No método ABACADA, existe um caminho para o estudante associar a sílaba á imagem, e posteriormente  uma sílaba  à  outra, simplificando o número de combinações silábicas, na junção entre vogal e consoante por isso trabalhamos uma vogal de cada vez, iniciando com a vogal A, O, U, I, E.  O apoio visual é deslocado para a consoante com um apoio único na vogal.

A apresentação da sílaba está no primeiro momento, associada com  uma imagem que corresponde ao som da sílaba, os sinalizadores do ABACADA.

 

Tabuleiro de Leitura vogal A

 

Quando o estudante junta as sílabas para formar a palavra reporta-se a imagem da figura, associando e ligando as sílabas na formação de palavras, então o importante é a sílaba. Nesse contexto  BA de banana mais LA do lápis forma a palavra BALA, tudo isso com apoio visual.

 

 

 

 

 

Quando o estudante junta as sílabas para formar a palavra reporta-se a imagem da figura, associando e ligando as sílabas na formação de palavras, então o importante é a sílaba. Nesse contexto  BA de banana mais LA do lápis forma a palavra BALA, tudo isso com apoio visual.

 

Quando chegamos na vogal O (ou talvez na vogal U, I... dependendo da habilidade)  o estudante  já compreendeu essa associação: CAQUI  CA de CAchorro + QUI de QUIabo.

 

 

Na medida que compreende o som da sílaba  desloca a sua atenção para a consoante,  em qualquer combinação possível, com a consoante e vogal. Com o alfabeto móvel podemos fazer essa associação:

 

 

 

O trabalho com o alfabeto móvel é imprescindível, o estudante precisa compreender que quando mudamos a vogal ou consoante o som da sílaba muda.

 Também recebe o apoio visual com a imagem correspondente ao que realmente está escrito.

 

 

 

Para o início da Alfabetização é um pré - requisito, esse tipo de percepção silábica, junto com a associação da imagem correta. Só depois da ampliação desse   repertório podemos somar  outras experiências.

 

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