Sobre
O SIUNI UEG - Simpósio Unificado dos Cursos de Sistemas de Informação da UEG, ISSN 2594-4983, é um dos mais importantes eventos da área de Tecnologia da Informação da Universidade Estadual de Goiás – UEG, reunindo todos os cursos de Sistemas de Informação, além de outros cursos da área.
O evento surgiu a partir das discussões iniciadas em 2014 para reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos, momento em que os coordenadores começaram a discutir a possibilidade da realização de um evento unificado. Acesse as Edições Anteriores.
O SIUNI UEG reúne professores, profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas de Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e Ciência da Informação, contando com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, apresentando palestras acadêmicas e profissionais, oficinas, debates, bem como apresentação de trabalhos científicos.
Local do evento
Centro Cultural Berchiolina Rodrigues - 76380-000, Rua 31, n° 379, Centro, Goianésia, Goiás
Palestrantes
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Orquestra Filarmonica - Projeto Criar e Tocar - Faculdade Evangélica de Goianésia
O Projeto Criar e Tocar – Nasceu de um sonho de ver o ensino da música e das artes plásticas como instrumento de inserção social. Que levasse o ensino aos alunos de uma forma prática, com metodologia específica a aprender um instrumento da orquestra clássica, com a finalidade de formação de Orquestra e o desenvolvimento das Artes Plásticas. O Projeto é destinado a crianças e adolescentes de baixa renda, que não tem acesso a aprendizagem de um instrumento da orquestra clássica. O Projeto é mantido pela Associação Educativa Evangélica em parceria com a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Desenvolvimentto social.
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Vinícius Sebba Patto - Universidade Federal de Goiás
Possui doutorado em Ciência da Computação pelo LIP6 - Laboratoire d'Informatique de Paris 6 (2010). Possui mestrado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2005) e graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira (2000). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, com ênfase em Sistemas Inteligentes, atuando principalmente nas seguintes áreas: lógica nebulosa, sistemas multiagentes, sistemas de suporte a decisão, gerenciamento participativo, modelagem de dados, simulação, modelagem de sistemas e linguagens de programação. Professor Adjunto com Dedicação Exclusiva ao Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde foi coordenador do bacharelado em Sistemas de Informação entre 2014 e 2017, presidente do NDE do curso de SI em 2014 e membro do NDE de SI, de 2011 a 2017. Atualmente é vice-diretor do INF-UFG, coordenador de curso de pós-graduação lato sensu e integra comissão de criação do Mestrado Profissional em Informática Aplicada do INF-UFG. Participou na elaboração do Projeto Pedagógico de Curso de Sistemas de Informação do INF-UFG, implantado no início de 2017 e participou do comitê elaborador dos Referenciais de Formação para o Bacharelado em Sistemas de Informação da SBC, apresentado no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) em 2017. Além disso, foi organizador (junto com o Prof. Valdemar V. Graciano Neto) do Simpósio Brasileiro em Sistemas de Informação (SBSI) em 2015, organizador do Workshop de Iniciação Científica em SI de 2016 (sub-evento do SBSI) e, desde 2013 tem sido um participante ativo do Workshop de Educação em Informática da SBC e da comunidade brasileira que discute Sistemas de Informação, no âmbito da SBC.
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Sérgio Gama - IBM Digital Business Group
Engenheiro de automação com mais de 25 anos de experiência em TI, apaixonado por tecnologia, trabalhou como desenvolvedor, analista de sistemas, consultor, arquiteto de soluções, gerente de projetos para bancos e seguradoras no Brasil, China e Índia. Atuou por 15 anos no setor financeiro, como arquiteto de soluções, especialista em EDM, BPM, aplicações distribuídas e backoffice para bancos. Gerente de projetos de ERP em diversos setores, incluindo química, eletrônica, saúde e finanças. Desde 2009 na IBM, atualmente é Senior Developer Advocate Leader para a América Latina, especialista em desenvolvimento de software, computação cognitiva, Big Data e IoT. É o principal evangelista da IBM na América Latina, atuando como palestrante nos principais eventos e congressos no Brasil e no exterior, em empresas e universidades, além de atuar como mentor de hackathons, aceleradoras e incubadoras na América Latina.
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Douglas Sorrilha - ZG Soluções
Engenheiro de Computação e MBA Governança nas Tecnologias da Informação. Certificado em gerenciamento de projetos ágeis SCRUM, atualmente é Gerente de Projetos na empresa ZG Soluções e membro voluntário no IRPG (Instituto de Referência para Práticas de Gestão) como Diretor do Núcleo de Jovens Gestores. É palestrante na área de projetos e inovação e ainda acredita que gerenciamento de projetos deveria ser ensinado desde a escola, para que todos pudessem ter a oportunidade de planejar e gerenciar sua vida/carreira.
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Rafael Martins Almeida - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia
Bacharelando em engenharia mecânica pelo Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia.
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Vitória Maria Vieira Noronha - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia
Barcharelanda em engenharia mecânica pelo Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia.
