Seminário Infâncias e Juventudes em debate

Seminário Infâncias e Juventudes em debate

05 de novembro (segunda- feira ) - UFAL Sertão

Faça sua inscrição
Segunda, 5 de novembro de 2018 Das 08:00 às 17:00
Delmiro Gouveia, AL UFAL- Universidade Federal de Alagoas, Campus Sertão

Sobre o Evento

O Seminário Infâncias e Juventudes em debate é uma ação do projeto de extensão GLEI (Grupo de Leitura em Estudos da Infância), vinculado ao NUDES (Núcleo de estudos e pesquisas sobre diversidade e educação do sertão alagoano) e ao Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (ProCCAExt) da PROEX-UFAL. O evento se constitui como uma das etapas de execução do projeto de extensão acima, visto que o mesmo visa difundir os Estudos da Infância nos cursos de graduação da UFAL Sertão e na região como um todo. Além disso, a proposta do evento se articula com a missão do núcleo de pesquisa citado porque as mesas que compõem o seminário versarão sobre a temática da diversidade, nas suas formas étnico-racial, de gênero e sexualidade, no tocante às gerações de crianças e jovens. O Seminário Infâncias e Juventudes em debate está inserido dentro do Novembro Negro, mês de atividades promovidas pelo NUDES na UFAL Campus do Sertão em 2018.

O objetivo do evento é apresentar panorama de questões relevantes envolvendo infância(s) e juventude(s), no cenário contemporâneo brasileiro, a partir de relatos de pesquisa de docente de diferentes instituições públicas, da área da educação e da psicologia. Para isso, o evento contará em sua programação com docentes da Universidade Federal Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e de três campi da Universidade Federal de Alagoas. Como ação do seminário, ao longo do mês de novembro promoveremos a exposição fotográfica “Cafuringar é muito bom”, com fotos de autoria de crianças da comunidade quilombola Cafuringa, localizada no estado do Rio de Janeiro.

O público-alvo do seminário são estudantes da UFAL, professores da rede pública e lideranças das comunidades indígenas e quilombolas do alto sertão alagoano. As inscrições são limitadas e podem ser feitas exclusivamente por este site. Um valor de R$5,00 deve ser pago no credenciamento presencial no dia do evento e será revertido para os participantes em um brinde, confeccionado por uma das comunidades da região.

Palestrantes

  • Adriana Deodato
  • Amana Rocha Mattos
  • Ana Cristina Conceição Santos
  • Beatriz Corsino Pérez
  • Conceição Firmina Seixas Silva
  • Marcos Ribeiro Mesquita
  • Saulo Luders Fernandes
  • Suzana Libardi

Programação

08h00 Mesa de Abertura Palestra
Local: Auditório Graciliano Ramos - UFAL Campus do Sertão

Abertuta do Seminário Infâncias e Juventudes em debate.

08h30 - Beatriz Corsino Pérez, Conceição Firmina Seixas Silva, Saulo Luders Fernandes, Suzana Libardi Mesa redonda: Infâncias e participação nos campos da política, das pesquisas e das comunidades Palestra
Local: Auditório Graciliano Ramos - UFAL Campus do Sertão
11h30 Abertura da exposição fotográfica “Cafuringar é muito bom” Palestra
Local: Hall de entrada - UFAL Campus do Sertão

Autoria das fotografia: crianças da comunidade quilombola Cafuringa, do município de Campos dos Goytacazes-RJ,

Realização: NIJUP- Núcleo de Pesquisa Infâncias, Juventudes e Políticas Públicas, vinculado à UFF.

Duração: de 05 a 22 de novembro de 2018

14h00 - Adriana Deodato, Amana Rocha Mattos, Ana Cristina Conceição Santos, Marcos Ribeiro Mesquita Mesa-redonda: Gênero, sexualidade e juventudes: o espaço escolar, os movimentos sociais e a violência. Palestra
Local: Auditório Graciliano Ramos - UFAL Campus do Sertão

Local

UFAL- Universidade Federal de Alagoas, Campus Sertão - 57480-000, AL-145, 3849, Delmiro Gouveia, Alagoas,

Organização

Apoio

Promoção

Créditos da Imagem

Organizador

GLEI

O Grupo de Leitura em Estudos da Infância (GLEI), está vinculado ao NUDES (Núcleo de estudos e pesquisas sobre diversidade e educação do sertão alagoano) e ao Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (ProCCAExt) da PROEX-UFAL.