A experiência de egressos da USP no ambiente de inovação e na criação e estabelecimento de start ups
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) por meio da Coordenação de Gestão da Inovação e Empreendedorismo (COGIE), e com o apoio do Arranjo de NITs da Amazônia Ocidental (AMOCI) e da Universidade de São Paulo (USP), realizará a primeira edição do evento “Inovação na Praça”, no próximo dia 22 de setembro/2023, às 16h00 (horário Manaus), na Associação dos Servidores do INPA (ASSINPA).
O evento contará com a participação do professor Dr. Norberto Peporine Lopes, Doutor em Química pela USP e membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e atualmente ocupa o cargo de Coordenador do Polo de Ribeirão Preto do INOVA-USP (Centro de Inovação da Universidade de São Paulo) e coordenador do NIDUS (Núcleo de Formação de Empresas e Empreendedores), primeira Residência em Inovação do país.
O NIDUS é uma Residência em Inovação, que se constitui em um programa onde os recém titulados doutores, pesquisadores e empreendedores que tenham uma ideia inovadora ou um projeto já em andamento, podem atuar dentro da Universidade de São Paulo para o amadurecimento de suas propostas.
A iniciativa "Inovação na Praça" pretende criar um espaço acolhedor e fomentador para o intercâmbio de ideias transformadoras, estimulando a criação de soluções práticas para desafios complexos e disseminando o espírito empreendedor entre os jovens acadêmicos, pesquisadores e interessados no tema, reunindo mentes curiosas em um ambiente descontraído, fora das salas de aula e das paredes das ICTs. Além de mergulhar em discussões estimulantes, os participantes poderão desfrutar de um toque de descontração com a presença de chopp gelado e deliciosos petiscos. Temos como objetivo, ainda, destacar a proposta de Empreendedorismo Científico e da Cultura da Inovação, reconhecendo que a verdadeira inovação nasce da sinergia entre pesquisa de ponta e uma mentalidade empreendedora.
Portanto, marque essa data em seu calendário e junte-se a nós nesta jornada emocionante em direção a um futuro onde a ciência, o empreendedorismo e a inovação se entrelaçam em harmonia, criando um impacto duradouro na sociedade e na forma como o mundo é visto.