O Seminário Infâncias e Juventudes em debate é uma ação do projeto de extensão GLEI (Grupo de Leitura em Estudos da Infância), vinculado ao NUDES (Núcleo de estudos e pesquisas sobre diversidade e educação do sertão alagoano) e ao Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (ProCCAExt) da PROEX-UFAL. O evento se constitui como uma das etapas de execução do projeto de extensão acima, visto que o mesmo visa difundir os Estudos da Infância nos cursos de graduação da UFAL Sertão e na região como um todo. Além disso, a proposta do evento se articula com a missão do núcleo de pesquisa citado porque as mesas que compõem o seminário versarão sobre a temática da diversidade, nas suas formas étnico-racial, de gênero e sexualidade, no tocante às gerações de crianças e jovens. O Seminário Infâncias e Juventudes em debate está inserido dentro do Novembro Negro, mês de atividades promovidas pelo NUDES na UFAL Campus do Sertão em 2018.
O objetivo do evento é apresentar panorama de questões relevantes envolvendo infância(s) e juventude(s), no cenário contemporâneo brasileiro, a partir de relatos de pesquisa de docente de diferentes instituições públicas, da área da educação e da psicologia. Para isso, o evento contará em sua programação com docentes da Universidade Federal Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e de três campi da Universidade Federal de Alagoas. Como ação do seminário, ao longo do mês de novembro promoveremos a exposição fotográfica “Cafuringar é muito bom”, com fotos de autoria de crianças da comunidade quilombola Cafuringa, localizada no estado do Rio de Janeiro.
O público-alvo do seminário são estudantes da UFAL, professores da rede pública e lideranças das comunidades indígenas e quilombolas do alto sertão alagoano. As inscrições são limitadas e podem ser feitas exclusivamente por este site. Um valor de R$5,00 deve ser pago no credenciamento presencial no dia do evento e será revertido para os participantes em um brinde, confeccionado por uma das comunidades da região.