As oficinas terão diversas temáticas sobre a Administração Pública. 

Oficinas Previstas:


Compreendendo o Iramuteq: Uma Ferramenta para Análise textual (Parte I)

Objetivo: Pretende-se realizar uma abordagem introdutória sobre a Ferramenta de Análise Textual, o Iramuteq. Será explicado formas de instalação bem como a interpretação de alguns dados gerados pela ferramenta.

João Cesar Souza Ferreira

Mestre em Educação, Especialista em Logística Empresarial, Graduado em Administração. Atua como Professor Voluntário no Departamento de Administração da UFVJM, e como Professor Bolsista no Curso de Bacharelado em Administração Pública-EAD-UFVJM e é Técnico Administrativo no Departamento de Ciências Econômicas - UFVJM


A Aposentadoria Urbana e os Aspectos da Previdência Social no Brasil

Objetivo: Abordagem sobre a atuação governamental na proteção social ofertada através das políticas previdenciárias.    

Guilherme Fernandes Magalhães

Possui graduação em Administração (FENORD), Especialização em Negociação Coletiva (UFRGS) e Mestrado Profissional em Tecnologia, Ambiente e Sociedade (UFVJM). Analista do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde 2008 na Agência de Teófilo Otoni/MG. Atua ainda como tutor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do INSS e no curso de Administração Pública pela Universidade Aberta do Brasil - UAB no âmbito da UFVJM. 

 


Técnicas de Escrita Acadêmico-Científica em Pesquisas da Área de Administração Pública.

Objetivo: A abordagem dessa oficina/palestra é voltada para apresentação de técnicas de escrita acadêmica na área de Administração Pública. Assim, tem-se como objetivo conhecer as técnicas de escrita acadêmico-científica, as características dos elementos que constituem Projeto de Pesquisa, Artigo Científico, Monografia, bem como o enquadramento do uso da linguagem em Administração Pública.

Neilane de Souza Viana

Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFVJM). Pós-graduada em Mídias na Educação e graduada em Letras (UNIMONTES). Pós-graduada em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade do Noroeste de Minas e em Revisão de Textos pelo Instituto AVM. Atua como Analista Técnico em Assuntos Educacionais e como docente na Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM na área de Letras. 
Possui experiência docente na Graduação e Pós-graduação na UFVJM e como colaboradora na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP na formação continuada de servidores públicos federais. 


Violência (s) de Gênero e tipos de Assédio nos espaços de trabalho        

Objetivo: apresentar concepções teóricas sobre a Violência de Gênero, abordar os principais tipos de violência enfatizando o Assédio Moral e Sexual nos espaços de trabalho  

TERESA KLEBA LISBOA

Pós Doutora pelo Programa Universitário de Estudos de Gênero da Universidade Autónoma de México (2009). Doutora em Sociologia (UFRGS). Mestre em Sociologia Política (UFSC). Professora  da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC). Pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC e integrante do Núcleo de Estudos em Serviço Social e Relações de Gênero (DSS/UFSC). Integra o Fórum Catarinense de Mulheres, foi Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) de Florianópolis (Gestão 2010 - 2014). Membro do corpo editorial dos periódicos:  Interthesis, Estudos feministas, Katalysis e Divers. Tem realizado Pesquisas que articulam as temáticas: Serviço Social, estudos feministas e relações de gênero. 

 


Democracia: vida pública, sujeitos políticos, memória

Objetivo: A oficina tratará do tema da Democracia como valor universal, propondo um conjunto de questões do presente que tem exigido a reconfiguração do espaço público: surgimento de novos sujeitos políticos, crise de democracia representativa, participação na vida pública, violência, memória. 

Dr. Alexandre Fernandez Vaz (UFSC)

Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha. Mestre em Educação (UFSC). Foi Coordenador Geral de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação e membro da Câmara de Pesquisa da instituição. É professor permanente dos programas de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (Doutorado), e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea. (UFSC). Foi Pesquisador Visitante na Universidade de Hannover e desenvolveu pesquisa pós-doutoral nos Arquivos da Academia das Artes de Berlim. Desde 2006 vem atuando como Professor Visitante em universidades da Argentina, Colômbia e Uruguai. Tem colaborado com instituições de pesquisa na Alemanha e Argentina, além do CNPQ, CAPES, FAPESP e outras fundações estaduais de pesquisa.


