Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019

23 de outubro de 2019, 08h00 até 26 de outubro de 2019, 15h30
IFMG Campus Ribeirão das Neves - Ribeirão das Neves, MG

Informações

Entre os dias 23 e 26 de outubro de 2019 realizaremos as atividades referentes à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país.

O evento abordará o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável" que está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, sendo bastante adequado à diversidade natural do Brasil que, por ser um país continental e com a quantidade de biomas que possui, é um grande gerador de recursos e desenvolvimento. No Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Ribeirão das Neves, a programação inclui palestras, oficinas, eventos culturais, atividades de games e hackathon, apresentação de pôsteres, apresentações de projetos interdisciplinares dos alunos e muito mais.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Alice Goulart Heeren de Oliveira

Saiba mais

Carolinna Maria Silva Martins

Saiba mais

Flávia Peluzzo Lamy de Miranda

Saiba mais

Glaura Goulart Silva

Saiba mais

Guilherme Ferreira Silva

Saiba mais

Heder Carlos de Oliveira

Saiba mais

Joana Fuzessy Coelho

Saiba mais

Juliana Ventura de Souza Fernandes

Saiba mais

Matheus Ribeiro Jorge

Saiba mais

Moisés Henrique Ramos Pereira

Saiba mais

NevesLab

Saiba mais

Reginaldo Vagner Ferreira

Programação:

Hackeando Neves e e-Games Competição · NevesLab

Políticas públicas de agricultura sob a ótica do princípio do desenvolvimento sustentável Palestra · Guilherme Ferreira Silva

A tríade do século XXI: agropecuária, mudança do clima e segurança alimentar Palestra · Carolinna Maria Silva Martins

Como empresários em TI podem contribuir para a energia sustentável? Palestra · Matheus Ribeiro Jorge

Aproveitamento integral e benefício dos alimentos Minicurso · Joana Fuzessy Coelho

Sistema fotovoltaico de geração de energia: é viável na minha casa? Palestra · Reginaldo Vagner Ferreira

Introdução à alimentação vegana Minicurso · Juliana Ventura de Souza Fernandes

Hackeando Neves - Final do e-Games Competição · NevesLab

Técnicas de meditação, pranayama e onirismo Oficina · Moisés Henrique Ramos Pereira

Dança Oficina · Alice Goulart Heeren de Oliveira

Economia sustentável e empregos verdes no Brasil: uma análise setorial para o período de 2002 a 2014 Palestra · Heder Carlos de Oliveira

Sustentabilidade e os desafios contemporâneos Palestra · Glaura Goulart Silva

Mostra de profissões e projetos Apresentação Oral

Fotografia Minicurso · Flávia Peluzzo Lamy de Miranda

Apresentação dos livros "Periferias em Rede: experiências e perspectivas" e "Guia da Cidadania e Identidade Metropolitana na RMBH" Apresentação Oral

Apresentação de trabalhos da Pós-Graduação Apresentação Oral

III Mostra dos Projetos Integradores Apresentação Oral

Evento Cultural Encerramento

IFMG Campus Ribeirão das Neves

Rua Taiobeiras, 169

Sevilha (2a Seção), Ribeirão das Neves - MG

33858-480

IFMG Campus Ribeirão das Neves

Rua Taiobeiras, 169

Sevilha (2a Seção), Ribeirão das Neves - MG

33858-480

IFMG - Campus Ribeirão das Neves

O IFMG Campus Ribeirão das Neves, criado em 2010, tem como eixo de educação profissional de seus cursos o tema “Gestão e Negócios” e “Informação e Comunicação”. Neste campus são oferecidos os cursos técnico integrados em Administração, Eletroeletrônica e Informática; o curso superior de Tecnólogo em Processos Gerenciais; e o curso superior de Bacharelado em Administração.

