Informações

Dedicado aos Estudos Marítimos e inserido na estrutura do Estado-Maior da Armada (EMA), o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha do Brasil (CEPE-MB) é o Think Tank institucional da Marinha. Por meio de encontros acadêmicos e profissionais, com o propósito de debater questões relacionadas à Defesa Nacional e ao pensamento político estratégico marítimo brasileiro, o CEPE-MB tem como uma de suas tarefas obter conhecimento e promover sua reflexão internamente à instituição MB e junto à sociedade, divulgando os resultados desses encontros e estudos.

Nesse contexto, a evolução acelerada das tecnologias tem sido um fator central na transformação dos conflitos atuais. Inovações que vão desde sistemas de armas autônomas até a guerra cibernética estão reconfigurando as estratégias militares e alterando as dinâmicas de poder global. Este simpósio se propõe a apresentar os principais desafios e oportunidades que tais tecnologias apresentam para a Força Naval, com ênfase nas implicações operacionais e estratégicas no cenário atual e projetado para o futuro.

Com o contínuo avanço tecnológico, torna-se imperativo que a Força Naval esteja preparada para enfrentar novas ameaças e capitalizar as oportunidades emergentes. A adoção de uma abordagem proativa, que inclua o fortalecimento de parcerias com o setor privado, o desenvolvimento de capacidades tecnológicas nacionais e o aprimoramento da resiliência cibernética, será vital para a manutenção de uma vantagem estratégica. Além disso, é importante considerar as implicações éticas e legais associadas ao emprego dessas tecnologias nas operações militares, garantindo que sua aplicação esteja alinhada com os princípios do direito internacional e da ética militar.

O tema proposto, “Aplicações de Novas Tecnologias nos Conflitos Atuais: Implicações e Perspectivas para a Força Naval”, busca explorar como o Brasil pode fortalecer e modernizar sua Força Naval para enfrentar as ameaças emergentes e assegurar a proteção de seus interesses marítimos no século XXI. Nesse sentido, na manhã do dia 23 de outubro de 2024, o simpósio convida os participantes a refletirem sobre os desafios contemporâneos enfrentados pela Força Naval e as estratégias necessárias para superá-los.

Traje: Militares 5.5 ou equivalente e Civis: Passeio

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

CMG (RM1), Me., Leonardo Faria de Mattos

Saiba mais

Prof. Dr. Érico Esteves Duarte

Saiba mais

VAlte (RM1) Alfredo Martins Muradas

Saiba mais

CAlte Carlos Henrique de Lima Zampieri

Saiba mais

Professor Dr. Márcio Rocha

Programação:

Credenciamento Credenciamento

Alte Esq (RM1- FN) Paulo Martino Zuccaro Abertura

Conflitos Atuais: uma síntese geopolítica e as tecnologias empregadas Apresentação · CMG (RM1), Me., Leonardo Faria de Mattos

Política e a Gestão da Tecnologia em Defesa: a vertente naval Apresentação · Prof. Dr. Érico Esteves Duarte

Intervalo Intervalo

Tecnologias e o Preparo da Força Naval Apresentação · VAlte (RM1) Alfredo Martins Muradas

Tecnologias aplicadas nos Projetos Estratégicos da MB Apresentação · CAlte Carlos Henrique de Lima Zampieri

Debates Debate · Professor Dr. Márcio Rocha

Credenciamento

No dia do Simpósio deverá ser confirmada a sua presença através do Credenciamento na Recepção do Evento, com a apresentação do VOUCHER (comprovante de inscrição impresso junto com um documento de identificação com foto).

Importante: Os Certificados de Participação conferidos pelo CEPE-MB somente serão disponibilizados áqueles que forem devidamente Credenciados, ou seja, tiverem sua presença confirmada.

Visite a nossa página na internet: http://www.marinha.mil.br/cepe     

Escola de Guerra Naval

Avenida Pasteur, 480

Urca, Urca - Rio de Janeiro - RJ

22290-255

Escola de Guerra Naval

Ver no mapa

Avenida Pasteur, 480

Urca, Urca - Rio de Janeiro - RJ

22290-255

Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha - CEPE-MB

Dedicado aos Estudos Marítimos e inserido na estrutura do Estado-Maior da Armada (EMA), o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha do Brasil (CEPE-MB) é o Think Tank Institucional da Marinha do Brasil (MB). Por meio de encontros acadêmicos e profissionais, com o propósito de debater questões relacionadas à Defesa Nacional e ao pensamento político estratégico marítimo brasileiro, o CEPE-MB tem como uma de suas tarefas obter conhecimento e promover sua reflexão internamente à instituição MB e junto à sociedade, divulgando os resultados desses encontros e estudos. Não é por outro motivo que seu mote é “Conhecer - Refletir – Divulgar”. Contudo, seus produtos e visões de seus colaboradores não refletem, necessariamente, o pensamento da Marinha do Brasil.

CMG (RM1), Me., Leonardo Faria de Mattos

Escola de Guerra Naval


O Capitão de Mar e Guerra da Reserva Leonardo Faria de Mattos graduou-se em Ciências Navais, em 1987, pela Escola Naval. Dentre os diversos cursos militares, destaco o mestrado profissional em Ciências Navais, realizado na Escola de Guerra Naval, e o de Planejamento Conjunto do Joint Forces Staff College, na Virginia, EUA.

Comandou dois navios, o Navio Patrulha GUAJARA, no Rio de Janeiro; e o Navio Patrulha Fluvial RORAIMA, em Manaus.

Foi oficial de ligação da Marinha do Brasil com a Marinha dos EUA, em Norfolk, Virginia, de 2007 a 2009.

Sua última função no serviço ativo foi de Chefe de Gabinete do Comandante de Operações Navais.

