Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação
O II Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação (Siti), que será realizado no período de 23 a 27 de novembro de 2020, é um evento interno, realizado anualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL), que tem como finalidade a comunicação e a divulgação das pesquisas em andamento no âmbito do programa.
Na edição 2020, que marca o início do segundo semestre letivo, serão realizadas palestras e comunicações orais de pesquisa em andamento.
A palestra de abertura “Teorias, subáreas e paradigmas da Ciência a Informação” será ministrada pelo Professor Doutor Carlos Alberto Ávila de Araujo (Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - ECI/UFMG), no dia 23, às 19h00.
A palestra de enceramento “Semiótica informacional: delimitações, objetos e relações” será ministrada pelo Professor Doutor Carlos Cândico de Almeida (Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - FAFIC - Unesp), no dia 27, às 20h00.
As comunicações orais serão realizadas pelos(as) mestrandos(as), em colaboração com os(as) seus(suas) respetivos(as) orientadores(as) e coorientadores(as), conforme cronograma de apresentações abaixo.
O evento será realizado integralmente de forma remota, pelo canal do PPGCI/UFAL no YouTube.
Cronograma de apresentações
As sessões de apresentação dos trabalhos dos(as) discentes serão realizadas, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, nos períodos da manhã e da tarde por linhas de pesquisa, respectivamente, Produção, Mediação e Gestão da Informação, e Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos. Nas linhas de pesquisa, as apresentações foram organizadas por aproximações temáticas, objetivando o melhor debate acerca dos trabalhos apresentados.
As sessões de apresentação serão mediadas por docentes das linhas de pesquisa. Cada discente terá 20 min para apresentar o seu trabalho. Ao final das apresentações que compõem cada sessão, os mediadores abrirão para perguntas e para o debate.