultura, Comunicação, Tecnologia, Saúde, Inovação e Direitos Humanos. Segundo a Profa. Dra. Elisangela Motta, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da instituição, o objetivo do evento é “articular saberes e promover discussões em um emaranhado de conhecimentos, através da colaboração de professores, pesquisadores, alunos e da comunidade em geral”, afirmou.

Através do tema central dos 100 anos de Paulo Freire, o evento contará com diversas atividades como: minicursos, oficinas, painéis e conferências com foco, mas não somente nas obras freirianas, em virtude do centenário do seu nascimento. Para a Profa. Midori Oshima, Pró-Reitora de Graduação, o evento é transversal e alcança todas as áreas do conhecimento. “O Simpósio é um evento para todos, sem precedentes e de importância elevada para todos os cursos da nossa instituição!”, assegurou.

O SiES será oficialmente aberto às 19h (horário de Brasília) do dia 01 de setembro de 2021 com a composição da Mesa de Abertura com autoridade da instituição promotora do evento e representantes nacionais da Yduqs, companhia educacional da qual o Centro Universitário faz parte, como o Reitor do Centro Universitário Estácio São Luís, Prof. Me. Ismael Lima Leite e do Diretor de Ensino da Yduqs, Prof. Me. Flávio Murilo.

A realização do SiES representa para o Centro Universitário o marco em suas ações de internacionalização, como destaca o Reitor da instituição o Prof. Me. Ismael Leite, “Um evento desta magnitude, não é importante apenas por exigência da legislação educacional e pela regulação do Ministério da Educação, mas acima de tudo em razão da interação que será desenvolvida a partir da participação de profissionais e pesquisadores de diferentes países como Inglaterra, Japão, Chile e Paraguai”, destacou.

No dia 01 de setembro, após os atos protocolares, será realizada a Conferência de Abertura “100 anos de Paulo Freire: atualidade do pensamento freiriano” que será ministrada pela Profa. Dra. Cicilia Peruzzo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (BRASIL), uma das maiores referências sobre comunicação social no Brasil e na América Latina. Em sua conferência a pesquisadora retoma o debate sobre a atualidade do pensamento de Paulo Freire a partir de uma leitura da conjuntura social contemporânea. Ainda no primeiro dia de evento, serão realizados Minicursos sobre obras clássicas de Paulo Freire, as oficinas antecedem a conferência de abertura e vão acontecer no período da manhã e da tarde, sendo ministradas por docentes do Centro Universitário Estácio São Luís.

No dia 02 de setembro, segundo dia do SiES temos na programação a realização do primeiro painel do evento intitulado “Educação e Tecnologias” que contará com a participação dos professores doutores João Batista Bottentuit Júnior da Universidade Federal do Maranhão (BRASIL) e Jaime Carril da Universidade de Santiago do Chile (CHILE). Neste mesmo dia serão realizadas diversas Oficinas Temáticas, que estão ligadas aos eixos do evento. Na noite do dia 02 acontecerá a conferência “Educação conectada com o futuro: novas habilidades e competências” ministrada pela Profa. Me. Sabrina Petrola, Gerente Nacional de Ensino da Yduqs (BRASIL).

Dois painéis marcam a programação do dia 03 de setembro, terceiro e último dia do evento. Os painéis que serão realizados têm como tema: “Educação em Saúde em tempos de Pandemia”, com a participação do Prof. Dr. Tiago Lopes da National Center for Child Health (JAPÃO) e da Profa. Dra. Rosane Nassar Meireles Guerra Libério da Universidade Federal do Maranhão (BRASIL) no painel os pesquisadores vão apresentar reflexões sobre suas experiências no campo da saúde e a importância indissociável da educação para a superação do contexto pandêmico.

O segundo painel do evento é intitulado “Educação, Cidadania e Transformação Social” e contará com a presença da Profa. Me. Majo Centurion da Universidade Nacional do Paraguai (PARAGUAI) e Profa. Dra. Jaciara de Sá Carvalho da Universidade Estácio de Sá (BRASIL). Nesta atividade as professoras conduziram uma reflexão sobre os impactos da educação na garantia da cidadania e nos movimentos de transformação da sociedade.

O Simpósio Internacional será encerrado às 16h30 com a conferência: “A relevância do pensamento de Paulo Freire para entender o Brasil hoje", que será ministrada pela Profa. Dra. Ana Cristina Suzina da Loughborough University Lond (INGLATERRA), em sua fala a pesquisadora brasileira radicada na Inglaterra fará um levantamento sobre a importância de retomar aspectos do pensamento freiriano para entender e compreender os fenômenos sociais do Brasil contemporâneo.

Todo o evento será realizado via plataforma virtual Microsoft Teams, com salas virtuais específicas para os minicursos e oficinas, bem como auditórios virtuais que vão receber as conferências, painéis e intervenções culturais já programadas. O evento é uma promoção do Centro Universitário Estácio São Luís através das pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Administração e Finanças. Acompanhe as novidades também no Instagram do evento @sies_emaranhar e no e-mail cadastrado no ato da inscrição.