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Sparkobot - Grupo de Robótica Educacional - Universidade Estadual de Goiás
O grupo de robótica Sparkobot estimula o ensino da robótica, tendo como público alvo jovens de escolas públicas estaduais, com vistas ao desenvolvimento de habilidades e competências para a transformação econômica e a inclusão social. O projeto visa: a) desenvolver projetos utilizando as tecnologias mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados; b) participar de competições e eventos com iniciativas voltadas à Robótica; e c) promover a robótica na comunidade estreitando o relacionamento entre a universidade e as escolas estaduais com ensino médio, por meio da atuação de estudantes e professores do curso de sistemas de informação, no sentido de trabalhar a criatividade, cooperação, relacionamentos interpessoais e cidadania.
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Guilherme Marques - Fatos Desconhecidos
Apresentador e Locutor Fatos Desconhecidos, Ator, Digital Influencer e Amante de Dublagem.
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Projeto Katrina - Universidade Estadual de Goiás
Aguardando...
Programação
Horário | Atividade | Descrição |
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24/08 | ||
15h00 Palco Cognitivo |
Credenciamento
Credenciamento |
O credenciamento dos participantes do 2º SIUNI UEG será realizado das 15h às 19h do dia 24/08, no Hall de entrada do Teatro Maria Ivony Corrêa Guimarães do Centro Cultural Berchiolina Rodrigues. O participante inscrito pela internet deverá retirar o crachá e kit de participação no guichê de Credenciamento do Evento, devidamente identificado. |
19h00 Palco Cognitivo |
Cerimônia de Abertura
Abertura |
A cerimônia de abertura marca o início oficial do 2º SIUNI UEG, que ocorrerá na cidade de Goianésia nos dias 24 e 25 de agosto. A abertura será no dia 24 de agosto às 19 horas no Centro Cultural Berchiolina Rodrigues (Teatro Maria Ivony Corrêa Guimarães), localizado no centro da cidade (Praça Matriz), e terá a duração de uma hora. |
19h30 Palco Cognitivo |
Apresentação Cultural
Apresentação Artística ![]() |
Aguardando... |
20h10 Mini Arena |
Hackathon Prefeitura de Goianésia
Sessão técnica |
Regulamento Hackathon Prefeitura de Goianésia 2018 Este regulamento contém informações básicas e regras sobre o funcionamento da 1ª Edição do Hackathon Prefeitura de Goianésia, doravante denominado “Evento”, uma realização da Empresa MUNICIPIO DE GOIANÉSIA, doravante denominada “Prefeitura de Goianésia”. É imprescindível que o candidato leia o inteiro teor deste documento para melhor compreender e aproveitar o Evento. Todas as regras e disposições deste documento se aplicarão durante todo o período de realização do Evento. Pode ser acessado na íntegra em: goo.gl/xe2Q53
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20h30 Palco Cognitivo |
A evolução da Computação e da Inteligência Artificial: Fatos e Tendências
Palestra ![]() |
Não é de hoje que os especialistas debatem sobre como será o nosso futuro quando a Inteligência Artificial alcançar a singularidade e se tornar superior a nós, meros humanos. Por um lado, temos a maioria, que acredita que o nosso mundo se tornará um lugar muito melhor e que os avanços só trarão benefícios a todos. Mas, por outro, temos alguns que pensam que o que nos espera não será nada, nada bom — lembrando que entre os pessimistas estão figurões como o astrofísico Stephen Hawking e o empresário Elon Musk. |
25/08 | ||
00h00 Mini Arena |
Hackathon Prefeitura de Goianésia
Sessão técnica |
Regulamento Hackathon Prefeitura de Goianésia 2018 Este regulamento contém informações básicas e regras sobre o funcionamento da 1ª Edição do Hackathon Prefeitura de Goianésia, doravante denominado “Evento”, uma realização da Empresa MUNICIPIO DE GOIANÉSIA, doravante denominada “Prefeitura de Goianésia”. É imprescindível que o candidato leia o inteiro teor deste documento para melhor compreender e aproveitar o Evento. Todas as regras e disposições deste documento se aplicarão durante todo o período de realização do Evento. Pode ser acessado na íntegra em: goo.gl/xe2Q53
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09h00 Palco Computação |
SIUNI Future
Sessão técnica |
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10h00 Auditório Cognitivo |
IBM Watson
Palestra ![]() |
Será abordado como as tecnologias de inteligência artificial e de entendimento de linguagem natural vão melhorar a relação dos cliente com as empresas, engajando e melhorando a experiência através dos ChatBots por exemplo. Além de ser uma poderosa ferramenta para manipulação e entendimento de dados não estruturados. |
10h00 Mini Arena |
Espaço CaseMod
Workshop |
Casemod é a modificação do gabinete de um computador. O termo é originado da língua inglesa, formado pela junção de "Case" e "Mod". Os participantes poderão trazer os computadores modificados para exposição! Os melhores computadores modificados receberão premiação. |
12h45 Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Goianésia), Sala 12 |
Como terminar sua start-up antes da concorrência
Workshop ![]() |
