I Simpósio Sul Catarinense sobre Transtorno do Espectro Autista

30 de agosto de 2019 das 18h00 as 22h00 e 31 de agosto de 2019 das 8h00 às 18h00

Auditório Ruy Hülse - Unesc, Criciúma, SC

Sobre

Criciúma sediará o I Simpósio Sul Catarinense sobre o Transtorno do Espectro Autista, organizado pela Nova AMA, em parceria com profissionais e instituições de diferentes áreas. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que ocorre precocemente, com a alteração em processos importantes no desenvolvimento social, cognitivo e da comunicação. Pessoas com TEA apresentam déficits na comunicação e interação social, com pouca flexibilidade para mudanças de rotina, além de dificuldades para compartilhar emoções e integrar as diferentes percepções sensoriais.
O diagnóstico ainda é clínico, o que pode muitas vezes, levar as famílias a buscarem a opinião de vários profissionais. Muitos pesquisadores têm se empenhado, para responder de forma mais precisa aos anseios das famílias e profissionais envolvidos nesse processo.
O avanço advindo das Políticas Públicas na área da pessoa com deficiência, não são suficientes para o atendimento efetivo dessas pessoas, bem como acolhimento e apoio de seus familiares, visto que na prática há falhas na integralidade dos serviços de atendimento.

O objetivo desse simpósio é discutir aspectos importantes na atenção das pessoas com TEA, no que se refere ao diagnóstico, avaliação, estratégias de intervenção, bem como inclusão educacional e social; pautados nos preceitos da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA.

Venha e participe conosco dessa importante rede de aprendizado, discussões e relacionamentos. Vamos aliar o passado, o presente e o futuro no conhecimento sobre esse transtorno.

Data: 30/08/2019 e 31/08/2019.

Local: UNESC Auditório Ruy Hülse.

Público-alvo: Estudantes dos cursos das áreas de Saúde e Educação; Profissionais das áreas de saúde e educação; Demais interessados.

Local do evento

Auditório Ruy Hülse - Unesc - 88806-000, Avenida Universitária, Universitário, Criciúma, Santa Catarina

Palestrantes

  • Jaime Lin

    Jaime Lin - Universidade do Sul de Santa Catarina

    Médico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Neurologia Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestrado em neurologia/neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Professor de neuropediatria da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

    30/08 - 19h45 Palestra: Transtorno do Espectro Autista: Um ou vários autismos?
    31/08 - 08h00 Mesa 1 - Transtorno do Espectro Autista: Passado, Presente e Futuro

  • Dra. Eliana Gallo

    Dra. Eliana Gallo - Dedicare Consultoria em Psicologia e Educação

    Psicóloga. Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP; Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento; Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial, Equoterapia, entre outras áreas. Experiência como docente na graduação e pós-graduação; coordenação e supervisão de estágios em Psicologia e Processos Educativos. Experiência como psicóloga nos serviços de Educação e Saúde; na clínica infantil e familiar, nos processos de avaliação psicológica e psicoterapia. Atualmente vinculada aos serviços INFAPA – Instituto da Família de Porto Alegre; Espaço Repensar; Dedicare Consultoria em Psicologia e Educação. Grupo de pesquisa EIDEPP – PUC/SP.

    30/08 - 20h45 Palestra: Instituto Autismo e Vida - Organização Rede Gaúcha Pró-Autismo
    31/08 - 13h00 Mesa 3 - Avaliação, Manejo e acolhimento familiar: Contribuições da psicologia no TEA

  • Instituto Autismo e Vida

    Instituto Autismo e Vida - Instituto Autismo e Vida

    Ana Paula Dihl Kolmann - pedagoga - Diretora Presidente do Instituto Autismo e Vida  (mãe Carlos Eduardo). Claudia Meyer - advogada - vice presidente do Instituto Autismo e Vida (mãe do Bruno). Marilene Leite - Engenheira Civil - Diretora executiva do Instituto Autismo e Vida  (mãe André).  

    30/08 - 20h45 Palestra: Instituto Autismo e Vida - Organização Rede Gaúcha Pró-Autismo

  • Dra. Cinara Ludvig Gonçalves

    Dra. Cinara Ludvig Gonçalves - Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Extremo Sul Catainense (UNESC). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio na Universidade de Indiana (Indianápolis – EUA) na área de neuroinflamação. Pós doutorado no Albert Einstein College of Medicine (Nova Iorque – EUA), na área de neurotoxicologia.

