O percurso dos sentidos acumulados na vida inclui também os sentidos de morte. As implicações que nos acompanham nos afetos e ações também acompanham sofrimentos pelas perdas e distanciamentos. Dessa forma, pode caber à saúde mental a discussão sobre o cuidado com a vida diante das formas de se construirem fins e rupturas. Busca-se vida no reconhecimento das possibilidades de existir no luto e nas perdas do caminho.
A LiPsi/UFF, projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense voltado para debates na saúde mental, apresenta seu primeiro Simpósio Saúde Mental em Situações de Luto e Perdas. Conforme o caráter tradicional da LiPsi, o evento é destinado aos mais diferentes públicos, estudantes das diversas áreas de formação e profissionais atuantes no cuidado. Mas o evento também servirá como espaço de reflexão para qualquer pessoa interessada nos temas da nossa programação. Teremos representantes das áreas da Psicologia, da Medicina, dos Cuidados Paliativos, dos Estudos em Espiritualidade, todos empenhados e empenhadas na discussão de temas que impactam nosso mundo e as formas atuais de sofrimento e cuidado.
Acompanhe a divulgação da nossa programação completa pelas mídias sociais da LiPsi/UFF!
Para aqueles interessades em se tornar ligantes: este evento será pré-requisito para inscrição em edital de seleção de novos ligantes para a rotina de formação da LiPsi/UFF. Fiquem atentes à confirmação de presença e à comunicação nas redes sociais da liga depois do evento.
O evento será GRATUITO e ocorrerá nos dias 24 E 25 DE JUNHO, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da LiPsi UFF, de 19h00 às 21h30. Haverá controle de presença em formulário específico inserido no chat da transmissão.
Esteja à vontade para se inscrever e convidar outras pessoas interessadas.
Apresentação e abertura do evento Abertura
Tema: Breve histórico da psicologia do luto e rituais Palestra
Tema: Luto em situações de emergências e desastres Palestra
Tema: O luto pela perda do lar e da pátria: mitos e realidades de refugiados e migrantes Palestra
Dúvidas e discussão Bate-papo
Encerramento do 1º dia Encerramento
Apresentação e abertura do evento Abertura
Tema: Processo de luto entre familiares Palestra
Tema: O impacto da morte nos profissionais de saúde Palestra
Tema: A espiritualidade e sentido da vida Palestra
Dúvidas e discussão Bate-papo
Encerramento do 2º dia Encerramento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
A LiPsi/UFF é um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense, com atividades voltadas à construção de debates e intervenções no campo da saúde mental, sempre privilegiando perspectivas multiprofissionais e interdisciplinares. Buscamos sempre entender a saúde mental dentro de realidades marcadas por dinâmicas sociais, políticas, biológicas e subjetivas. Podem ingressar como ligantes estudantes e profissionais das diferentes áreas de formação e atuação. Para conhecer mais sobre a LiPsi/UFF, basta acessar nossos perfis nas mídias sociais.
Doutora em Psicologia Clínica. Docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, campus Niterói, desenvolvendo atividades docentes e de gestão - Coordenadora de Curso de Graduação em Psicologia. Docente do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGP) - da UFF Niterói. Integrante do Comitê Gestor do Núcleo ABEP-RIO. Membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Experiência de trabalho com saúde perinatal, políticas públicas para mulheres e clínica (psicanálise). Pesquisa sobre estudos de gênero, políticas para mulheres, violências e seus efeitos.
Psicóloga, pós-doutorada em Filosofia da Educação (UFSM-RS), doutora em Psicologia Clínica e mestre em Psicologia Social (PUC-SP). Atua como professora de graduação e pós-graduação, é psicóloga clínica e consultora de RH. Além disso, é investigadora de acidentes aeronáuticos pelo CENIPA e facilitadora de CRM homologada pela ANAC. É membro da comissão especial de emergências e desastres do CRP-DF e pesquisadora da FIOCRUZ Brasília em projetos de Saúde Mental. Atua em pesquisa e intervenção em luto, separações e perdas; prevenção de desastres; assistência à famílias e escolas afetadas por tragédias e/ou violência; e mais.
Psicólogo e Mestre pela PUC-SP, Doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP. É consultor técnico para agências das Nações Unidas e organismos não-governamentais internacionais e possui mais de 14 anos de experiência atuando em respostas humanitárias. Ao longo da última década trabalhou diretamente no campo com organizações humanitárias em regiões como Líbia, Irã, Síria, Gaza, Sudão do Sul, Somália, Zimbabwe entre outros. Foi premiado com fellowship programme em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia (Nova Iorque) e recebeu uma bolsa de estudos sobre a paz na Universidade de Coimbra (Portugal).
Médica paliativista, mestre em Oncologia - Linha de pesquisa em cuidados paliativos (INCA). Coordenadora científica da Academia Nacional de Cuidados Paliativos RJ. Título de especialista (área de atuação) em cuidados paliativos pela Associação Médica Brasileira. Especialista em cuidados paliativos - Pallium Latinoamerica. Especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Especialista em oncologia pediátrica e hematologia pela SOBOPE. Especialista em bioética pela Fiocruz RJ. Responsável pelos cuidados paliativos pediátricos INCA. Presidente da Comissão de Cuidados Paliativos de um Hospital Privado do Rio de Janeiro.
Médica anestesiologista, especialização em Clínica da Dor e Cuidados Paliativos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, residência médica pela Hospital Municipal Sousa Aguiar, Professora adjunta da UFF, PCEP Harvard Medical School.
Enfermeira, Psicóloga, Pós-Doutora e Professora titular EEAAC/UFF. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Qualitativa Translacional em Espiritualidade e Emoções na Saúde (QUALITEES). Vice-Líder do Núcleo de Pesquisa em Filosofia, Saúde e Educação Humanizada/FSEH. Membro da Soc. Bras. de Neurociências e Comportamento. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividades e Cuidados com o Corpo na Saúde/UFF. Coordena Projeto de Pesquisa: Perspectivas contemporâneas do cuidar nos processos de saúde e enfrentamento da doença (PROPP/UFF).