O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul tem, entre suas competências, as de desenvolver pesquisas científicas em seu campo de atuação funcional, ações educativas de prevenção de incêndio, socorro de emergência pré-hospitalar, pânico coletivo, bem como, ações de proteção e promoção do bem-estar da coletividade e dos direitos, garantias e liberdades do cidadão.
É de interesse e necessidade da corporação estimular o respeito à cidadania, por meio de ações de natureza preventiva e educacional mantendo intercâmbio com instituiçõess sobre assuntos de interesse de suas competências, logo, a parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e demais instituições importantes para o sucesso do primeiro seminário, foi fundamental para agora tratarmos da importância do treinamento contínuo para atendimento aos neurodiversos.
Cabe também destacarmos a observância da necessidade do surgimento e manutenção de uma rede de atendimento integrada que seja eficiente para que a tríade prevenção-intervenção-posvenção seja consistente, permitindo que as políticas públicas voltadas ao atendimento às pessoas com deficiências ocultas garantam segurança, saúde e educação.
Por isso, neste segundo seminário, enfatizaremos boas práticas que já estão em andamento em Mato Grosso do Sul e outras que estão implantadas ou sendo discutidas pelo país, como as observâncias para atendimento de ocorrências com pessoas neurodiversas no ambiente escolar, a importância da música, da equoterapia, programas preventivos voltados aos neurodivergentes, princípios a serem observados, também, quando ocorrer a necessidade de contenção, iniciativas que surgiram após o primeiro seminário, e muito mais.
Informamos que foram distribuídas vagas por instituições, dessa forma, conseguiremos novamente difundir a informação e garantir que a discussão siga adiante.
Acompanhe nossas redes sociais para mais informações.
Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.
Nós somos por você!
Credenciamento
Credenciamento
Abertura
Abertura

Técnica de contenção física em emergências psiquiátricas
Palestra
Doutor João Fernando Marcolan

Técnica de contenção química em emergências psiquiátricas: aspectos éticos, legais e morais nas ocorrências psiquiátricas
Palestra
Tenente CBMMS Pietra Zorzo
Intervalo
Intervalo

Os Direitos das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista - TEA
Palestra
Promotor de Justiça Doutor Paulo César Zeni

Segurança Pública Inclusiva: Programas institucionais da Polícia Militar de Santa Catarina e a Atuação da PMSC no atendimento à pessoas com TEA
Palestra
Tenente-Coronel Naíma Huk Amarante

Segurança Pública Inclusiva: As ações adotadas pela Polícia Militar do Estado do Paraná quanto ao Transtorno do Espectro Autista
Palestra
Major PMPR Valter Ribeiro da Silva
Check in
Credenciamento

Segurança Pública Inclusiva: O caso do Colégio Militar Dom Pedro II - a educação especial no ensino regular
Palestra
Tenente-Coronel CBMDF Ronaldo Lima de Medeiros

A Música e o Princípio Usado na Improvisação: Toda Nota Tem Sua Sensível
Palestra
1º Tenente CBMDF Ademir Rodrigues Pereira Júnior

UEMS: Educação Inclusiva no Ensino Superior
Palestra
Doutora Celi Correa Neres
Intervalo
Intervalo

Programa MP TEA: Conscientização e Acolhimento à Neurodiversidade
Palestra
Promotor de Justiça Doutor Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa

Segurança Pública Inclusiva: Centro de Equoterapia da PMMS
Palestra
Coronel PMMS Neidy Nunes Barbosa Centurião

Empreendedor Especial
Palestra
Empreendedor Pedro Brasia

Segurança Pública Inclusiva: PRF Amiga dos Autistas
Palestra
Policial Rodoviário Federal Alexandre Figueiredo de Araújo

Acolhimento odontológico no TEA
Palestra
Doutora Renata Belchior de Barros

Segurança Pública Inclusiva: O Ambiente Escolar e o Atendimento à Pessoas Neurodiversas em Situações de Emergência
Palestra
1ª Tenente CBMAC Misma Fernandes

O atendimento público à comunidade autista na cidade de Anastácio - MS
Palestra
Nutricionista Larissa Ariele Lima Urunaga

