I Simpósio de Biotecnologia do Oeste da Bahia

21 de novembro de 2019, 08h00 até 22 de novembro de 2019, 17h00
Centro Multidisciplinar do Campus de Luís Eduardo Magalhães, Universidade Federal do Oeste da Bahia - Luís Eduardo Magalhães, BA

Informações

O "I Simpósio de Biotecnologia do Oeste Baiano: Aplicações e Sustentabilidade" discutirá os conceitos básicos que fundamentam a Biotecnologia e suas aplicações para o setor industrial e agrícola. Estas discussões são necessárias para estimular o senso de inovação e empreendedorismo em diversos estudantes do ensino superior vinculados às mais diversas áreas do conhecimento, como Biologia, Química, Física e Matemática. A integração destes conhecimentos permite criar soluções para problemas industriais, ambientais e sociais. O tema deste primeiro Simpósio traz consigo a responsabilidade de demonstrar a aplicabilidade de conhecimentos básicos que fundamentam a Engenharia de Biotecnologia para o desenvolvimento sustentável.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Maria Natalia Soares da Cruz

Saiba mais

Dra. Juliana Leles Costa

Saiba mais

Dr. Bruno Motta Oliveira

Saiba mais

Dra. Carina Mariani Leite Lopes

Saiba mais

Dr. Fabiano J. Perina

Saiba mais

Dra. Jessica da Mata dos Santos Monteiro

Saiba mais

Msc. Pedro de Almeida Guedes

Saiba mais

Dr. Samuel Mazzinghy Alvarenga

Saiba mais

Rafael D'agostini

Saiba mais

Dra. Flávia Virgínia Ferreira Arruda

Saiba mais

Dr. Felipe da Silva Figueira

Saiba mais

Dr. Pedro Dias Pinto

Programação:

Credenciamento dos participantes Credenciamento

Solenidade de Abertura Abertura

As ômicas na agricultura Palestra · Dra. Juliana Leles Costa

Coffee Break 1 Coffee break

'Biotecnologia' não é um palavrão Palestra · Dr. Samuel Mazzinghy Alvarenga

Aplicações em Microscopia de Fluorescência e Microscopia Laser Confocal: Fluorocromos Palestra · Dr. Fabiano J. Perina

Uso de Marcadores Moleculares no Melhoramento Genético do Algodão Palestra · Dra. Carina Mariani Leite Lopes

Coffee Break 2 Coffee break

Manejo Biológico de Fitonematoides Palestra · Dra. Jessica da Mata dos Santos Monteiro

Coffee Break 3 Coffee break

Produção de Biofilmes na Indústria de Alimentos Minicurso · Msc. Pedro de Almeida Guedes

Modelos matemáticos para o processo de digestão anaeróbica Minicurso · Dr. Pedro Dias Pinto

Produção de Biofilmes na Indústria de Alimentos Minicurso · Msc. Pedro de Almeida Guedes

Modelos matemáticos para o processo de digestão anaeróbica Minicurso · Dr. Pedro Dias Pinto

Mercado de Trabalho para o Engenheiro de Biotecnologia Mesa-redonda · Dr. Bruno Motta Oliveira, Dr. Felipe da Silva Figueira, Dra. Flávia Virgínia Ferreira Arruda, Maria Natalia Soares da Cruz, Rafael D'agostini

Encerramento Encerramento

Coffee Break 4 Coffee break

Credenciamento

O credenciamento ocorrerá em frente ao auditório de 8:00 às 9:00 hs do dia 21.

Centro Multidisciplinar do Campus de Luís Eduardo Magalhães, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Rua Itabuna, 1278

Santa Cruz, Luís Eduardo Magalhães - BA

47850000

Centro Multidisciplinar do Campus de Luís Eduardo Magalhães, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Rua Itabuna, 1278

Santa Cruz, Luís Eduardo Magalhães - BA

47850000

Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão

Maria Natalia Soares da Cruz

Oilema Sementes


Graduada em Agronomia pela Escola Superior de Machado - MG (1991). Especialista em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG (1998) e Ciências da Educação pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia- FACCEBA/BA (2006). Foi diretora acadêmica da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira - FAAHF/BA. Atualmente é pesquisadora na Oilema Sementes.

