Software Freedom Day 2015

19 de setembro de 2015, 08h00 - 12h00

Instituto Federal de Goiás, Luziânia, GO

Sobre

O que é?

Dia da Liberdade de Software

Software Freedom Day ou Dia da Liberdade de Software é uma celebração anual para o Software Livre. É um dia dedicado a atividades para promover o conhecimento livre em todas as suas formas, através de palestras, oficinas e mini cursos. Além de conhecer a filosofia do Software Livre, os participantes podem instalar e aprender a utilizar vários softwares.

Onde será?

Pela terceira vez consecutiva, o IFG campus Luziânia irá promover o Software Freedom Day.

Para quem é o SFD?

Para toda a comunidade.

Local do evento

Instituto Federal de Goiás - 72811-580, Rua São Bartolomeu, Vila Esperança, Luziânia, Goiás

Palestrantes

  • Ernane Rosa Martins

    Ernane Rosa Martins - Instituto Federal de Goiás

    Mestrando em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-Goiás possui Pós-Graduação em Tecnologia em Gestão da Informação pela Anhanguera (2009), Graduação em Ciência da Computação pela Anhanguera (2006) e Graduação em Sistemas de Informação pela Uni Evangélica (2009), Atualmente é Professor de Informática II no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG (campus Luziânia) ministrando disciplinas nas áreas de Engenharia de Software, Desenvolvimento de Sistemas, Linguagens de Programação, Banco de Dados e Gestão em Tecnologia da Informação.

  • Wendell Bento Geraldes

    Wendell Bento Geraldes - Instituto Federal de Goiás

    Mestrando em Gestão de Conhecimento de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Anhanguera de Anápolis. Entusiasta do Software Livre e do Software Livre na Educação. Membro fundador da comunidade Anapolivre. Professor de informática no Instituto Federal de Goiás campus Luziânia.

  • Marlon Pereira Sales

    Marlon Pereira Sales - Faculdade Jk

    Graduado em Redes de Computadores, Graduado em Comunicação Institucional e Pós-graduado em Segurança da Informação. Possui as certificações: ITIL v3, ISO27002, CLOUD COMPUTING, EXIN Certified Integrator Secure Cloud Services, MTA 98366, MTA 98367 e CCNA Security. Atualmente é professor no Centro Universitário IESB e Faculdade JK.  

  • Ronald Emerson Scherolt da Costa

    Ronald Emerson Scherolt da Costa - Faculdade JK

    Possui graduação em Sistemas de Informação, pós-graduação em Software Livre e em Docência da Educação Superior. É Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB-2011). Foi professor das disciplinas de Informática na Educação, Algoritmos, Linguagem de Programação I e Arquitetura de Computadores. Atuou como Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Ênfase em Software Livre), no Instituto Superior de Educação Franciscano Nossa Senhora de Fátima, autorizando o referido curso com conceito máximo pelo MEC. Foi Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade Jesus Maria José (FAJESU), obtendo a melhor nota do Centro-Oeste no ENADE 2008. Atuou como Coordenador de todos os Cursos Superiores na área de TI da UNEB, onde aplicou sua pesquisa de Mestrado. Possui experiência na área de Informática, especialmente em programação, administração de redes, sistema operacional GNU/Linux, multiterminais, software livre e ferramentas Web. Coordenou o Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre no Distrito Federal em 7 edições (2007-2013), sendo premiado em 2010 pelo SERPRO no CONSEGI 2010 por sua atuação em prol do Software Livre no DF. Militar do Exército Brasileiro (1º Sargento de Artilharia) foi convidado para integrar o Gabinete Pessoal da Presidência da República, em 2010, para atuar no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) com Inclusão Digital. Esteve à disposição do Ministério das Comunicações, trabalhando no Departamento de Banda Larga da Secretaria de Telecomunicações como Assessor Técnico no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Foi Coordenador do Curso Superior de Bacharelador em Sistemas de Informação da Rede de Ensino JK, nas unidades Samambaia, Guará e Gama II, também atuou como Professor e Coordenador de Cursos Superiores Tecnológicos no Centro de Educação Superior de Brasília (IESB) no campus OESTE. Atualmente trabalha como Assessor Técnico na Coordenação-Geral de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação do Departamento de Participação Social na Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria Geral da Secretaria Geral da Presidência da República e desenvolve a atividade de Coordenador dos Cursos Superiores na área de Tecnologia da Informação da Faculdade JK, assim como a função de Coordenador de TICs da Faculdade Metropolitana do Recanto das Emas.

