Atualmente, a sarcopenia é considerada uma doença de alta prevalência na população idosa e em processo de envelhecimento, estando sua ocorrência fortemente associada a condições clínicas prevalentes, quer de caráter crônico (por exemplo, diabetes, DPOC, osteoartrose, doença renal) ou infecciosas (por exemplo, COVID-19, influenza, pneumonia) bem como a eventos adversos em saúde (por exemplo, hospitalização, imobilidade, desnutrição, polimedicação). Nos últimos anos, inúmeros estudos foram publicados e diversos eventos internacionais foram realizados acerca desse tema fora do país. No entanto, apesar do Brasil ser um dos pioneiros e grande produtor científico nesta temática, ainda há pouco intercâmbio técnico-científico entre os profissionais e pesquisadores no Brasil sobre a sarcopenia. Sendo assim, o "Simpósio – Sarcopenia e envelhecimento: conhecimento e tecnologias na atenção à saúde" tem como objetivos:
- Discutir conhecimentos e tecnologias para atenção à saúde da pessoa idosa com sarcopenia;
- Divulgar dados do projeto SARC-HD sobre sarcopenia na hemodiálise (financiado pela FAPDF; Processo: 00193-00001833/2023-36).
DATAS E HORÁRIOS
- 28 de novembro de 2025, sexta-feira, das 13h00 às 18h00
- 29 de novembro de 2025, sábado, das 9h00 às 13h30
ORGANIZAÇÃO
Grupo de estudo SARC-HD
PÚBLICO-ALVO
Profissionais, pesquisadores, estudantes da área da saúde, pacientes e familiares.
SUBMISSÃO DE RESUMOS CIENTÍFICOS
Haverá apresentações oral e pôster de trabalhos científicos oriundos de projetos de pesquisa e/ou prática clínica. Submeta o seu trabalho através deste site (https://doity.com.br/simposio-sarcopenia-e-envelhecimento-conhecimento-e-tecnologias-na-atencao-a-saude/artigos).
Apresentação dos Resumos
- Os trabalhos com melhores notas na avaliação por pares serão selecionados para apresentação oral de resumo. Após o aceite, deverá enviar a sua apresentação em versão ppt para o email sarchstudy@gmail.com até o dia 28 de novembro de 2025.
- Os demais trabalhos aprovados serão apresentados na modalidade pôster.
- A apresentação será feita presencialmente por um dos autores.
- Concorrência a destaque (Tema Livre): Trabalhos submetidos na modalidade Oral podem concorrer ao prêmio Carla Avesani. Para participar, o autor deve assinalar a opção no campo específico: DESEJO que meu trabalho científico Oral concorra ao prêmio Carla Avesani.