Para mais informações acesse o site www2.ifmg.edu.br/ribeiraodasneves

Alice Goulart Heeren de Oliveira

IFMG Campus Ribeirão das Neves


Doutoranda no programa RASC/a: Rhetorics of Art, Space and Culture da Southern Methodist University em Dallas, TX. Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela School of the Art Institute of Chicago nos EUA com dissertação intitulada The Inhotim Cultural Institute: The Museum in the Neodevelopmentalist Era (2011). Cursou o Técnico em Química no COLTEC-UFMG realizando estágio no Laboratório de Ciência da Conservação (LACICOR-CECOR) na EBA-UFMG. Formada na EBA-UFMG com bacharelado em Gravura e Licenciatura em Artes Visuais (2009). Foi bolsista de Iniciação Científica entre 2004-2008 em projetos nas área de técnicas e materiais em obras de artes modernas e contemporâneas sob a supervisão do Prof. Luiz Antônio Cruz Souza. Atuou como instrutora em diversas instituições como a Southern Methodist University, School of the Art Institute of Chicago e a University of Illinois of Urbana Champaign, assim como assistente de pesquisa da Profa. Irene Small (Princeton University). Foi estagiária no Museum of Modern Art em New York (MoMA - 2010) e editora de Artes Visuais na América Latina da Routledge Encyclopedia of Modernism. É membro da Latin American Studies Association (LASA), da College Arts Association (CAA) e da European Association of Architectural Historians (EAHN).

Carolinna Maria Silva Martins

PUC Minas


Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012), mestre em Agronomia (Meteorologia Aplicada) pela Universidade Federal de Viçosa (2017) e doutoranda em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Mudanças do Clima, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura sustentável, sistemas agrossilvipastoris e agricultura de baixo carbono.

Flávia Peluzzo Lamy de Miranda

Artmosphere Fine Art


Formada em Artes Visuais pela UFMG, Flávia Peluzzo é bacharel em gravura com formação complementar em fotografia. Especializou-se em tratamento de imagens e restauração digital. Leciona o curso de photoshop do Departamento de Fotografia do Centro de Extensão da Escola de Belas Artes da UFMG desde 2012, atuou como professora na Escola de Imagem por 4 anos e trabalhou em mais de 30 edições da revista Harper´s Bazaar Brasil. Certificada pela Adobe Certified Expert em Phtoshop CC, atualmente trabalha com tratamento de imagens e impressão digital Fine Art no estúdio Artmosphere.

Glaura Goulart Silva

UFMG/CTNano


Possui graduação e mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorou-se pelo Institut National Polytechnique de Grenoble - França. Realizou dois períodos sabáticos no exterior, desenvolvendo pesquisas sobre blendas poliméricas na Inglaterra e compósitos poliméricos com nanotubos de carbono na Austrália. Atualmente é professora titular da UFMG. Tem experiência na área de materiais poliméricos multicomponentes e tem atuado nos últimos anos principalmente em preparação, caracterização e estudo de aplicações de compósitos com nanomateriais de carbono - carbon black, nanotubos de carbono e grafeno. Está envolvida em pesquisa para aumento de escala de produção de nanomateriais de carbono (nanotubos e grafeno) e nanocompósitos poliméricos, visando inovações associadas à cadeia de nanotecnologia. Neste contexto, tem atuado como vice-coordenadora do projeto de implantação do Centro de Tecnologia em Nanomateriais (CTNano) instalado no Parque Tecnológico BHTec. Coordena um grupo de pesquisa que desenvolve materiais avançados para o setor de energia: petróleo e energias renováveis.

Guilherme Ferreira Silva

PUC Minas


Professor da Faculdade da Saúde e da Ecologia Humana. Membro do Grupo de Pesquisa Lévinas e Alteridades. Assessor Técnico legislativo na Secretaria de Estado de Casa Civil de Minas Gerais. Orientador Bic-Jr bolsista FAPEMIG. Advogado. Doutorando em Direito pela UFMG. Mestre em Direito Público pela PUC-MG financiado pela CAPES. Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Direito pela PUC-Minas. Professor colaborador de cursos de formação de servidores públicos pelo IDCT. Foi bolsista de iniciação científica no Centro Universitário Newton Paiva. Foi monitor de Direito Internacional Público pelo Centro Universitário Newton Paiva. Foi membro pesquisador do Instituto de Investigação Científica Constituição e Processo (IICCP).

