VII Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação - TOI 2021 Online

VII Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação - TOI 2021 Online

II Simpósio em UX - User Experience e VII Simpósio de Arquitetura da Informação

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De 7 dezembro a 17 de fevereiro Todos os dias das 09h00 às 13h00

Sobre o Evento

LIBRARY AND INFORMATION SCIENCE
Data Science and Artificial Intelligence

O TOI – VII Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação é iniciativa do Grupo de Pesquisa "Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID) - CNPq" da Escola de Comunicações e Artes ECA_USP.

O VII Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação tem como principal foco reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da área da Ciência da Informação: Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, e afins, com objetivo de promover a reflexão e o diálogo em torno de temas relevantes para a sociedade da informação: Gestão da Informação e do Conhecimento, Tecnologia e Sistemas de Informação, Biblioteca Digital, Conservação e Preservação de Acervo, Curadoria Digital, Ética da Informação, Humanidades Digitais, Recuperação da Informação na Web de Dados, Organização da Informação e do Conhecimento, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Internet das Coisas IoT, Cultura Computacional, Mercado de Trabalho do Profissional da Informação.

Entre os principais resultados espera-se promover a discussão sobre os temas centrais do Congresso e contribuir para a integração entre o meio acadêmico e as comunidades profissionais, ampliando o interesse pela pesquisa, pelo compartilhamento de informação, e sobre as práticas mais inovadoras no campo da Ciência da Informação.

No contexto da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e áreas afins, os avanços impostos pela tecnologia da informação e das comunicações têm proporcionado avanços significativos nas melhores práticas de gestão, otimizando o processo de tomada de decisão. A gestão e o suporte destes ambientes heterogêneos e complexos, repletos de recursos e dispositivos computacionais, comprovadamente têm se revelado de gestão complexa e fortemente impactado pelo fenômeno do Big Data, pela Ciência de Dados e pela Inteligência Artificial.

Neste contexto torna-se relevante avaliar a complexidade os principais desafios da Era Digital e das Transformações impostas aos processos de organização e gestão da informação e do conhecimento. A crescente disponibilização das tecnologias e o fluxo cada vez maior e mais rápido do acesso à informação têm desafiado os Profissionais da Informação no entendimento de novas práticas de apropriação e uso da informação na produção de conhecimento e criação de vantagem competitiva organizacional.

O VII Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação colabora acadêmica e cientificamente com o CIC.DIGITAL PORTO Center for Research in Communication Information and Digital Culture Universidade do Porto, com o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - unidade de I&D sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Laboratório de Tecnologias Intelectuais Lti da UFPB; e tem por missão promover e desenvolver a troca de experiências profissionais, apresentar melhores práticas na gestão da informação e apresentar resultados de pesquisas com foco nos seguintes eixos temáticos:

  • Ciência de Dados e Inteligência Artificial
  • Internet das Coisas e Cidades Inteligentes
  • Curadoria Digital
  • Informação, Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Humanidades Digitais
  • Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva
  • Organização e Representação da Informação e do Conhecimento
  • Formação e Atuação do Profissional da Informação na Era Digital
  • UX User Experience Design
  • Arquitetura da Informação

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta
Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo
Conference Chair - VI TOI 2020

II Simpósio de UX - User Experience em conjunto com o VII Simpósio de Arquitetura da Informação

OBJETIVO

Da Costumer Experiênce à User Experiênce. Diferentes abordagem de Experiências, diálogos e conhecimento fazem parte do mundo digital. A UX – User eXperience – é o momento de interação. Momento único, que cada pessoa percebe individualmente como um momento onde algo é colocado à prova. O que sai dessa provação é o resultado da experiência. Do antigo verbo latino periri, restou o particípio passado peritus, que passou diretamente para o português com perito, habilidoso, experimentado. Daí também com a preposição “ex” surge no latim experientia, que significa prova, ensaio, tentativa, experiência, e no latim imperial, experiência adquirida.

Assim o termo experiência pode significar tanto uma tentativa, uma prova, algo que se faz, e também o que foi aprendido a partir dessa provação. (Houaiss & Villar, 2001). E ocorre tanto no mundo físico como no mundo digital.

Steven Johnson em seu livro A Cultura da Interface afirma que a relação governada pela interface (agora a digital) é uma relação semântica, caracterizada por significado e expressão, não por força física. Ou seja, a experiência proposta por interfaces digitais são interfaces que trabalham com sinais e símbolos. (p.24).