    31/08 - 08h00 Mesa 1 - Transtorno do Espectro Autista: Passado, Presente e Futuro

  • Dra. Louise Lapagesse de Camargo Pinto

    Dra. Louise Lapagesse de Camargo Pinto - Universidade do Sul de Santa Catarina

    Graduação em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Genética Clínica pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Especialista em Erros Inatos do Metabolismo pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA/UFRGS). Mestrado em Genética e Biologia Molecular pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA/UFRGS). Doutorado em Medicina da Criança e do Adolescente pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA/UFRGS). Professora de Genética Clínica na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

    31/08 - 08h00 Mesa 1 - Transtorno do Espectro Autista: Passado, Presente e Futuro

  • Morgana Sonza Abitante

    Morgana Sonza Abitante - Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo

    Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Psiquiatria pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Psiquiatria da Infância e da Adolescência pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA/UFRGS). Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Formação em intervenção pelo método Denver em transtornos do espectro autista pelo instituto Farol de Florianópolis.

    31/08 - 08h00 Mesa 1 - Transtorno do Espectro Autista: Passado, Presente e Futuro

  • Valéria Bernardo

    Valéria Bernardo - AMA-Rec

    Pedagoga, Professora de Educação Física e Educação Especial. Mestre em saúde coletiva, Especialista em Educação Especial Inclusiva e Educação Física. Coordenadora Pedagógica da Nova AMA; Professora da APAE – Criciúma.  

    31/08 - 10h00 Mesa 2 - Educação, Políticas Públicas e Direito da Pessoa com TEA

  • Susana Marcolino de Souza

    Susana Marcolino de Souza - AMA-Rec

    Psicóloga Associação de Pais e Amigos dos Autistas – AMA/REC. Formada pela ESUCRI – Criciúma.

    31/08 - 13h00 Mesa 3 - Avaliação, Manejo e acolhimento familiar: Contribuições da psicologia no TEA

  • Irís Manuji Francioni

    Irís Manuji Francioni - AMA-Rec

    Psicóloga Associação de Pais e Amigos dos Autistas – AMA/REC.. Formada pela UNESC – Criciúma.

    31/08 - 13h00 Mesa 3 - Avaliação, Manejo e acolhimento familiar: Contribuições da psicologia no TEA

  • Dr. Marco Antônio da Silva

    Dr. Marco Antônio da Silva - Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Graduação Nutrição Mestre em Ciência dos Alimentos Doutor em Ciências da Saúde – UNESC Atuação em gestão no ensino superior e no ensino técnico, docência e nas áreas de segurança alimentar e ciência dos alimentos. Atualmente é Coordenador adjunto do curso de Nutrição da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

    31/08 - 15h00 Mesa 4 - Práticas de intervenção no atendimento da pessoa com TEA

  • Leila Laís Gonçalves

    Leila Laís Gonçalves - Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Bacharel em Ciência da Computação, Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS, especialista em Educação, pesquisadora em Tecnologias, Inclusão e Mídias digitais na Educação, extensionista em projetos nas escolas da rede municipal e na AMA de Criciúma com os temas Tecnologia assistiva e móvel na inclusão social e digital do aluno com TEA, Inclusão Escolar, práticas pedagógicas e uso de tecnologias e mídias digitais. Atua como docente, pesquisadora e extensionista na Unesc. Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital (EducDigital) / Unesc.

    31/08 - 15h00 Mesa 4 - Práticas de intervenção no atendimento da pessoa com TEA

  • Sinara Francielly Eduardo

    Sinara Francielly Eduardo - AMA-Rec

    Fonoaudióloga pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.  Pós Graduação em andamento: Transtorno Espectro Autista – TEA pleo Grupo Rhema Educação. Atua na AFASC e Nova AMA.  

    31/08 - 15h00 Mesa 4 - Práticas de intervenção no atendimento da pessoa com TEA

  • Iany da Silva Oliveira

    Iany da Silva Oliveira - EquoNunes/ Haras Benedetta

    Fisioterapeuta UNESC. Equoterapeuta - Formação em equoterapia  - Cursos básico e avançado pela ANDE-Brasil. Curso técnico em auxiliar veterinário para animais de grande porte.  Atua no Centro de EquoNunes/ Haras Benedetta – Urussanga/SC e no Centro de Equoterapia Galope da Alegria vinculado à APAE  de Cocal do Sul.      