  • Danielle Machado da Costa

    Danielle Machado da Costa - Faculdade JK

    Eu sou uma aluna de design gráfico, jogos digitais e ilustradora freelancer de Santa Maria - RS, Brasil. Atualmente resido em Brasília. Eu amo tudo que é relacionado com Ilustração, Animação e Web Design e tenho verdadeira paixão por Concept Art e Games. Estou sempre disposta à expandir meu universo acerca de tudo o que relaciona à arte em si contudo, e teria especial prazer em fazer isso entre pessoas que compartilham da mesma paixão.

  • Antonio Albuquerque

    Antonio Albuquerque - UNB

    É ativista do movimento de software livre e trabalha com Linux desde 1998. Engenheiro Elétrico, com experiência em projetos de desenvolvimento software de grande porte e equipes multidiciplinares. Mais recentemente vem se dedicando intensamente a ambientes colaborativos, sistemas de inteligência geográfica e governança.

  • Júnio José

    Júnio José - Prefeitura de Luziânia

    Consultor, webmaster, marketing digital, social media, presença web, monitoramento em redes sociais, representatividade web comercial e política.

  • Ole Peter Smith

    Ole Peter Smith - UFG

    Mestrado em Engenharia (esp. Matemática/Mecânica Analítica), MAT. DTU, 1990 PhD em Matemática (Otimização Estrutural), MAT, DTU, 1996 Systems Administrator, MAT, DTU, 1996-2002 - Professor (Matemática), UEG, Iporá, 2003-2008 - Coordenador de Informática, UEG, Iporá, 2004-2008 - Professor e Coordenador de Informática, FAI, Iporá, 2004-2008 - Professor Adjunto, IME, UFG, 2009-... Areas: Matemática Aplicada, Mecânica Analítica, Mecânica de Sólidos, Mecânica Quántica, Análise Numérico, Geometria Computacional,Sistemas de Informação, Bancos de Dados, Redes de Computadores, Perl, PHP, C/C++

  • Janilson Nascimento

    Janilson Nascimento - FAJESU

    Mestre em Ensino de ciências da saúde e do ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite-RJ. Especialista em redes de computadores pela Universidade Estácio de Sá - RJ. Licenciatura Plena em informática pelo ISERJ. Bacharel em ciências da computação pela Universidade Católica de Petrópolis. Especialista em Docência do Ensino Superior com ênfase em EAD pela FAJESU, DF. Possui vasta experiência na área de Educação, com ênfase no emprego da tecnológica como suporte à educação e larga experiência em redes de computadores e sistemas de telecomunicações. Atuou como professor de Introdução à Computação, Arquitetura de Computadores, Tópicos Especiais em Redes e Projeto Final na FAJESU/PROJEÇÃO, Taguatinga -DF. Atualmente é gerente de rede de computadores no Serviço Publico Federal.

  • Robson Barbosa Souza

    Robson Barbosa Souza - Instituto Federal de Goiás

    Graduando em Licenciatura em Química e Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Goiás.

Programação

Horário Atividade Descrição
19/09
08h00 Laboratório S402 Introdução ao Robocode
Oficina
Ernane Rosa Martins
O RoboCode é um ambiente de simulação de um campo de batalha que permite a criação de robôs que competem em equipe ou sozinhos sem a interversão do usuário durante a batalha. O usuário deve preparar o seu robô com movimentos e técnicas de defesa e ataque, tal como um técnico de futebol, sendo vencedor o ultimo robô sobrevivente do campo de batalha. A programação do robô é realizada através dos conceitos de programação orientada a objetos utilizando a linguagem Java.
 
08h00 Auditório Olha quem está programando!
Palestra
Wendell Bento Geraldes

Na chamada sociedade digital, vivemos um novo paradigma no qual estamos cercados pela tecnologia por todos os lados. Nos dias de hoje, não é mais suficiente apenas aprender a usar um programa de computador. É necessário aprender como estes programas funcionam e para que realmente nos servem. Partindo desta afirmação, várias iniciativas espalhadas pelo mundo, estão ensinando a programação de computadores nas escolas, para crianças de todas as idades.

Mas será que isso é realmente bom? Quais as vantagens e desvantagens desta prática? Esta palestra irá tentar responder a estas questões.

09h00 Auditório Acelerando o processo de desenvolvimento PHP com CodeIgniter
Palestra
Júnio José

CodeIgniter é um poderoso framework para php, com foco na simplicidade, agilidade e desempenho, construído para desenvolvedores que precisam de um kit de ferramentas simples, mas elegante para criar aplicações web com recursos completos.