Os computadores (que usam linguagem digital de 0 e 1) são "máquinas literárias" para o lado de cá, como os chama o guru do hipertexto Ted Nelson. Assim, vemos a importância da palavra na mediação da informação digital em interfaces e na experiência que as pessoas têm na interação com estes conteúdos.

Mas com certeza o maior impacto é a linguagem conversacional. Este conceito que surge na linguística e tem seu auge de estudos na década de 1970 renasce com a UX Writing. Nas telas com microinterações e com a realidade mobile-digital, se destaca quem conversar melhor com seu usuário.

A linguagem conversacional sempre viveu na oralidade, mas agora com o advento das interfaces gráficas, principalmente para uso mobile, se torna uma série de sugestões de ações, metáforas e comandos organizados em fluxos. Mas nada diferente do que já se sabia: a interface em si, segundo grandes especialistas como Steven Johnson, é um espaço semântico, carregado de conceitos, que são ofertados por meio de links escritos (Luz, 2020)

Este II Simpósio userXperience e VII de Arquitetura da Informação vai explorar as modificações no conteúdo digital, na comunicação humana e na experiência digital a partir da semântica e da organização do conhecimento.

Prof.Me. Charlley Luz

Curador do II Simpósio User eXperience e VII de Arquitetura da Informação

Transmissão: https://youtu.be/qDojXJapmdU

YouTube: CANAL TOI ONLINE

Programação

09h00 ABERTURA Abertura
Local: ONLINE

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP - Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta, VI TOI Chair

09h15 Da Costumer Experience (CX) à UX: a experiência e a comunicação Palestra
Local: ONLINE

Andréia Calvino - ESPM e Belas Artes

Especialista em UX Design e UX Writing, com mais de 20 anos de experiência criando interface e conteúdo digitais. Já atendeu marcas como Coca-Cola, McDonald’s, Neon, Claro, Natura, Einstein, PicPay e muitas outras, em agências como Ogilvy e Wunderman. Coordenou ações de comunicação digital internacionais envolvendo EUA, Finlândia e países da América Latina, para marcas como Ford e Nokia.

Formada em Comunicação Social pela PUC-SP, foi aluna especial na pós-graduação da ECA e fez a extensão da pós-graduação na PUC-SP na área de Inteligência Artificial. Acaba de concluir a pós em Educação e Jogos de Aprendizagem e é mestranda em Transformação Digital.

Palestrante em eventos corporativos, realiza workshops em empresas e ministrou aulas no Senac, FMU e Belas Artes. Também foi professora de pós-graduação na área de Arquitetura de Informação e Usabilidade na Faculdade Impacta e da Academia PicPay.

10h15 UX Writing: a escrita da experiência Palestra
Local: ONLINE

CHARLLEY LUZ

Possui formação técnica em Publicidade e Propagada, graduação em Arquivologia (2006) na FABICO-UFRGS, especialização em Gestão de Serviços e Sistemas de Informação pela FESPSP (2010) e pós-graduação stricto sensu (mestrado) em Ciência da Informação (2016) na Escola de Comunicação e Artes - ECA-USP e Extensão em Digital Products na Product School San Francisco. É sócio fundador da Feed Consultoria e Serviços de Marketing LTDA. Professor e orientador, ministra as disciplinas de Arquitetura de Informação do curso de pós-graduação em Gestão da Informação Digital e de Descrição Arquivística e Gestão de Documentos Digitais do curso de pós-graduação em Gestão Arquivística da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). Possui atuação diversificada baseada na área de Organização da Informação. Para Vocabulários Controlados e Tesauros, desenvolve projetos de criação de instrumentos de controle terminológico e metodologias de organização da informação. Atua há mais de 20 anos na área web e na área de ciências da informação aplicada, com centenas de projetos realizados.

