Entre os pacientes com diabetes mellitus, os insulinodependentes demandam cuidados especiais para garantir adesão ao tratamento, prevenindo complicações características da doença e internações. A atuação da equipe multiprofissional junto a esses pacientes é fundamental para o sucesso terapêutico e a manutenção da qualidade de vida.
O Sistema Único de Saúde, visando melhorar a adesão ao tratamento, disponibiliza as chamadas “canetas de insulina”, que tornam a administração do medicamento mais prática e confortável em comparação ao uso de seringas e frascos-ampolas.
As “canetas de insulina” são portáteis, discretas e fáceis de usar, facilitando a aplicação em diferentes locais e momentos, além de minimizar erros de dosagem. Ressalta-se que o monitoramento da glicemia é fundamental para o ajuste das doses, assim como a adoção de planos alimentares adequados e hábitos de vida saudáveis.
A Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica (DGAF/SEAS/SES-PE) desempenha o papel de elo entre os municípios e o Ministério da Saúde no que se refere ao fornecimento de insulinas, em suas diferentes apresentações. Cabe ao Ministério da Saúde a aquisição e a distribuição desses medicamentos, conforme as necessidades apresentadas pelos municípios.
No âmbito das atividades conduzidas pela DGAF, foram identificadas fragilidades no planejamento e na operacionalização do fornecimento de insulinas, decorrentes de diversos fatores, incluindo as recentes mudanças implementadas pelo Ministério da Saúde. Ademais, têm sido observadas inseguranças e dúvidas quanto ao acesso e à correta utilização desta nova tecnologia farmacêutica.
O simpósio tem como objetivo sensibilizar e aprimorar o conhecimento das equipes multiprofissionais sobre os critérios de prescrição e acesso às insulinas em suas diferentes formas farmacêuticas, bem como reiterar a importância dos cuidados, do monitoramento dos pacientes e do cumprimento dos requisitos necessários para a utilização segura deste grupo de medicamentos.
Desta forma a DGAF em parceria com a gestão da XII Gerência Regional de Saúde da SES/PE realizará este simpósio direcionado aos profissioanis de saúde que atuam no SUS, em especial os da atenção básica.
Contamos com sua participação.