Informações

Dedicado aos Estudos Marítimos e inserido na estrutura da Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação (SPP), o Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) tem a proposta de preparar discentes em assuntos no campo marítimo, visando contribuir com o aperfeiçoamento da capacitação de pessoal e fomentar pesquisas para a ampliação do conhecimento acadêmico em áreas de interesse do poder naval e da defesa.

O diferencial desse programa é o aspecto multi e interdisciplinar congregando disciplinas, como tem sido observado em programas análogas de Estudos Marítimos em países com tradição acadêmica marítima consolidada como o Reino Unido, Suécia e os Estados Unidos da América. O Programa se estrutura na área de concentração “Defesa, Governança e Segurança Marítimas”, contando com três Linhas de Pesquisa: I – Política e Estratégia Marítimas; II – Regulação do Uso do Mar, Processo Decisório e Métodos Prospectivos; e III – Política, Gestão e Logística em Ciência, Tecnologia e Inovação no Ambiente Marítimo.

Nesse contexto, a proposta do seminário “Presença estrangeira no entorno estratégico marítimo brasileiro: identificações e perspectivas” é de oferecer uma visão aprofundada das dinâmicas de atuação de atores estrangeiros nessa região estratégica, o Atlântico Sul. Partindo de uma análise criteriosa das identificações dessas presenças estrangeiras, o evento busca discutir suas implicações para a segurança nacional e as perspectivas para a política de defesa do Brasil.

O objetivo empírico é proporcionar uma plataforma de discussão e análise crítica sobre a presença de atores estrangeiros, por meio de abordagens interdisciplinares, identificando as dinâmicas dessas presenças e avaliando suas implicações para a segurança marítima e os interesses estratégicos do Brasil, fomentando o desenvolvimento de estudos avançados sobre a defesa nacional, geopolítica marítima e o papel da Força Naval no cenário global.

Nesse sentido, o seminário a ser realizado na manhã do dia 03 de dezembro de 2024 convida os participantes a refletirem sobre os desafios contemporâneos enfrentados pela Brasil e as estratégias necessárias para superá-los.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Professor Marcelo Mello Valença (PPGEM)

Saiba mais

CMG (RM1) Leonardo Faria de Mattos

Saiba mais

Professora Doutora Monique Sochaczewsk Goldfeld

Saiba mais

Professor Doutor Eurico de Lima Figueiredo

Saiba mais

Alte Esq (Refo- FN), Prof. Dr. Alvaro Augusto Dias Monteiro

Programação:

Credenciamento

Credenciamento

Abertura

Abertura

Professor Marcelo Mello Valença (PPGEM)

Geopolítica e Segurança Marítima: Desafios e Oportunidades no Entorno Estratégico Brasileiro

Apresentação

CMG (RM1) Leonardo Faria de Mattos

Atores Internacionais e seus Interesses no Atlântico Sul: Impactos para os interesses brasileiros

Apresentação

Professora Doutora Monique Sochaczewsk Goldfeld

Intervalo

Intervalo

Um Mundo em Conflito: o Atlântico Sul e o Brasil

Apresentação

Professor Doutor Eurico de Lima Figueiredo

Alte Esq (Refo- FN), Prof. Dr. Alvaro Augusto Dias Monteiro

Debate

Credenciamento

No dia do Simpósio deverá ser confirmada a sua presença através do Credenciamento na Recepção do Evento, com a apresentação do VOUCHER (comprovante de inscrição impresso junto com um documento de identificação com foto).

Importante: Os Certificados de Participação conferidos somente serão disponibilizados para áqueles que forem devidamente Credenciados, ou seja, tiverem sua presença confirmada.

Visite a nossa página na internet: http://www.marinha.mil.br/cepe     

Auditório C-EMOI - Fase 2 - Escola de Guerra Naval

Avenida Pasteur, 480

Urca, Rio de Janeiro - RJ

22290-255

Auditório C-EMOI - Fase 2 - Escola de Guerra Naval

Ver no mapa

Avenida Pasteur, 480

Urca, Rio de Janeiro - RJ

22290-255

Doutorandos do PPGEM - 2023

Como requisitos da Disciplina Seminários Doutorais - II, os doutorandos da Turma 2023 propõem o Seminário "Presença estrangeira no entorno estratégico marítimo brasileiro: identificações e perspectivas."

