Stuart Hall e os Estudos Culturais: uma introdução

Stuart Hall e os Estudos Culturais: uma introdução

Faça sua inscrição
De 5 a 6 de março Todos os dias das 18h às 22h
João Pessoa, PB Auditório 211 do CCSA/UFPB

Sobre o Evento

O Observatório de Políticas Culturais da UFPB (ObservaCult) inicia o ano de 2020 realizando o curso de formação "Stuart Hall e os Estudos Culturais: uma introdução", ministrado pelo professor Dr. Romero Venâncio, da Universidade Federal de Sergipe e pesquisador vinculado ao ObservaCult. O curso é gratuito, com direito a certificado contabilizando 8 horas, somente para os inscritos.

INFORMAÇÕES:
Data: 5 e 6 de março de 2020
Horário: 18h às 22h
Local: Auditório 211 do CCSA/UFPB - Campus I

RESUMO:
O mini-curso é voltado a uma introdução ao campo dos Estudos Culturais, a partir de uma leitura atenta às contribuições do sociólogo jamaicano Stuart Hall, um dos principais teóricos da cultura do século XX. Neste sentido, transita por suas abordagens acerca do conceito de cultura popular e de políticas culturais e de sua análise em diálogo com Gramsci.

PALAVRAS-CHAVE:
Estudos culturais. Stuart Hall. Cultura popular. Política cultural. Gramsci.

ROTEIRO:
I. Os "Estudos culturais" - Uma caracterização histórica
II. Uma concepção marxista de cultura e suas consequências
III. Stuart Hall - trajetória e projeto institucional
IV. Sobre duas leituras de S. Hall: Gramsci e cultura popular.

BIBLIOGRAFIA:
BHABHA, Homi. O bazar global e o clube dos cavalheiros ingleses: textos seletos. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre Estudos culturais. São Paulo: Boitempo, 2003.
CENTRE FOR CONTEMPORARY CULTURAL STUDIES da UNIVERSIDADE DE BIRMINNGHAM. Da ideologia. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1980.
EAGLETON. Terry. A ideia de cultura. São paulo: editora da UNESP, 2005.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: editora da UFMG, 2003.
SHULMAN, Norma; ESCOSTEGUY, Ana Carolina & JOHNSON, Ricgard (orgs.). O que é, afinal, Estudos culturais? Belo Horizonte: editora Autêntica, 1999.
WOOD, Ellen & FOSTER, John Belamy (orgs.). Em defesa da história: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1999.

Local

Auditório 211 do CCSA/UFPB - 58051-900, Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) - Campus I da UFPB, Castelo Branco , João Pessoa, Paraíba,

Organizador

Observatório de Políticas Culturais da UFPB

O Observatório de Políticas Culturais (ObservaCult) é um grupo de estudo, ensino, pesquisa e extensão de natureza multidisciplinar e interinstitucional, cuja finalidade é considerar a Cultura enquanto dimensão central de organização e funcionamento da vida humana – dos indivíduos, grupos, comunidades e sociedade – no mundo contemporâneo e em seus diferentes territórios. Tem como missão estudar, analisar e contribuir prática e teoricamente sobre as políticas e a gestão culturais em âmbito nacional, regional, estadual e municipal, atuando em rede nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de fomentar o debate crítico e subsidiar as políticas públicas de cultura.