Já na reserva da Marinha, a partir de outubro de 2011, assumiu a função de encarregado do Setor de Geopolítica da Escola de Guerra Naval, onde ministra “Geopolítica e Oceanopolítica” para todos os cursos de pós-graduação militares, e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM).

Possui mestrado strictu sensu em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense, e o MBA em Gestão Estratégica pelo Instituto COPPEAD, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É o Editor Responsável pelo “Boletim Geocorrente”, o Coordenador do Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola de Guerra Naval, e o Coordenador Acadêmico do Curso de Estratégia Marítima da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR).

Expressa suas opiniões sobre a Geopolítica Internacional, semanalmente, pelo seu canal “Conexão Geo”, no YouTube e Spotify.

Prof. Dr. Érico Esteves Duarte

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS


Professor de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e do PPG em Segurança, Defesa e Desenvolvimento da Escola Superior de Defesa. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Riode Janeiro e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidadede Brasília. Foi Ridgway Scholar da US Army Heritage and Education Center. Foi pesquisador/professor visitante do Joseph Korbel School of International Studies da Universidade de Denver, Centro Corbett de Estudos de Política Marítima do King's College, Instituto de Estudos de Paz e Políticas de Segurança (IFSH) da Universidade de Hamburgo, Cátedra Rui Barbosa da Universidade de Leiden e da Universidade Joaquim Chissano de Moçambique. Atuou como colaborador no IPEA, Universidade da Força Aérea, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Comando de Artilharia do Exército e do Estado-Maior da Armada. Possui seis livros publicados/organizados. Em 2010, recebeu o prêmio de Melhor Tese em Defesa Nacional pelo Ministério da Defesa.

VAlte (RM1) Alfredo Martins Muradas

Assessor de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I)


O Vice-Almirante da Reserva ALFREDO MARTINS MURADAS, ingressou no Colégio Naval em 1978, e na Escola Naval em 1981. Graduou-se em Ciências Navais na Habilitação de Sistemas de Armas e possui os seguintes cursos de pós-graduação: Curso Superior para Oficiais (C-SUP) e Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) pela Escola de Guerra Naval (EGN); Curso de Mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), na área de concentração Inteligência Artificial (AI); Curso de extensão em Analise de Sistema pela Pontifícia Universidade Católica (PUC); Curso de Master in Business Administration (MBA) em Gestão Internacional pelo Instituto de Pós-Graduação (COPPEAD).

Experiência operacional a bordo de Navios de Escolta e em diferentes atividades relacionadas a Sistemas Navais, Sistemas de Gerenciamento de Combate, Sistemas de Comando e Controle, Sistemas de Armas, Sistemas Administrativos Corporativos e Infraestrutura de Rede Corporativa Institucional.

Ao longo de sua carreira, foi diretor de cinco Organizações Militares técnicas ou tecnológicas da Marinha do Brasil, sendo duas Diretorias Técnicas Especializadas (DIRETORIA DE SISTEMAS DE ARMAS DA MARINHA e DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA), duas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) (CENTRO TECNOLÓGICO DA MARINHA NO RIO DE JANEIRO e CENTRO DE ANÁLISES DE SISTEMAS NAVAIS), e um Centro de Tecnologia (CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA), totalizando mais de dez anos como diretor, tendo também participado de diversos eventos nacionais e internacionais representando a Marinha na sua área de atuação.

Possui mais de vinte e oito anos de experiência na liderança de equipes de projetos multidisciplinares, principalmente na área de sistemas. Trabalhou também em uma organização de suporte de sistemas operativos por sete anos, no departamento de manutenção de software, sendo três anos como chefe do departamento, e coleciona participação em diversos programas e projetos da Marinha, com ênfase em Sistemas Navais.

Atuou por dois anos na Representação Permanente do Brasil na Conferência sobre Desarmamento da ONU, em Genebra.

Atualmente exerce a função de Assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação na Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, tendo assumido o cargo em Abril de 2022.

Nesta função, assessora o Diretor-Geral na coordenação do Sistema de CT&I da Marinha do Brasil.

CAlte Carlos Henrique de Lima Zampieri

Diretor de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM)


O Contra-Almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri é natural de Curitiba (PR). Foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1992. Em sua carreira foi Comandante do Navio-Patrulha “Gurupi”; Comandante do Rebocador de Alto-Mar “Almirante Guillobel”; Imediato da Fragata “Defensora”; Delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre (atual Capitania Fluvial de Porto Alegre); e Chefe de Gabinete do Diretor-Geral de Navegação . No exterior foi Representante Alterno do Brasil junto à Organização Marítima Internacional. Suas principais condecorações são: Ordem do Mérito Naval (Grau de Oficial); Medalha Militarde Ouro (Passador de Ouro); Medalha Mérito Tamandaré; Medalha-Prêmio Almirante Marques de Leão; e Medalha Mérito Marinheiro (três âncoras). Atualmente é o Diretor de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM).

Professor Dr. Márcio Rocha

Professor no Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF)


Doutor em Ciência Política pela UFF. Mestre em Ciências Aeroespaciais pela UNIFA. Graduado em Economia pela UFRN. Graduado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (AFA). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea (UNIFA) no período de 2004 a 2011. Coordenador do Laboratório de Pesquisa “Análise de Políticas de Defesa, Poder Político e Política Internacional”. T emas de pesquisa: Políticas Públicas de Defesa, Economia e Indústria de Defesa, Ciência & Tecnologia e Defesa, Segurança Internacional e Questão Cibernética. É professor do PPGSET/UFF atua na Linha de Pesquisa II - Políticas Públicas e Indústria de Defesa e III - Política Externa e de Defesa.