O atendimento público à comunidade autista na cidade de Vicentina - MS
Palestra
Psicóloga Caroline Bonfim Pieretti
Mesa Redonda
Bate-papo
Ocorrerá meia hora antes do início do período de palestras.
Av. Dom Antônio Barbosa, 4155
Vila Santo Amaro, Campo Grande - MS
79200-000
Av. Dom Antônio Barbosa, 4155
Vila Santo Amaro, Campo Grande - MS
79200-000
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS), órgão permanente, regular e autônomo, organizado com base na hierarquia e disciplina, força auxiliar e reserva do Exército, subordinado ao Governador do Estado e vinculado operacional e administrativamente à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
Doutor João Fernando Marcolan: Graduado em Enfermagem, Mestre e Doutor pela Universidade do Estado de São Paulo, Experiência na área da enfermagem com ênfase em Saúde Mental, enfermagem em saúde mental, assistência psiquiátrica, enfermagem psiquiátrica, depressão e suicídio, saúde mental do trabalhador da saúde, políticas públicas de saúde mental, assistência em saúde mental. Atualização em emergências psiquiátricas - Agitação psicomotora e Contenção física.
Doutora Celi Correa Neres: Vice-Reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Presidente do Conselho Estadual de Educação, Graduada em Pedagogia, Graduada em Psicologia, Mestrado e Doutorado na área da Educação Especial, Experiência na area da educação e psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, currículo, educação e diversidade.
Coronel PMMS Neidy Nunes Barbosa Centurião: Bacharel em Direito, Especialista em Gestão da Segurança Pública, Especialista em Gerenciamento de Crises, Especialista em Gênero e Políticas Públicas, Curso Básico de Equoterapia.
Promotor de Justiça Dr Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa: Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica do MPMS, Coordenador do “Programa MP TEA: Conscientização e Acolhimento à Neurodiversidade”.
Promotor de Justiça do MPMS, Mestre em Garantismo, Direitos Fundamentais e Processo Judicial, Especialista em Direito Constitucional.
Tenente-coronel PMSC Naíma Huk Amarante: Coordenadora dos programas institucionais da Polícia Militar de Santa Catarina - SOS Desaparecidos, Rede Catarina de Proteção à Mulher, Rede de Vizinhos, Rede de Segurança Escolar e Proerd.
Tenente-Coronel CBMDF Ronaldo Lima de Medeiros: Comandante do Colégio Militar Dom Pedro II do CBMDF, Especialista em Capacitação de Profissionais em Educação Corporativa, Especialista em Gestão Pública, Especialista em Gestão Estratégica no Setor Público.
Policial Rodoviário Federal: Instrutor PRF nas disciplinas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Planejamento Operacional, Coordenador Estadual no Mato Grosso do Sul do Movimento Orgulho Autista Brasil, Membro Técnico da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB-MS e idealizador do Projeto Guardião Azul - Amigo do Autista. Membro Fundador do Projeto PRF Amiga dos Autistas.
Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil - Portugal em Mato Grosso do Sul. Idealizador do Projeto Empreendedor Especial.
Major PMPR Valter Ribeiro da Silva: Bacharel em Direito, Graduado em Ciências Policiais de Segurança Pública e Preservação da Ordem Pública, Especialista em Gestão Pública.
1ª Tenente CBMAC Misma Fernandes: Chefe do Departamento de Capacitação, Doutrina e Pesquisa, da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre. Proponente do "Projeto Vidas Salvar", voltado para uma sensibilização dos agentes atuantes em ambiente escolar, no que se refere a saúde mental dos estudantes.
1º Tenente CBMDF Ademir Rodrigues Pereira Júnior: Saxofonista, Clarinetista, Escritor do livro “Caminhos da Improvisação”, baseado em seu conhecimento e experiência em mais de 50 cursos lecionados no país, Indicado ao Prêmio da Música Brasileira.
Bacharelado e Licenciatura em Psicologia, Especialista em Análise do Comportamento Aplicada, Especialista em Neuropsicologia, Análise do Comportamento e Habilidades Sociais.
Mestre em Saúde Coletiva, Especialista em Odontopediatria e Pacientes Especiai, Professora responsável pela Clínica de Pacientes Especiais do curso de Odontologia da UNIDERP.
Representante da Secretaria Municipal de Saúde de Anastácio. Coordenadora do CEAME-TEA (Centro Ambulatorial Especializado em Transtorno do Espectro Autista).
Oficial do Quadro de Saúde do CBMMS, Médica formada pela Universidade Federal de Santa Maria - RS, Especialista em Cirurgia Geral, Médica Intervencionista do SAMU, Especialista em Atendimento a Tentativas de Suicídio.