Dados de levantamentos epidemiológicos nacionais e internacionais revelam significativos indicadores de consumo de álcool, tabaco e outras drogas entre adolescentes, ao passo em que campos como a Psicologia e as Neurociências atentam para as vulnerabilidades que podem predispor ao uso de substâncias e/ou intensificar seus potenciais riscos e danos à saúde física e psicológica nesta faixa etária, com possíveis implicações na vida adulta. O Simpósio de Neurociências do Abuso de Drogas na Adolescência tem por objetivo elucidar questões relacionadas ao desenvolvimento cerebral, cognitivo, emocional e social nesta fase da vida, bem como os impactos do consumo de substâncias nestes processos. Desta forma, espera-se contribuir para a popularização do conhecimento científico e para uma compreensão mais ampla e integrativa do comportamento adolescente.
Desenvolvimento Neurocognitivo na Adolescência e Vulnerabilidade ao Uso de Drogas Palestra · Dra. Maria Sylvia de Souza Vitalle
Avaliação Neuropsicológica no Contexto do Abuso de Drogas na Adolescência Palestra · MSc. Hudelson dos Passos
Bases Neurais e Aspectos Psicossociais do Comportamento Resiliente e seu Papel na Prevenção ao Uso de Drogas Palestra · Dr. Eduardo José Legal
Uso de Drogas na Adolescência: Aspectos Neurobiológicos Palestra · MSc. Flávia Zacouteguy Boos
A geração IGen e suas implicações com o uso de drogas Palestra · Esp. Marcelo da Rocha
O contrário da dependência não é sobriedade Palestra · Ines Cozzo
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia das funções executivas, resiliência e bem estar, burnout, estresse, comportamento alimentar.
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (1982), Residência Médica em Pediatria na Cruz Vermelha Brasileira (R1 e R2, 1983-1984), Residência Médica em Pediatria no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (R3, 1985), Mestre em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina (EPM) /Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (1994), Doutora em Medicina pela EPM/Unifesp (2001). Membro do Departamento de Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo/SPSP desde 1991. Chefe do Setor de Medicina do Adolescente/Unifesp desde 2007. Prof. Adjunto Doutor do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP (out. 2014).Na graduação médica atua como Co-Coordenadora da Semiologia Pediátrica/Unidade Curricular Semiologia Humana (desde 2016). Membro da Comissão de Avaliação Discente - Prova de Habilidades e Atitudes (desde 2017). Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Unifesp, Campus Guarulhos (de agosto/2017 a fev/2018).
Mestre em Psicologia pela UFSC (área saúde e desenvolvimento psicológico), Especialista em Neuropsicologia pelo CFP, Especialista em Psicologia em Saúde pelo CFP, pós graduado em Neuropsicologia e Aprendizagem pelas Faculdades ITECNE e pós graduado em Neurologia por Programa de Residência Multiprofissional em Saúde pela UNIVILLE. Bacharel em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino. Atua como neuropsicologo clínico e como professor universitário em cursos de graduação (Psicologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia) e em cursos de pós graduação.
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências Biológicas - Neurociências por esta mesma Universidade e doutoranda em Ciências e Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Experiência em investigação de diferentes processos de memórias de medo e de memórias relacionadas a drogas (consolidação sistêmica, reconsolidação e extinção). Áreas de Interesse em Pesquisa e atuação: mecanismos neurobiológicos envolvendo aprendizado, memória, uso e dependência de drogas.
Psicólogo Clínico e Terapeuta Comportamental Infantil pela Universidade Católica de Santos. Psicoterapeuta Comportamental e Cognitivo, Especialista pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Convidado e Supervisor Clínico da Pós-Graduação em Terapia Comportamental e Cognitiva pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Terapia Racional Emotiva Comportamental pelo Albert Ellis Institute e Universidade de Flores. MBA Qualidade Vida e Promoção da Saúde pela Universidade São Camilo/ABRAMGE/ABQV.
Diretora da T’AI Consultoria, foi Vice-Presidente e curadora técnica da Neurobusiness Society de 2015 a 2018, Prêmio TOP 5 no Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento – CBTD 2017 e 2018, Curadora técnica do HR Conference da HSM 2018, Palestrante, Consultora e escritora Internacional, formada em Psicologia pela Universidade Metodista em 1986, Coautora de 6 dos 7 volumes dos Manuais de T&D, Autora dos Livros “Neuroaprendizagem e Inteligência Emocional” e “Abordagens Alternativas em T&D”; Criadora do curso de formação em Gestão Estratégica com Neurociências desde 2006, especialista em Brain-based solutions para os desafios atuais.