    31/08 - 15h00 Mesa 4 - Práticas de intervenção no atendimento da pessoa com TEA

Programação

Horário Atividade Descrição
30/08
18h00 Hall do Auditório Hui Hulse Credenciamento
Credenciamento
19h30 Auditório Rui Hulse Abertura do I Simpósio
Abertura
19h45 Auditório Rui Hulse Palestra: Transtorno do Espectro Autista: Um ou vários autismos?
Palestra
Jaime Lin
20h45 Auditório Ruy Hülse Palestra: Instituto Autismo e Vida - Organização Rede Gaúcha Pró-Autismo
Palestra
Dra. Eliana Gallo, Instituto Autismo e Vida
  • Mediadora  - Dra. Eliana Cristina Gallo-Penna
  • Palestrantes:
  1. Ana Paula Dihl Kolmann - Pedagoga - Diretora Presidente do Instituto Autismo e Vida  (mãe do Carlos Eduardo)
  2. Claudia Meyer - Advogada - Vice presidente do Instituto Autismo e Vida (mãe do Bruno)  
  3. Marilene Leite - Engenheira Civil - Diretora executiva do Instituto Autismo e Vida  (mãe do André).
Horário Atividade Descrição
31/08
08h00 Auditório Ruy Hülse Mesa 1 - Transtorno do Espectro Autista: Passado, Presente e Futuro
Mesa-redonda
Dra. Cinara Ludvig Gonçalves, Dra. Louise Lapagesse de Camargo Pinto, Jaime Lin, Morgana Sonza Abitante
  • Mediador – Jaime Lin
  • Palestrantes:
    1. Dra. Cinara Ludvig Gonçalves – Pesquisa dentro e fora do laboratório: Perspectivas da neurociência no autismo;
    2. Dra. Louise Lapagesse de Camargo Pinto – Investigação genética dos Transtornos do Espectro Autista;
    3. Morgana Sonza Abitante – Intervenção precoce no TEA: Mudando Caminhos
09h30 Hall do Auditório Ruy Hülse Intervalo
Coffee break
10h00 Auditório Ruy Hülse Mesa 2 - Educação, Políticas Públicas e Direito da Pessoa com TEA
Mesa-redonda
Valéria Bernardo
  • Mediadora – Msc. Valéria Bernardo
  • Palestrantes:
  1. Msc. Valéria Bernardo – Base para o desenvolvimento educacional da pessoa com TEA
  2. Claudia Meyer – Políticas Públicas e Processo de inclusão da Pessoa com TEA
  3. Rodolfo Ignácio Martinelli – Garantia de Direitos da Pessoa Autista
Horário Atividade Descrição
31/08
13h00 Auditório Ruy Hülse Mesa 3 - Avaliação, Manejo e acolhimento familiar: Contribuições da psicologia no TEA
Mesa-redonda
Dra. Eliana Gallo, Irís Manuji Francioni , Susana Marcolino de Souza
  • Mediadora: Dra. Eliana Cristina Gallo-Penna
  • Palestrantes:
  • Dra. Eliana Cristina Gallo-Penna – Avaliação Psicológica e acolhimento nos casos de suspeita de TEA
  • Irís Manuji Francioni – Da estimulação precoce a vida adulta
  • Susana Marcolino – A família e o luto nas diferentes fases do ciclo vital
14h30 Hall do Auditório Ruy Hülse Intervalo
Coffee break
15h00 Auditório Ruy Hülse Mesa 4 - Práticas de intervenção no atendimento da pessoa com TEA
Mesa-redonda
Dr. Marco Antônio da Silva , Iany da Silva Oliveira , Leila Laís Gonçalves, Sinara Francielly Eduardo
  • Mediadora – Leila Laís Gonçalves
  • Palestrantes:
  • MSc. Leila Laís Gonçalves e
  • Sinara Francielly Eduardo - Tecnologia Assistiva na Comunicação Alternativa e Aumentativa para crianças com TEA
  • Iany da Silva Oliveira – Intervenção equoterápica em indivíduos com TEA
  • Dr. Marco Antônio da Silva – Aspectos alimentares no Transtorno do Espectro Autista
16h30 Auditório Ruy Hülse Encerramento
Encerramento

Futuro da NOVA AMA

17h00 Hall do Auditório Ruy Hülse Coquetel
Coquetel

Inscrições

Organizador

  • AMA - REC
    Nova Ama
    Associação dos Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera
    Rua Antônio Rossi, nr. 1, Bairro Vila Zuleima - Cep 88817-140
    Criciúma/SC
    (48) 3478-6461
    Entre em contato

Patrocinadores

Apoiadores