Dra. Juliana Leles Costa

UNIFAAHF e Faculdade São Francisco de Barreiras


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestrado em Ciências (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/ Universidade de São Paulo (USP). Doutorado em Ciências (Biologia na Agricultura e no Ambiente) pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA)/ Universidade de São Paulo (USP). Professora nos Colegiados de Medicina, Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia na Faculdade São Francisco de Barreiras e de Agronomia e Psicologia na Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira. Com experiência na área de Anatomia Vegetal, Genética, Microbiologia e Biologia Celular e Molecular, atuando nos seguintes temas: histopatologia, interações hospedeiro x patógeno, transcriptômica e marcadores moleculares. 

Dr. Bruno Motta Oliveira

UFOB


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2004), bolsista de iniciação científica do CNPq no desenvolvimento do projeto Genoma do fungo Moniliophthora perniciosa, causador da vassoura-de-bruxa no cacaueiro. Realizou o mestrado em Biotecnologia (2009) pela mesma Universidade trabalhando com o comportamento killer e identificação molecular de leveduras isoladas de fermentações espontâneas para produção de cachaça artesanal. Concluiu o Doutorado em Biotecnologia na Universidade de Valencia - Espanha (2016), bolsista CAPES de doutorado pleno no exterior, onde estudou a Biologia Molecular e os Metabolismos de glicerol e respiro-fermentativo de leveduras do gênero Saccharomyces de interesse biotecnológico, com ênfase nas leveduras vínicas. Atualmente é professor adjunto e Vice-diretor Pro Tempore do Centro Multidisciplinar do Campus de Luís Eduardo Magalhães (CMCLEM) na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Dra. Carina Mariani Leite Lopes

Fundação Bahia


Possui mestrado e doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília, atua principalmente nos seguintes temas: taxonomia de fitonematoides, variabilidade genética e fisiológica de nematoides do gênero Meloidogyne e resistência a Meloidogyne incognita em algodoeiro. Atualmente,  é coordenadora do laboratório Nemafito e pesquisadora da Fundação Bahia.

Dr. Fabiano J. Perina

Embrapa Algodão


Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (2008), possui Mestrado em Fitopatologia (2011) e Doutorado em Fitopatologia pela mesma instituição. Realizou parte do Doutorado pela University of Delaware - Newark, USA, com enfase em técnicas de Microscopia a Laser Confocal e Multiphoton para a aplicação da Microscopia Correlativa no âmbito das Ciência Agrárias e Fitopatologia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase nos seguintes temas: Controle de Doenças de Plantas, Diagnose de Doenças de Plantas, Nematologia, Análise Ultraestrutural da interação Planta-patógeno (Microscopia Eletrônica de Varredura e Transmissão, Microscopia a Laser Confocal, Multiphoton, Microscopia de epifluorescência integrada ao sistema ApoTome) e Biologia Molecular.

Dra. Jessica da Mata dos Santos Monteiro

JCO Bioprodutos


Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Brasília (2008), mestrado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (2011), doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (2016), estágios Pós Doutoral na Embrapa Cenargen (2016-2017) e Universidade Federal de Goiás (2017-2018). Atualmente, atua como Nematologista na Empresa JCO Bioprodutos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia/Nematologia, diagnose de espécies de fitonematoides e bioensaios.
 