A era da tecnologia exige cada vez mais que os projetos sejam planejados e executados com agilidade, garantindo a qualidade do planejamento e das entregas. Neste workshop iremos utilizar técnicas do canvas, kanban e scrum de forma integrada para agilizar o processo de planejamento e execução de um projeto. Assim, teremos um projeto ágil, com qualidade e entregue antes da concorrência. Vamos planejar de maneira estratégica e aprender a executar de maneira ágil, e quem sabe seu produto não estará pronto até o final da siuni!?! |
14h00 Mini Arena |
Campeonato de Jogos
Exposição |
Aguardando... |
14h00 Palco Computação |
como usar os sistemas cognitivos da IBM
Workshop ![]() |
Watson é o nome que damos ao conjunto de soluções técnicas de inteligência artificial – como machine learning (aprendizagem de máquina) e linguagem natural – que são oferecidos como serviços pela IBM aos seus clientes. |
14h00 Mini Arena |
Oficina de Chão
Workshop ![]() |
Sempre quis aprender Robótica e nunca teve coragem de tentar? Esse é o momento de conhecer a Oficina de Chão, workshop que vai acontecer no siuni ueg, e utilizará uma forma lúdica e divertida de aprender Robótica, para todas as idades e voltado para despertar o interesse dos participantes. Neste momento, você poderá aprender, construir e personalizar um pequeno Robô de Mobilidade. Apresentaremos as fases da Oficina de Chão e ao final iremos analisar os projetos criados, observando as habilidades e criatividade em construir o Robô, premiando a melhor solução desenvolvida. |
14h00 Mini Arena |
Área Científica
Apresentação de Trabalhos |
Durante o simpósio será reservado um tempo para que o pesquisador exponha para a comunidade científica a sua pesquisa. No evento as apresentações serão realizadas através de banner. Na apresentação através de banner, o pesquisador deve confeccionar um banner em tamanho normalizado que ficará exposto durante um determinado intervalo de tempo (duas horas). O autor da pesquisa deverá permanecer ao lado banner em momentos determinados pelo simpósio. Nesta forma de apresentação o contato entre os pesquisadores é maior, havendo um maior diálogo e discussão sobre a pesquisa. Todos as pesquisas publicadas no evento são publicadas nos anais do simpósio. Esta publicação torna a pesquisa conhecida, pois passa a fazer parte de grande número de bibliotecas, podendo ser acessado pela internet. |
15h00 Sala 02, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Laboratório de Informática |
C# .NET
Workshop |
Aguardando... |
16h00 Palco Computação |
Como fazer um gerador de hidrogênio
Workshop Rafael Martins Almeida, Vitória Maria Vieira Noronha |
O Hidrogênio é um elemento químico inflamável, e com o gerador teremos esse gás apartir da água sendo que em sua formação temos dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio misturada com uma pequena porção de soda caustica (NaOH), como sabemos, a água por causa de sua combinação molecular H2O, nao é inflamavel, mas se “quebrarmos” essa combinação molecular, teremos hidrogênio e oxigênio separados, e é nessa condição que conseguiremos nossos resultados. Através de um procedimento conhecido como eletrólise, o sistema usa eletricidade sobressalente a partir do alternador dos carros, introduzimos uma corrente elétrica na água e conseguimos romper esta combinação e ter novamente hidrogênio e oxigênio separados. O hidrogênio e o oxigênio obtidos estarão no estado gasoso. Esse gás gerado pela eletrólise provocada pelo gerador será introduzido na tomada de ar do carro, ou seja, o próprio motor aspira a produção da célula junto com o ar para acombustão. Nesse ponto, ao preparar para a detonação, teremos combustível (álcool,gasolina, diesel, GNV), ar e hidrogênio. A produção do sistema é por demanda, não é um sistema pressurizado. O motor consome toda a produção do gerador. |
18h00 Palco Cognitivo |
Fatos Desconhecidos
Palestra ![]() |
O canal Fatos Desconhecidos nasceu após a popularização da página no Facebook que leva o mesmo nome. O conteúdo do canal é voltado para curiosidades em diversos temas, desde internet, filmes até alimentação e saúde. O conteúdo em vídeo começou a ser postado em 2014, apenas com imagens e dublagem por cima. Aos poucos, pessoas começaram a participar do canal que hoje possui três apresentadores oficiais: Antonio Bôco, Talyta Flores e Guilherme Marques. Fatos Desconhecidos possui alguns quadros, como o Fatos Play, E Se For Verdade?, Fatos Responde e Baseados em Fatos Reais. Um dos vídeos mais assistidos do canal é o 7 Buscas no Google Que Você Jamais Deve Fazer. |
19h00 Palco Cognitivo |
Premiações Hackathon e Workshops
Premiação |
Aguardando... |
19h30 Palco Cognitivo |
Cerimônia de Encerramento
Encerramento |
Agradecimentos e encerramento do Evento |
20h00 Palco Cognitivo |
Show de Encerramento
Apresentação Artística ![]() |
aguardando... |
Inscrições
Organizador
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Comissão Organizadora dos Cursos de Sistemas de Informação da UEG
A Comissão Organizadora tem a função de responder pela execução geral do SIUNI UEG Goianésia 2018. Coordenação Geral: Profª. Juliana Martins e Prof. Eduardo Magalhães (UEG – Câmpus Goianésia)
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