Curso de alfabetização - ABACADA - encurtando o caminho
No método ABACADA, existe um caminho para o estudante associar a sílaba á imagem, e posteriormente uma sílaba à outra, simplificando o número de combinações silábicas, na junção entre vogal e consoante por isso trabalhamos uma vogal de cada vez, iniciando com a vogal A, O, U, I, E. O apoio visual é deslocado para a consoante com um apoio único na vogal.
A apresentação da sílaba está no primeiro momento, associada com uma imagem que corresponde ao som da sílaba, os sinalizadores do ABACADA.
Quando o estudante junta as sílabas para formar a palavra reporta-se a imagem da figura, associando e ligando as sílabas na formação de palavras, então o importante é a sílaba. Nesse contexto BA de banana mais LA do lápis forma a palavra BALA, tudo isso com apoio visual.
Quando o estudante junta as sílabas para formar a palavra reporta-se a imagem da figura, associando e ligando as sílabas na formação de palavras, então o importante é a sílaba. Nesse contexto BA de banana mais LA do lápis forma a palavra BALA, tudo isso com apoio visual.
Quando chegamos na vogal O (ou talvez na vogal U, I... dependendo da habilidade) o estudante já compreendeu essa associação: CAQUI CA de CAchorro + QUI de QUIabo.
Na medida que compreende o som da sílaba desloca a sua atenção para a consoante, em qualquer combinação possível, com a consoante e vogal. Com o alfabeto móvel podemos fazer essa associação:
O trabalho com o alfabeto móvel é imprescindível, o estudante precisa compreender que quando mudamos a vogal ou consoante o som da sílaba muda.
Também recebe o apoio visual com a imagem correspondente ao que realmente está escrito.
Para o início da Alfabetização é um pré - requisito, esse tipo de percepção silábica, junto com a associação da imagem correta. Só depois da ampliação desse repertório podemos somar outras experiências.
-