SMEL - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MULTIMODALIDADE E EDUCAÇÃO LITERÁRIA

SMEL - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MULTIMODALIDADE E EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Faça sua inscrição
De 9 a 10 de março Todos os dias das 14h30 às 10h00

Sobre o Evento

O SMEL - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LI MULTIMODALIDADE E EDUCAÇÃO LITERÁRIA é uma iniciativa dos grupos de pesquisa GELLIT – Grupo de estudos e pesquisa em didática da língua e da literatura (CEDU/UFAL) Alagoas e Poética Interartes (FALE/UFAL) que se destina a professores, criadores e pesquisadores da liResultado de imagem para canceladoteratura infantil e da formação do leitores na contemporaneidade. O evento ocorrerá em Maceió no mês de março de 2018, com o objetivo de fomentar a discussão sobre a produção e a mediação de leitura de obras multimodais impressas e digitais, a partir das seguintes diretrizes:

O SMEL pretende contribuir para o fortalecimento da interlocução entre investigadores do campo da literatura, da cultura, da semiótica, da educação e das tecnologias de diferentes instituições.

O SMEL pretende ser um espaço de articulação entre o mundo acadêmico e o profissional docente e criativo/produtivo no campo da literatura e da ficção voltada para os públicos infantil e juvenil.

O SMEL pretende ser um espaço plural e inovador, aberto às experimentações no campo da literatura para crianças e jovens, com olhar atento para o uso das tecnologias multimídia voltadas para a leitura literária multimodal

O SMEL tem como princípio a educação literária como direito e, por conseguinte, como demanda urgente a ser pensada dentro e fora da escola.

Objetivo geral:

Fomentar o debate sobre a multimodalidade na produção literária para crianças e jovens que se desenvolve em meio impresso e digital de forma a articular os setores educacional, crítico-investigativo e criativo-produtivo por meio do intercâmbio de conhecimentos produzidos nos âmbitos local, nacional e internacional

Objetivos específicos:

  • Congregar pesquisadores, criadores e educadores do campo da Literatura, visando melhorias na educação literária na escola pública, por meio de roda de conversa e construção de processos colaborativos e interinstitucionais.
  • Contribuir para a formação de mediadores(as) de leitura literária por meio de debates, partilha de percursos metológicos e conhecimentos de obras, dentre outros.
  • Aproximar os campos acadêmico e profissional por meio do intercâmbio de pesquisadores(as) e profissionais que atuam em diversos contextos da literatura para crianças e jovens, almejando promover uma melhor qualificação dos processos de mediação e produção locais e nacionais.

Palestrantes

  • Prof. Dr. Lucas Ramada Prieto
  • Profa. Dra. Eliana Kefalás Oliveira
  • Profa. Dra. Susana Souto
  • Profa. Dra. Silvana Paulina de Souza
  • Prof. Dr. Luis Fernando Gomes
  • Profa. Dra. Giselly Lima de Moraes

Programação

14h30 - Prof. Dr. Lucas Ramada Prieto Ficção digital e educação literária Conferência
Local: Auditório do CSAU
16h30 - Profa. Dra. Eliana Kefalás Oliveira, Profa. Dra. Silvana Paulina de Souza, Profa. Dra. Susana Souto Leitura, literatura e sentidos Mesa-redonda
Local: Auditório do CSAU
19h00 - Prof. Dr. Lucas Ramada Prieto, Prof. Dr. Luis Fernando Gomes, Profa. Dra. Giselly Lima de Moraes Literatura, multimodalidade e cultura digital Mesa-redonda
Local: Auditório do CSAU
10h00 - Prof. Dr. Lucas Ramada Prieto Roda de conversa com os grupos de pesquisa Gellit e Poéticas Interartes e com o grupo de estudos Poética dos Sentidos e convidados externos. Encerramento
Local: Casa do Patrimônio IPHAN

Local

Auditório do CSAU - Ufal/Campus Maceió - 57072-900, Avenida Lourival Melo Mota, s/n , Tabuleiro do Martins , Maceió, Alagoas,
Ver no mapa

Organizador

Grupos Didáticas de leitura, da literatura e da escrita e Grupo Poéticas Interartes

Grupo de Estudo e Pesquisa Didáticas de leitura, da literatura e da escrita tem como objetivo de fomentar estudos e investigações sobre as didáticas da leitura, da literatura e da escrita em contextos escolares, em diálogo com a formação de professores e os múltiplos letramentos.

A proposta do Grupo de Pesquisa Poéticas Interartes é articular diferentes campos do conhecimento, a partir da experimentação poética; interdisciplinaridade e o diálogo continuam a ser o forte traço do grupo, que trabalha com manifestações das linguagens verbal, visual e sonora.