Msc. Pedro de Almeida Guedes

UNIFAAHF/UFOB


Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (1993), é Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007), especialista em Ciência da Nutrição aplicada à Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e especialista em Vigilância Sanitária, Controle de Qualidade e Segurança dos Alimentos pela UNINASSAU (2017). Atualmente é Pró-Reitor Acadêmico e docente do Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira - UNIFAAHF e da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB, e compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC. Foi Diretor Acadêmico da Faculdade Arnaldo Ferreira - FAAHF (2017-2019); Vice-Reitor do Centro Universitário Maurício de Nassau de Maceió - AL - UNINASSAU MACEIÓ, do Grupo Ser Educacional (2009-2017); Diretor Acadêmico (2007) e Diretor Geral da Faculdade de Tecnologia e Ciências em Vitória da Conquista - BA (2008). Tem experiência em Gestão Educacional de IES (Gestão Acadêmica/Financeiro/Marketing) e nas áreas de Fitotecnia e Ciência e Tecnologia de Alimentos (Fruticultura, Olericultura,Tecnologia de Alimentos e Laticínios), atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos minimamente processados, fisiologia pós-colheita de frutas e hortaliças, manga, preço, alimentos, carne bovina, leite, pastas alimentícias e corn meal.

Dr. Samuel Mazzinghy Alvarenga

UFOB


Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Biólogo especialista em Genética e Biologia Molecular. Possui mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento. Realizou treinamento de pós-doutorado na área de Bioinformática e Transcriptômica. Trabalhou com técnicas de Biologia Molecular como PCR, clonagem de bactérias e manipulação de bibliotecas BAC, marcadores moleculares e sequenciamento de DNA. Atuou no Projeto Brasileiro do Genoma Café como membro da equipe de anotação de ESTs, e na identificação, caracterização funcional e perfil de expressão in silico de genes de resistência a doenças. Participou de projetos de pesquisa nas áreas de Biologia Molecular, Genômica e Transcriptômica vegetal. Atuou como Pesquisador em Bioinformática e Genômica (2012-2018) no DDPA (Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária) da SEAPI (Secretaria de Agricultura e Irrigação do Rio Grande do Sul), extinta Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), onde atuou na montagem, análise e anotação de genomas e metagenomas de microorganismos. Ministrou aulas, palestras, treinamentos e cursos em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de Genômica e de Bioinformática. Atualmente ministra disciplinas de Bioinformática, Programação de Computadores, Biotecnologia e Biomateriais e orienta estudantes nas áreas de Bioinformática e Biotecnologia.
 

Rafael D'agostini

Cyklo Aceleradora Agritech


Rafael D'agostini é bacharel em direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Cândido Mendes - RJ e pós-graduação na Escola Superior do Ministério Público do DF, tendo ampla atuação no campo do Direito Empresarial. Foi vice-presidente da OAB - subseção LEM, além de ser produtor rural, tendo exercido o cargo de Diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de LEM e Diretor da APROSOJA BA. Além disso, teve passagem pela Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra. Atualmente, é membro da empresa Cyklo Aceleradora Agritech.

Dra. Flávia Virgínia Ferreira Arruda

JCO Bioprodutos


Possui graduação em Licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle biológico por fungos, fungos filamentosos, biorremediação e fungo endofitico.

Dr. Felipe da Silva Figueira

UFOB


Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (2007), mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (2010) e doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Possui pós-doutorado nas áreas de Engenharia Química (2014-2015) e Engenharia e Ciência de Alimentos (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professor Adjunto A do curso de graduação em Engenharia de Biotecnologia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) no campus multidisciplinar de Luis Eduardo Magalhães. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Alimentos e Engenharia de Bioprocessos, com ênfase em: tecnologia de produtos de panificação sem glúten; recuperação e purificação de biocompostos; produção e aplicação de microalgas; produção de nanofibras; e aproveitamento de resíduos agroindustriais para obtenção de produtos de interesse biotecnológico.

Dr. Pedro Dias Pinto

UFOB


Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Mestrado e Doutorado em Física Teórica pela Universidade de Brasília - UnB. Atualmente é Professor Adjunto 1 Classe A na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Tem experiência na área de Ensino de Física e em Física Teórica, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica Fora do Equilíbrio, atuando principalmente nos seguintes temas: termodinâmica dos processos de sincronização de osciladores não lineares acoplados e modelos mesoscópicos da molécula de DNA.