Heder Carlos de Oliveira

UFOP


Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), com período de Visiting Scholar no Centre of Policy Studies/Monash University - Austrália. Realizou pesquisa de Pós-doutorado no School of Economics na Utrecht University (2015-2016). Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Análise Espacial, Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e Modelos de Equilíbrio Geral Computável.

Joana Fuzessy Coelho

Banco de Alimentos de Ribeirão das Neves


Nutricionista com especialização em Nutrição Esportiva Funcional, pela VP Nutrição Funcional e Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho. Responsável técnica do Banco de Alimentos de Ribeirão das Neves.

Juliana Ventura de Souza Fernandes

IFMG Campus Ribeirão das Neves


Mestre em História (Linha História e Culturas Políticas) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e Doutoranda em História (Linha História e Culturas Políticas) pela mesma instituição (2015). Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012), com interesse em temas relativos à história contemporânea do Brasil, questões indígenas e étnico-raciais, violência estatal, memória da ditadura, anistia, experiências traumáticas e direitos humanos. Foi contemplada com bolsa da Fundação Santander para a realização de Curso de Língua Espanhola e disciplinas na Universidad de La Rioja, Espanha, durante o mestrado (outubro-dezembro/2012) e com bolsa da Redmacro (Red de Macrouniversidades de América Latina e Caribe) para mobilidade acadêmica na Universidad Nacional Autonoma de México (agosto-dezembro/2017). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2003), com Aprimoramento Profissional e Especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005). É Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Ribeirão das Neves).

Matheus Ribeiro Jorge

AVSystemGEO


Graduado em Ciência da Computação pelo UNI-BH, já atuou como analista de planejamento estratégico na gerência de Gestão de Imóveis da CEMIG, para regularização fundiária dos ativos da empresa. Especializou-se na área de tecnologia e viu um nicho a ser explorado em prestação de serviços para empresas de recursos renováveis, tais como usinas elétricas, parque eólico, dentre outros. Atualmente é sócio e presidente da empresa AVSystemGEO, que desenvolve soluções tecnológicas para gerenciamento de projetos. Desenvolveu um software exclusivo (AV-GEO) com foco em gerenciamento para atender as necessidades de acompanhamento dos projetos de seus clientes.

Moisés Henrique Ramos Pereira

IFMG Campus Ribeirão das Neves


Moisés Pereira concluiu o doutorado em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) em 2018. Atualmente, é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Ribeirão das Neves, onde compõe o núcleo docente estruturante do Curso de Técnico Integrado em Informática, inclusive como coordenador desde fevereiro de 2017. Trabalhou como professor no CEFET-MG em 2012/2013 e como professor assistente no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) de 2012 a 2016. Atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares em Informação Multimídia desde 2010. Mesmo com essa atuação na área das exatas, é um apaixonado pela Filosofia e pelos estudos sobre Meditação Oriental dadas pela Associação Geofilosófica de Estudos Antropológicos e Culturais (AGEAC), além de ser praticante da Kundalini Yoga no Espaço Intrínseco.

NevesLab

Hackathon NevesLab


Evento estilo hackathon oferecido pela NevesLab que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios nas áreas de saúde e de transporte para geração de emprego e de renda sobre os problemas. Além disso, o evento contará com e-games no ginásio da instituição.

Reginaldo Vagner Ferreira

IFMG Campus Betim


Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2006) e mestrado em Engenharia Elétrica (Ufsj / Cefet-Mg) pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2012). Atualmente é professor dos ensinos técnico e superior do Instituto Federal Minas Gerais e doutorando em Engenharia Elétrica (UFMG). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: geração distribuída, power quality, microgrids e controle de conversores estáticos de potência.