Siga: principais recursos e funcionalidades

Faça sua inscrição
De 5 a 28 de agosto Todos os dias das 08h30 às 11h00

Sobre o Evento

O curso visa a capacitar servidores docentes e técnicos administrativos da UFPR no uso do SIGA, explorando funcionalidades que podem auxiliar professores e professoras, secretarias e coordenações de cursos de graduação, departamentos, projetos com financiamento e também alunos e alunas.

Período de realização: 05 a 28/08/2024

Período de inscrições: 23 a 30/07/2024

Dias e horários: segundas e quartas-feiras, 8h30 às 11h (encontros online e síncronos no Microsoft Teams)

Carga horária: 20 horas

Instrutora: Prof.ª Dra. Natasha Malveira Costa Valentim

Programação

Introdução ao SIGA e funcionalidades para docentes

Introdução.  Funcionalidades docentes: Lançar notas; Atualizar PIT; Preencher a Ficha 2; Criar uma turma na UFPR Virtual; Visualizar o comprovante de vacinação das/os discentes.

Às08h30 - Microsoft Teams

Funcionalidades para Secretarias e Coordenações de Cursos de Graduação

Matrícula On-line: Turmas disponíveis e prioridades; Confirmar matrícula dos calouros; Emitir lista de calouros; Como ofertar turmas; Deferir e indeferir solicitações de cancelamento de matrícula em disciplinas; Deferir e indeferir solicitações de trancamento.

Às08h30 - Microsoft Teams

Funcionalidades para Secretarias e Coordenações de Cursos de Graduação II

Análise solicitações de matrícula disciplina eletiva; Processo Exame de Adiantamento; Solicitação Equivalência; Reformulação de curso; Solicitar Colação de Grau sem solenidade; Ajuste de matrícula dos alunos; Cadastro Atividades Formativas.

Às08h30 - Microsoft Teams

Funcionalidades para Secretarias e Coordenações de Cursos de Graduação III

Creditação da Extensão como deferir ou indeferir solicitações de ACE III, IV e V; Análise de abandono e de Indicadores Acadêmicos; Diploma digital – Manual Coordenação e Perfil Egresso; Visualização de informações dos cursos de graduação no portal; Visualizar comprovante de vacinação de discentes.

Às08h30 - Microsoft Teams

Funcionalidades para Departamentos

Cadastrar disciplina; Vincular disciplina a curso; Cadastrar ou alterar dados complementares de disciplina; Processos de Exames de Adiantamento e de Aproveitamento; Analisar solicitações de matrícula em disciplina eletiva; Alocar professores; Corrigir nota e frequência dos alunos.

Às08h30 - Microsoft Teams

Funcionalid. projetos com financiamento. Funcionalid. para auxiliar discentes I

Abrir cursos de especialização e aperfeiçoamento em Projetos com Financiamento. Solicitação de equivalência; processos de exames de adiantamento e de aproveitamento.

Às08h30 - Microsoft Teams

Funcionalidades para auxiliar discentes II

Solicitar matrícula; Realizar ajuste on-line de matrícula; Solicitar cancelamento de matrícula em disciplinas; Realizar matrícula em disciplinas eletivas; Solicitar trancamento; Solicitar destrancamento; Como obter Histórico Escolar.

Às08h30 - Microsoft Teams

Funcionalidades para auxiliar discentes III

Relatório de Integralização, Declaração e Comprovante de Matrícula; Como realizar o upload de documentos pessoais no SIGA; Como entregar o comprovante de vacinação; Como fazer upload da foto de perfil; Creditação da Extensão: Como solicitar ACE III, IV e V no SIGA; Tutorial Diploma Digital – Perfil Egresso.

Às08h30 - Microsoft Teams

Carregando área de inscrição

Organizador

Unidade de Capacitação e Qualificação - UCAQ