Informações
O município de Maragogi é conhecido nacionalmente como o Caribe alagoano, por suas praias e piscinas naturais. No entanto, também é neste município que se encontra a maior concentração de assentamentos da reforma agrária da Mesorregião do Litoral Norte, com produção diversificada de espécies vegetais. Dentre estas, a gravioleira é uma das mais representativa, com mais de 100 mil pés. Os frutos são transformados em polpa em unidade de processamento local ou são comercializados, in natura, dentro e fora do Estado.
Apesar de a fruticultura ser uma atividade expressiva na região, observa-se que os produtores têm enfrentado problemas em todo o processo produtivo. Com intuito de fortalecer a fruticultura local, o Ifal/Campus Maragogi, vai sediar nos dias 27 e 28 de novembro de 2019 o Simpósio da graviola orgânica, reunindo produtores, pesquisadores, docentes e discentes das ciências agrárias para discutir o tema, somando conhecimento, dirimindo dúvidas. Para isso, foram convidados profissionais de diferentes áreas de conhecimento para apresentar suas vivências e melhorar a discussão em torno da gravioleira.
Com isso, espera-se que os participantes possam atualizar seus conhecimentos sobre o manejo da graviola, do plantio à pós-colheita. Espera-se também que discentes possam adquirir novos conhecimentos e aprender sobre uma das espécies mais representativas de Maragogi/AL.
Data do evento
27 de novembro de 2019, 08h00 até 28 de novembro de 2019, 12h00
Local do evento
Ifal/Campus Maragogi
AL 101 Norte, S/N
Peroba, Maragogi - Alagoas