Professor Marcelo Mello Valença (PPGEM)

Escola de Guerra Naval


Professor Marcelo Mello Valença (PPGEM)

CMG (RM1) Leonardo Faria de Mattos

Escola de Guerra Naval


O Comandante Leonardo Mattos é bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval em 1987; Mestre em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval em 2004; e Mestre em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança na Universidade Federal Fluminense. Assumiu como Encarregado do Setor de Geopolítica da Escola de Guerra Naval a partir de outubro de 2011. É o coordenador do Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola de Guerra Naval e o Editor-Responsável do Boletim Eletrônico “Geocorrente”. Leciona “Geopolítica Corrente Internacional” para os cursos de Altos Estudos e de Inteligência Estratégica da Escola Superior de Guerra e na pós-graduação do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras. É membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo e consultor do Programa Antártico Brasileiro. Seus atuais temas de interesse de pesquisa são Geopolítica Polar, com ênfase na importância da Antártica para o Brasil; a Geopolítica do Entorno Estratégico Brasileiro; e o Estudo de Crises e Conflitos contemporâneos.

Professora Doutora Monique Sochaczewsk Goldfeld

Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa


Doutora em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getulio Vargas (2012), e realizou estágio pós-doutoral na mesma instituição (2014). É professora do corpo permanente do Mestrado Profissional em Direito, Justiça e Desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP. Lecionou por anos na FGV, onde coordenou o MBA em Relações Internacionais, bem como no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), e em instituições de ensino superior como PUC-Rio, Unilasalle e Universidade Católica de Petrópolis. Atuou ainda como Coordenadora Acadêmica e de Projetos do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) de 2018 a 2020 e é Cofundadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Oriente Médio (GEPOM), uma cooperativa intelectual dedicada a pesquisa, ensino e debates sobre a história e a atualidade do Oriente Médio. É autora dos livros "Trópicos Orientais/Orientes Tropicais: Reflexões sobre o Brasil e o Oriente Médio" (Rio de Janeiro: Talu Cultural, 2019) e "Do Rio de Janeiro a Istambul: Contrastes e Conexões entre o Brasil e o Império Otomano (1850-1919)" (Brasília: FUNAG, 2017), além de fellow do Summer Institute for Israel Studies, da Brandeis University (EUA). É ainda Professora Colaboradora do Centro de Excelência Jean Monnet da Escola de Direito da FGV-Rio, e também faz palestras para Escola de Guerra Naval. Tem larga experiência nas áreas de História e Relações Internacionais, com interesse em especial por questões relacionadas à História Global, à História Pública, à História Judaica, ao Oriente Médio e Norte da África e ao Cáucaso do Sul, além de Gênero e Migrações. Já contribuiu com textos de opinião e análises de conjuntura para Rádio CBN, Globonews, Band News, TV Brasil, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, O Globo e Zero Hora, entre outros.

Professor Doutor Eurico de Lima Figueiredo

Instituto de Estudos Estratégicos - INEST


Professor Emérito da UFF. Professor Titular de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais. Coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos Avançado da UFF. Fundador e Ex-Diretor do INEST/UFF. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Estudos da Defesa (ABED). Sócio Emérito da ABED. Interesses: Teoria dos Estudos Estratégicos, Indústria de Defesa, Relações Forças Armadas e Sociedade. Soberania e Defesa. Geopolítica da Defesa. Atlântico Sul. Estuda, ainda, as políticas relacionadas ao mar, liderando, em conjunto com a Prof. Dra. Etiene Villela Marroni, o Grupo de Pesquisa: Política Internacional e Gestão do Espaço Oceânico, na linha de Pesquisa Planejamento Espacial Marinho nos estudos de Cooperação em Segurança Internacional e Defesa Nacional.

Alte Esq (Refo- FN), Prof. Dr. Alvaro Augusto Dias Monteiro

Colnselheiro do CEPE-MB


Comandou o Corpo de Fuzileiros Navais de 2006 a 2010. É Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense, tendo os seguintes trabalhos publicados: Tese de Doutorado: “Cooperação Naval e a Segurança Marítima do Atlântico Sul. O Caso do Acordo de Cooperação Naval Brasil – Namíbia (1994/2010)”; “As Operações de Paz, o Erro de Descartes e os Pressupostos do Imaginário de Castoriades” Revista Marítima Brasileira, 3º Trimestre de 2010. (Prêmio Revista Marítima, 2008-2010); “Haiti – De Pérola do Caribe à Pobreza Atual. O que deu errado?” – Revista Marítima Brasileira, 1º Trimestre de 2012; “O Muro, as Torres e a Adoção do Paradigma Neoliberal” – Revista da Escola de Guerra Naval, 1º semestre de 2014; “O Papel do Brasil na Segurança Marítima do Atlântico Sul” – Revista da Escola de Guerra Naval, 2º semestre de 2015; “As Demandas Estratégicas que Condicionam o Preparo do Poder Naval do Brasileiro” – Capítulo do Livro: Defesa e Segurança do Atlântico Sul (VIII ENABED); 2016. Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) e Conselheiro do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB).