Já está no ar a programação do primeiro Simpósio Internacional Estácio São Luís (SiES), que será realizado em modalidade virtual de 1 a 3 de setembro de 2021 com organização do Centro Universitário Estácio São Luís através das pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Administração e Finanças. As inscrições são totalmente gratuitas e podem ser feitas até 30 de agosto no site do evento https://doity.com.br/sies-estacio.

O SiES será oficialmente aberto às 19h (horário de Brasília) do dia 01 de setembro de 2021 com a composição da Mesa de Abertura com autoridade da instituição promotora do evento e representantes nacional do Grupo de Educação que mantém o Centro Universitário, dentre as autoridades o Reitor do Centro Universitário Estácio São Luís, Prof. Me. Ismael Lima Leite e do Diretor de Ensino da Yduqs, Prof. Flávio Murilo.

Após os atos protocolares de abertura do evento será realizada a Conferência de Abertura “100 anos de Paulo Freire: atualidade do pensamento freiriano” que será ministrada pela Profa. Dra. Cicilia Peruzzo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (BRASIL), uma das maiores referências sobre comunicação social no Brasil e na América Latina. Em sua conferência Peruzzo retoma o debate sobre a atualidade do pensamento de Paulo Freire em virtude do centenário do educador e patrono da educação brasileira.

Ainda no dia 01 de setembro, serão realizados Minicursos sobre obras clássicas de Paulo Freire, as oficinas antecedem a conferência de abertura e vão acontecer no período da manhã e da tarde, sendo ministradas por docentes do Centro Universitário Estácio São Luís. Ao longo de três dias, os(as) inscritos no evento terão a oportunidade de participar de diversas atividades como minicursos, oficinas, conferências, painéis e apresentações culturais.

No dia 02 de setembro, segundo dia do SiES temos na programação a realização do Painel I – “Educação e Tecnologias” que contará com a participação dos professores doutores João Batista Bottentuit Júnior da Universidade Federal do Maranhão (BRASIL) e Jaime Carril da Universidade de Santiago do Chile (CHILE). Neste mesmo dia serão realizadas as Oficinas Temáticas, que estão ligadas aos eixos de realização do evento. Na noite do dia 02 acontecerá a conferência “Educação conectada com o futuro: novas habilidades e competências” ministrada pela Profa. Me. Sabrina Petrola da Diretoria de Ensino Yduqs (BRASIL).

Dois painéis marcam a programação do dia 03 de setembro, terceiro e último dia do evento. Os painéis que serão realizados têm como tema: “Educação em Saúde em tempos de Pandemia”, com a participação do Prof. Dr. Tiago Lopes da National Center for Child Health (Japão) e da Profa. Dra.  Rosane Nassar Meireles Guerra Libério da Universidade Federal do Maranhão (BRASIL); “Educação, Cidadania e Transformação Social” com a Profa. Me. Majo Centurion da Universidade Nacional do Paraguai (PARAGUAI) e Profa. Dra. Jaciara de Sá Carvalho da Universidade Estácio de Sá (BRASIL).

A "relevância do pensamento de Paulo Freire para entender o Brasil hoje” é o tema da conferência de encerramento do SiES 2021 e será ministrada pela Profa. Dra. Ana Cristina Suzina da Loughborough University Lond (INGLATERRA), em sua fala a pesquisadora brasileira radicada na Inglaterra fará um levantamento sobre a importância de retomar aspectos do pensamento freiriano para entender e compreender os fenômenos contemporâneos.

Todo o evento será realizado via plataforma virtual Microsoft Teams, com salas virtuais específicas para os minicursos e oficinas, bem como auditórios virtuais que vão receber as conferências, painéis e intervenções culturais já programadas. Para mais informações sobre o evento envie suas dúvidas pelo menu contato do site do evento. Acompanhe as novidades também no Instagram do SiES https://www.instagram.com/sies_emaranhar/ e no e-mail que você cadastrar em sua inscrição.