10h00 Auditório Software Livre e Participação Social - Estudo de caso
Palestra
Ronald Emerson Scherolt da Costa

Conhecendo a Plataforma Federal de Participação Social e como ela pode ser utilizada para a Educação. Conheça suas ferramentas, processos participativos, metodologias. Aprenda como um projeto do Governo Federal pode ser desenvolvido colaborativamente de forma aberta e participativa. Como esse processo pode ser empregado na Educação? Reflexões e construções colaborativas. A trilha de aprendizagem.

10h00 Laboratório S402 Servidor de log centralizado usando RSYSLOG e NXLOG
Oficina
Janilson Nascimento
Apresentar a estrutura do Rsyslog; Refletir sobre a necessidade de salvar logs; Listar os principais eventos a logar;  Emprego de logs sob o viéis da segurança de TI; Emprego de log como auxiliar para manutenção; Analisar a configuração de rsyslog.conf; Apresentar o agente NXLOG; Demonstração sumária do funcionamento.
11h00 Auditório O ambiente GNU/Linux pode ficar deslumbrante
Palestra
Antonio Albuquerque

É possível termos uma máquina Linux com uma interface gráfica deslumbrante e cheia de efeitos visuais? A resposta é sim. E o melhor ainda é que isto é muito fácil e só depende da própria iniciativa do usuário. Esta palestra visa justamente mostrar, na prática, como o usuário pode conseguir isso de maneira fácil e rápida.

O GNU/Linux pode se apresentar de diversas maneiras, depende da GUI escolhida pelo usuário. Assim, cada um pode escolher aquela “roupagem” para seu Linux de forma a deixá-lo o mais próximo de suas necessidades e de seu gosto pessoal. Além das alternativas de imagens, estilos, fontes e de ícones que serão mostradas, também funcionalidades gráficas voltadas ao controle de telas serão demonstradas, o que incorpora animações incríveis as telas do ambiente de trabalho. São facilidades que o mundo Linux possibilita, vindo a proporcionar um computador com uma apresentação diferenciada e elegante.

Nesta palestra vamos demonstrar o funcionamento de diversas interfaces gráficas do GNU/Linux, e explicar como o próprio usuário pode disponibilizar estas interfaces em sua própria máquina.  Exploraremos também outros aspectos de uma interface gráfica além das de beleza e efeitos visuais, tais como leveza, usabilidade, objetos de uma GUI, áreas de trabalho e muito mais.

Demonstraremos como trabalhar com duas telas simultaneamente, facilidade esta que pode ser bastante útil para trabalhos que exigem diversas janelas, bem como em apresentações utilizando projetores multimídia.

Exploraremos os conceitos de gerenciadores de login, gerenciadores de janelas e de ambientes gráficos. Mostraremos como estes programas que compõem uma GUI se relacionam e como escolher estes componentes proporcionando um ambiente gráfico muito mais ao gosto do usuário.

 

14h00 Auditório Controlando o fator humano na Segurança da Informação
Palestra
Marlon Pereira Sales
O objetivo é mostrar aos alunos e público de forma prática com casos reais os perigos que a rede mundial de computadores pode oferecer, além de alertar para que não sejam as próximas vítimas de um Criminoso Virtual. A importância de não ceder um celular pessoal para um terceiro, ou até mesmo para um familiar pela facilidade com que o indivíduo pode ser espionado sem que perceba.
 
 
14h00 Laboratório S402 Latex - Ferramenta para a produção de trabalhos acadêmicos
Oficina
Robson Barbosa Souza

Apresentação do ambiente Latex e instalação e configuração da classe abntex2, assim como o seu uso na confecção de trabalhos acadêmicos usando editores Latex.
 

15h00 Auditório Jogos Digitais - Do passado ao futuro.
Palestra
Danielle Machado da Costa

Conheça a trajetória dos Jogos Digitais. De onde vieram e para onde vão! Como desenvolver colaborativamente? Há espaço para isso? Jogos podem ser usados na Educação?

16h00 Auditório Sistemas de Informação, Telas e Abstração
Palestra
Ole Peter Smith

Analisamos uma série de telas utilizadas em sistemas de informação desenvolvido pelo palestrante (SiVent, SiDS/SiPE, SiMon, SiPos e SAdE), pelo ponto de vista abstrato: O que eles tem em comum - e como implementar-las de forma abstrata, permitindo o intensivo reuso do mesmo código.
 

Inscrições

Organizador

Apoio Institucional