Local: Sala 15 do Colégio Técnico de Floriano
A conectividade é um dos mais evidentes benefícios da evolução tecnológica vivenciada, sobretudo na última década. Face às transformações decorrentes, o processo de ensinar e aprender não se excluiria às necessitadas de inovações possibilitadas com a utilização de recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC. Nesse contexto de modernização, citamos o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, conceituado, segundo Pereira (2007, p. 4), como ciberespaços que permitem a interação entre atores do processo educativo, nesses espaços virtuais acontece a mediação didático-pedagógica planejada para o desenvolvimento da aprendizagem superando as limitações de espaço e tempo.
Como caracterização do Ensino online contemporâneo, podemos tomar como base a afirmação de Moran (2003, p.1) ao destacar que ensinar e aprender, hoje, não se limita ao trabalho dentro da sala de aula, o AVA, por exemplo, possibilita essa expansão e deve ser explorado para criar um cenário dinâmico na relação pedagógica. Em termos mais específicos, podemos destacar características deste ferramenta como o controle de acesso, gerenciamento de interações, controle do tempo de disponibilidade das eatividades e conteúdo em formatos diversos. A adoção destes recursos tem permitido a expansão e popularização do ensino de qualidade além das barreiras geográficas dos tradicionais centros ofertantes. Para Barros (2019) esse novo modelo de ensino traz consigo uma série de desafios para ambos os lados e por parte do discente o planejamento é fator decisivo para obtenção do sucesso. Apesar da diversidade de lugares e tempos, é preciso entender que o processo de aprendizagem é sempre individual com base no auto estudo e disciplina. Ao aluno, ao se depara com esse novo modelo de ensino praticado por meio do online, é fundamental o contato frequente com os demais participantes, planejar e gerenciar o seu tempo a fim de conciliar suas atividades acadêmicas com os demais compromissos do dia a dia e assim conseguir cumprir os prazos estabelecidos para as atividades. Nesse aspecto de comportamento do discente, temos que considerar todos essas características que definem os diversos perfis de aprendizagem observados na EaD. (BARROS, 2019). Condizente com essas demandas dos novos cenários interativos emergentes da influência tecnológica principalmente no contexto educacional, esta atividade em formato de minicurso tem como objetivo abordar alguns dos principais recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação TDICs, aplicadas com o propósito de potencializar o desenvolvimento de ações didático-pedagógicas no âmbito do Ensino à distância ou mesmo do promissor modelo híbrido. Pretende-se realizar uma abordagem teórica e prática com o intuito de ampliar o conhecimento a respeito de instrumentos pedagógicos como os AVAs e evidenciar seu potencial de dinamizar uma metodologia de Ensino.
O minicurso terá como foco as tecnologias online com uma abordagem a partir do potencial do Ensino a Distância seguida de uma visão geral sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e seus recursos interativos que podem contribuir para a execução de uma proposta pedagógica dinâmica e engajadora. No âmbito operacional dos AVAs, serão exploradas ferramentas que permitem a de criação de salas virtuais, disposição de tópicos, conteúdos, atividades e seus respectivos métodos de avaliação. Serão abordados ainda recursos didáticos virtuais síncronos e assíncronos e seus potenciais para a aprendizagem mediada por tecnologias, como conclusão, será proposta uma atividade interativa por meio de uma sala de web conferência conduzida pelos participantes.
Considerando a argumentação exposta ressaltando a importância da temática abordada, concluímos que o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem a exemplo aqui especificado do um ambiente virtual, temos que esse pode ser considerado bom ou que o mesmo atende as reais expectativas educacionais quando este está além de um simples repositório de conteúdo e seus arquivos estáticos. O papel do AVA como recurso tecnológico, deve ser o de um instrumento inserido no processo de ensino e aprendizagem moderno para superar as limitações do engessado modelo tradicional de ensino. Bons espaços virtuais devem priorizar a interatividade focando sempre na contribuição do aluno para adaptação do ambiente as suas individualidades no desenvolver do aprendizado, ou seja, o aprendiz é parte fundamental no processo e por sua vez deve ter participação ativa na construção das metodologias utilizadas e na modelagem de um ambiente dinâmico, aberto e engajador.