11h15 Technical Writing: conduzindo a experiência Palestra
Local: ONLINE

Technical Writing: conduzindo a experiência

Mariana Moreira

Jornalista – especializada em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM – que atua como redatora técnica desenvolvendo documentação técnica para 4 softwares open source, além de apoiar em conteúdos técnicos como tutoriais e release notes. Ajudou a criar a comunidade Tech Writing BR com outros redatores técnicos, a primeira comunidade brasileira focada em nosso próprio mercado de redação técnica. É, ainda, criadora de conteúdo sobre a profissão de Tech Writing nas suas redes sociais

12h15 Design Conversacional: diálogos com bots Palestra
Local: ONLINE

Design Conversacional: diálogos com bots

Willian Magalhães

É graduado em Letras pela Universidade Católica de Brasília (UCB), em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) e atualmente é aluno de pós-graduação em UX Writing pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. É membro ativo da comunidade Bots Brasil, responsável pela parte de Eventos, no qual promove a disseminação de conteúdo para a comunidade de Bots desde 2016. Atua como conteudista na Universidade Vila Velha (ES) para a disciplina de Experiência e Interface com o Usuário. Atualmente, atua como UX Writer na Sinch, uma empresa global com mais de 2000 colaboradores ao redor do mundo.

12h45 Encerramento Encerramento
Local: ONLINE

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta

Organização:

Francisco Carlos Paletta

Helio Ohmaye PPGCI I ECA I USP

Pablo Bandeira PPGCI I ECA USP

09h00 Apresentação de Trabalhos e Artigos do Simpósio de UX e AI e Encerramento Encerramento
Local: ONLINE

Chamadas de Trabalhos

Convidamos você a enviar artigos de pesquisa para serem apresentados no II SIMUX e VII SIMAI. Essas submissões serão revisadas por pares. Os melhores trabalhos serão convidados para compor os anais do simpósio. Caso selecionados, a versão final dos artigos também terão que passar por um processo de revisão às cegas e pelos pares.
Datas importantes:
• Abertura para envio de trabalho: 30 de agosto de 2021 Link de Submissão: https://toi.eca.usp.br/index.php/viitoi/viitoi/about/submissions#onlineSubmissions
• Prazo para envio do trabalho: 30 de janeiro de 2022
• Notificação do autor: 10 de fevereiro de 2022
• Data do Evento Online: 07 de dezembro de 2021
• Data de Apresentação do Trabalho em Simpósio Online: 17 de fevereiro 2022

VII Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI)

II SIMUX (Simpósio de User Experience) e VII SIMAI (Simpósio de Arquitetura da Informação) é um evento satélite ao VII Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI) e é idealizado através de uma iniciativa conjunta intercontinental entre a Universidade de São Paulo (USP).

Entre os principais resultados, espera-se promover com o II SIMUX (Simpósio de User Experience) e VII SIMAI (Simpósio de Arquitetura da Informação) a discussão sobre os temas centrais do seminário e assim contribuir para a integração entre o meio acadêmico e as comunidades profissionais do universo da informação digital, ampliando o interesse pela pesquisa, pelo compartilhamento de informação, e sobre as práticas mais inovadoras no campo de produtos e pesquisas digitais.

Comissão Organizadora:
Francisco Paletta, Universidade de São Paulo (USP), Brasil, VI TOI General Chair
Charlley Luz, FESPSP e ESPM, Conference Chair do II SIMUX (Simpósio de User Experience) e VII SIMAI (Simpósio de Arquitetura da Informação);

Comissão Científica:
Prof. Dr. Francisco Paletta - ECA-USP
Prof. Me. Charlley Luz - ESPM

Prof. Dr. Adriana Souza - FESPSP
Prof. Dr. Anna Carla Mariz - UNIRIO
Prof. Dr. Caio Bianchi - ESPM
Prof. Dr. Francisco Pedroza - UFBA
Prof. Dr. Isabel Ayres - FESPSP
Prof. Dr. Jose Mario Mendes - FESPSP
Prof. Dr. Leolibia Liden - UFRGS
Prof. Dr. Valeria Valls - FESPSP
Prof. Esp. Andrea Calvino - ESPM
Prof. Me. Adriano Pequeno - Belas Artes

Encerramento

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP - Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta – VI TOI Chair

Relatoria: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

ORGANIZAÇÃO

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP – Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta

Feed Consultoria – Consultor Prof. Msc. Charlley Luz

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Organizador

Francisco Carlos Paletta

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo tem como Missão promover o ensino e a pesquisa nas áreas de comunicação, informação e artes, visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício da investigação, do magistério e da carreira profissional, em consonância com as exigências do tempo e as necessidades de desenvolvimento humano. Estender à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino, pesquisa, extensão, e crítica e produção artística e cultural. Promover e desenvolver, por meio das pesquisas, os instrumentos para a reflexão e compreensão de questões e conflitos em suas áreas de atuação, bem como buscar novas formas de expressão, ampliando as fronteiras do conhecimento e da invenção, e tornando-as úteis ao meio social.