INTRODUÇÃO
O I Simpósio sobre o Ensino de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial: “A patologia clínica na formação do médico generalista” propõe uma discussão entre profissionais da saúde, estudantes, gestores, pertencentes às demais realidades com foco na patologia clínica, bem como os coordenadores dos cursos de medicina.
A área de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial constituem-se em um importante componente da assistência à saúde. No Brasil a crescente demanda por serviços nessa área têm contribuído decisivamente para o crescimento e sobrecarga dos mesmos. O aumento da procura está relacionado ao crescimento do número de oferta de tipos de exames, do envelhecimento da população, e da necessidade de diagnósticos mais precisos e individualizados.
Em sua primeira edição, o evento traz para o debate a temática da importância da educação e formação do médico generalista com fundamentação na patologia clínica, suas inovações e desafios de aplicação no serviço de saúde brasileiro, além dos impactos proporcionados, o uso racional dessas tecnologias e toda a interação entre quadros laboratoriais e clínicos.
OBJETIVOS
Promover a discussão para implementação de conteúdos relacionados à Patologia Clinica nas grades curriculares dos cursos de medicina, sejam eles tradicionais ou baseados em metodologias ativas;
Ampliar o conhecimento dos alunos, servir como atividade acadêmica complementar e promover a educação continuada, incentivando os discentes e egressos a participarem de palestras e minicursos promovidos na instituição, ministrados por profissionais de reconhecida competência nas diversas áreas da Medicina correlacionando a Patologia Clínica;
Fortalecer um espaço de diálogo e científico entre pesquisadores, acadêmicos e médicos sobre as diversas áreas de atuação da Patologia Clínica e as dificuldades inerentes ao bom exercício da profissão.