A participação é gratuita.
Serão emitidos certificados, mediante inscrição e comparecimento na modalidade escolhida - presencial ou remota - nos dois dias do evento.
O III Encontro Perspectivas Feministas na Investigação chega em edição especial a João Pessoa para compor, junto ao I Simpósio Internacional Imagens, Corpos e Afecções, um tempo de escuta, partilha e pensamento sobre a cultura visual a partir de experiências, presenças e saberes de mulheres. Convidamos toda a comunidade interna e externa à universidade a participar dessa travessia coletiva que aproxima pesquisas, práticas e afetos.
Nos dias 15 e 16 de dezembro, o evento ocupará diversos espaços da UFPB, como o Cine Aruanda e o Espaço Capela, reunindo palestras, roda de conversa, mesa-redonda, lançamentos editoriais, oficina e apresentações artísticas, em um encontro que articula cultura, educação e ciência, voltado a escutar mulheres, suas histórias, pesquisas, saberes e expressões, em diálogo aberto com todas as pessoas, de todas as identidades de gênero e idades.
As visualidades produzidas por mulheres, em sua diversidade, seguem resistindo às narrativas hegemônicas que, quando não inviabilizam, invisibilizam suas contribuições. Reconhecendo as marcas da colonialidade nos modos de ver e de contar, ampliamos repertórios e metodologias, abrindo frestas para diversas poéticas e formas de ler o campo da cultura visual. Reafirmamos os temas do cuidado e dos feminismos, e avançamos no debate sobre mulheres, imagens e movimentos que afirmam presença e pensamento crítico.
O encontro se constitui como uma rede plural, comprometida e afetiva, em contínua expansão, se afirmando como espaço de reexistência, promovendo práticas que reinventam modos de criar, narrar e pesquisar. Cinema, fotografia, artes visuais, artes do corpo e da cena, culinária e música estarão reunidos na promoção de uma Comunicação consciente, engajada e plenamente integrada à universidade pública. Cada presença e cada ação da programação se configura como gesto de abertura.
Para acolher quem cuida, disponibilizamos um Espaço de Brincar para crianças. O Cine Aruanda possui rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, e haverá tradução em Libras, mediante necessidade sinalizada nas inscrições.
De caráter internacional, o encontro será transmitido simultaneamente pelo canal do YouTube do TATO, fortalecendo parcerias para além das fronteiras geográficas e difundindo a cultura paraibana.
Acompanhe mais informações pelo Instagram do TATO.
Organização:
TATO - laboratório de pesquisas em imagens, corpos e afecções (LabTATO)
Comissão Organizadora:
Coordenação e Produção Executiva: Isabella Valle e Marina Gallo
Secretariado: Micaelle Lages e Letícia Maia
Produção: Carine Fiúza, Clarice Compasso, Marília Faustino, Marla Melo e Yasmin Daniel
Assessoria de Comunicação: Laura Moura e Andresa Costa
Cobertura e redes sociais: Agda Aquino (coord.)
Transmissão e Suporte Audiovisual: Rudá Macedo
Co-produção: thecode e Desloca
Realização:
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB) +
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (i2ADS/FBAUP)
Patrocínio:
Caixa Geral de Depósitos de Portugal (CGD-PT)
Loteria do Estado da Paraíba (Lotep)
Apoio:
CCTA/UFPB; COEP/UFPB; Bistrô Mariwô; Cumê Bom