Economia compartilhada e economia solidária: interfaces, continuidades, descontinuidades

Objetivo: Conhecer, elucidar e avaliar o fenômeno da economia compartilhada, especialmente em sua expressão brasileira;Discutir e avaliar as relações existentes entre os fenômenos da economia compartilhada e da economia solidária.

Dr. Armando de Melo Lisboa (UFSC)

Doutor  em Sociologia Econômica pela Universidade Técnica de Lisboa e mestrado em Sociologia Política (UFSC). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo sido presidente da Associação de Professores da UFSC (APUFSC) entre 2006 e 2010, e exercido a Chefia do Departamento de Economia e Relações Internacionais entre 2011 e 2015. Pesquisador do núcleo NESOL, do departamento de economia. Foi Coordenador dos Projetos  Rondon Operação Amazônia e Cipó Imbé e atualmente é coordenador dos projetos Eco Feira e Pontão de Cultura. Membro do corpo editorial de 4 periódicos. 


Quais políticas públicas e para quem? As questões étnico-raciais e de gênero como agenda estatal brasileira.

Objetivo: Por meio da oficina em comento, o/a participante será convidado/a a (re)interpretar ou "perceber" as políticas públicas pela perspectiva étnico-racial e de gênero, bem como a refletir sobre a ausência desses marcadores nas políticas públicas. 

Natércia Ventura Bambirra (UFSC)
 

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, na Área de Concentração Estudos de Gênero (UFSC). Mestra em Desenvolvimento Sustentável e Extensão  (UFLA). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Tributário, Direito Trabalhista e Direito Ambiental. Possui trabalhos relacionados aos seguintes temas: gênero, raça/etnia, reforma agrária, fontes renováveis, matriz energética brasileira, desenvolvimento, energia e sustentabilidade, bioética, cidadania, democracia, constitucionalismo e mecanismo de revisão periódico universal da ONU. Atualmente é pesquisadora no grupo de pesquisa e extensão Gênero e Diversidade em Movimento (GEDIM/UFLA), no Núcleo de Estudos em Serviço Social e Relações de Gênero (Nusserge/UFSC) e trabalha com a interseccionalidade entre raça/etnia, gênero e classe, na perspectiva de colonial.


Noções Gerais sobre Pregão Presencial: Teoria e Prática (Parte I)

Objetivo: Noções de Licitação: Conceito de licitação, Fundamentos da Licitação, Princípios de Licitação, Modalidades de Licitação. 

André Luiz Peruhype Magalhães
 

Mestre em Direito das Instituições Políticas pela Fundação Universidade Mineira de Educação e Cultura – FUMEC/BH
Professor de Direito Tributário da FENORD/TO, Professor de Direito Eleitoral da UNIPAC, atua como Professor da Pós-Graduação da FADIVALE/GV em Direito Tributário e Administrativo, foi Professor por 10 anos das disciplinas Direito Constitucional e Direito Administrativo, profere cursos de Licitações. 
É Advogado Militante, Assessor Jurídico de Municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/MG, sócio do Magalhães, Peruhype, Gomes e Ferraz Sociedade de Advogados. 
Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário. Está dedicado a pesquisa científica com apontamentos teóricos pós-modernos. Dedicado a defesa e concretização dos Direitos Fundamentais, da democracia e da cidadania. 
 

Oratória para todos: Precisamos mesmo falar público?

Objetivo: Com muita criatividade e método diversificado os participantes desta oficina serão inseridos no universo da dialética e oratória com o intuito do aprimoramento da arte de falar bem em público.

Thiago Ribeiro Oliveira

Possui graduação em Ciências Contábeis pelas Faculdades DOCTUM, é Pós-graduado em Gestão Pública Municipal na UFVJM e Mestrando em Tecnologia Ambiente e Sociedade – TAS também na UFVJM.  Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Ciências Contábeis, Tecnologia Verde e Metodologia Científica. Professor substituto/voluntario e tutor EAD na UFVJM desde 2015 nos departamentos de Ciências Contábeis, Serviço Social, Administração, Ciências Econômicas e Administração Pública EAD.

 

Compartilhe!