Sustentabilidade: Oportunidades e Desafios da Mulher na Construção Civil

Faça sua inscrição
Quinta, 02 de agosto de 2018 Das 18:00 às 20:00
Porto Alegre, RS sala 100 – 1º andar Construsul

Sobre o Evento

Objetivo:

Estimular o protagonismo na participação da mulher nas diversas áreas como: engenharia, arquitetura, construtoras, design de interiores e espaços empreendedores, para contribuir com uma cultura de sustentabilidade na construção civil.

O formato

Como forma de reunir as mulheres, à luz de como faziam nossas ancestrais - para contarmos e ouvirmos histórias -  a ONG Mulher em Construção propõe uma rodada de conversa durante a programação da 21o Construsul.

O formato

São 7 palestrantes que atuam como protagonistas nas práticas de sustentabilidade, farão relatos de suas trajetórias de vida tendo a atuação da mulher no setor da construção civil como cenário de suas narrativas.

Serão palestras de 12 minutos e, após, uma rodada de interação com o público de mais 30 minutos.

Conceito-base de Sustentabilidade “é um processo de construção da dinâmica social que envolve um pacto de atores sociais de um modo gradativo e de consenso para um futuro sustentável, nas dimensões ética, temporal, social e prática” - (Agenda 21).

Palestrantes

Lucia Vianna Xavier, publicitária e Diretora e Associada da Mulher em Construção

Marilia Carlini Freire, Presidente da Cooperativa Casa Rosa
Engenheira Eletricista formada pala Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho. Há 9 anos atuando na área de Energia Solar Fotovoltaica. Instrutora na ONG Mulher em Construção. Presidente da Cooperativa de Construção Civil Casa Rosa.

Daiane Amaral da Silva, Coordenadora de Suprimentos da Construtora MRV
Formação: logística na Unisinos
MBA: Gestão de Pessoas e Coaching - em andamento 
Trabalho a 5 anos na MRV Engenharia
Coordenadora de Suprimentos.

Manuela Queiroz, Empresária da Diosa Mão de Obra Feminina
Empresária na Diosa – Mão de Obra Feminina e na La Fabricca (Studio design, marcenaria e execução de obras). Inquieta, empreendedora desde pequena, muito comunicativa, estudante de Design de Interiores e Arquitetura. Atua como marceneira, eletricista, pintora e hidráulica, provando que mulher manda muito bem na obra!  A Diosa – Mão de Obra Feminina é um empreendimento social que, através de sua plataforma online, conecta clientes com profissionais mulheres que trabalham de forma autônoma na área da construção civil, com consertos e reformas residenciais e comerciais, ao mesmo tempo em que incentiva a capacitação destas mulheres.

Roberta Anacleto, Gerente de Marketing do Grupo Herval
Formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS, pós-graduada em marketing pela FGV-RS e cursando Pós-graduação em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUCRS.

Ângela Gaio Graeff, Professora de Engenharia Civil da UFRGS  
Possui graduação em Engenharia Civil (2004) e mestrado em Estruturas (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); possui doutorado em Estruturas (2011) pela Universidade de Sheffield (Inglaterra) e pós-doutorado pela UFRGS. É professora adjunta do Departamento de Engenharia Civil da UFRGS e Gestora de Pesquisa do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME/UFRGS). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: durabilidade de estruturas de concreto armado, segurança contra incêndios em edificações, materiais compósitos e inovadores, sustentabilidade, desenvolvimento e desempenho de sistemas construtivos, habitação de interesse social e renovação de infraestrutura. Possui experiência em inspeção e recuperação de estruturas de concreto armado e em dimensionamento de estruturas de concreto armado e pavimentos de concreto.

João Felipe Wallig, Arquiteto Vila Flores
Arquiteto e urbanista formado em 2012 pela Escola da Cidade - AEAUSP (Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo São Paulo). Em 2010 co-fundou em São Paulo o escritório de arquitetura e design Goma Oficina Plataforma Colaborativa. Trabalhou como voluntário em obras na periferia de São Paulo para ong’s como “Um Teto Para o Meu País”, “Rainha da Paz” e “OAF”. É um dos idealizadores do Vila Flores, centro de cultura e economia criativa em Porto Alegre - RS. Atualmente é responsável pelo setor de projeto e gestão de obras de reforma e restauro no Vila Flores e arquiteto pela empresa Goma Oficina.

Artista 
Luciane PanissonUma contadora de histórias, criadora das artes da cena no Coletivo Das 
Flor, estuda astrologia com Claudia Lisboa e é aspirante da meditação
Shambala. As suas vivências no processo educacional são como mãe
e professora de Dança e Teatro na rede pública e privada. Graduada em
Licenciatura em Artes Cênicas pela UFRGS, Mestra pelo PPGAC/UFRGS,
e formação como facilitadora de processos pelo Programa Germinar.

Mediadora 
Daniela Maria Medeiros 

Uma (re)humanizadora das relações humanas e facilitadora de aprendizagens. Relações Públicas e Mestra em Comunicação Social pela PUCRS. Mãe e educadora de coração e por opção, tenta descobrir o propósito dos movimentos da vida através da astrologia, do tarot e da ancestralidade feminina.

Local

sala 100 – 1º andar Construsul - 91140-001, Avenida Assis Brasil, 8787, Cristo Redentor, Porto Alegre, Rio Grande do Sul,

Organizador

Mulher em Construção

A ONG Mulher em Construção tem como objetivo desenvolver cursos de formação na área da construção civil para mulheres como forma de promover a autonomia, a cidadania e o empoderamento das mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de violência doméstica. Acreditamos que inserindo as mulheres no mercado de trabalho predominantemente masculino, podemos contribuir para a redução da desigualdade e da discriminação de gênero no trabalho. A ONG foi criada a partir de um projeto piloto implementado em 2006, no município de Canoas (RS) e desde então, vem disseminando sua metodologia em cursos de formação profissional para mulheres em parceria com organizações interessadas em promover abertura de espaços para a inserção da mulher na construção civil.